Oitavas!

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Oitavas!

Mensagem por hugoleo » 24 jun 2011, 14:58

Para formar uma boa embocadura e bom que eu estude as notas pra cima do dó {dó central do piano}
central ou abaixo do dó central?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Oitavas!

Mensagem por rmatosinhos » 24 jun 2011, 21:51

Ambas. comece entre o dó central e o fá central e todos os dias aumente meio tom acima e meio tom abaixo. Assim que começar a sentir dificuldades aumente 1/2 tom por semana, quando voltar a sentir dificuldades aumente meio tom a cada 2 semanas e quando voltar a sentir dificuldades 1/2 tom por mês, nessa altura já terá certamente uma embocadura bem formada.
Acima de tudo convém não forçar, mas se não estudar uma tessitura em que tem dificuldades ela não vai milagrosamente melhorar. Portanto estude, mas com bastantes pausas,
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Oitavas!

Mensagem por Gil Brasil » 24 jun 2011, 22:22

Matosinhos sabe muito.

Ricardo, eu já respondi o hugoleo em outro post e disse que também depende das partituras que ele vai tocar, se mais agudas, médias ou graves. Não sei se você concorda, mas talvez devesse levar em conta primeiro as necessidades e depois ir melhorando outras notas que ele não usaria muito em suas apresentações. Que você pensa?
Gil Brasil

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Oitavas!

Mensagem por hugoleo » 25 jun 2011, 23:10

entao pois as partes chegam até uma oitava cima do dó central que seria o sol acima da pauta no 1 espaço suplementar superior so que se eu estudo essas regioes 1 que nao sai direito ae tudo bem mas eu faço muitos arpejos para tentar alcansar mas so que se sai as de cima nao sai as de baixo que seria na regiao do dó central para baixo

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Oitavas!

Mensagem por Gil Brasil » 28 jun 2011, 22:10

hugoleo Escreveu:entao pois as partes chegam até uma oitava cima do dó central que seria o sol acima da pauta no 1 espaço suplementar superior so que se eu estudo essas regioes 1 que nao sai direito ae tudo bem mas eu faço muitos arpejos para tentar alcansar mas so que se sai as de cima nao sai as de baixo que seria na regiao do dó central para baixo
hugo, não consegui entender bem sua dúvida, mas vamos por partes.

1. Esqueça o piano (pelo menos por enquanto): tente compreender a trompa na sua altura sonora, pois um Sol na trompa corresponde ao Dó no piano; também, quando se lê um Dó na partitura e toca a trompa em Fá vai ler a mesma nota e produzir um som de Fá. Dó central na trompa, que eu entenda é o Dó3 (1ª linha imaginária abaixo da pauta da clave de Sol); no 3º espaço da clave de Sol, é o Dó4; e depois, o Dó5 (2ª linha imaginária superior à pauta da clave de Sol).

2. Na trompa é possível chegar até o Dó superior, que é o "Double C" em inglês ou o Dó5 (2ª linha imaginária superior à pauta da clave de Sol), porém é muito difícil conseguir esta nota, só com muito treino e técnica. Já o Sol superior à pauta é possível consegui-lo, mas ainda é difícil para muitos trompistas. Geralmente, as partituras não costumam exigir mais do que Fá4 para a trompa em concertos e melodias, e mais raro ainda tem composições até o Dó5.

3. Quanto a fazer os arpejos é uma técnica interessante, mas igualmente difícil na trompa, pois ao menor erro no posicionamento da embocadura ou de uma pequeníssima diferença de força ou de ar, toca-se outra nota. O ideal é usar um afinador para ter certeza da nota que se pretende, e assim melhorar o acerto das notas. Agora, se pretende treinar arpejos em Do maior (Do, Mi, Sol e Do), deve-se fazê-lo com bastante atenção para não errar a altura das notas, mas treinar exercícios de métodos também ajuda muito. Baixe essas rotinas que dão um ótimo resultado: http://www.4shared.com/file/JgKwh5Wh/Ro ... rompa.html.

Abraço.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Oitavas!

Mensagem por rmatosinhos » 29 jun 2011, 20:29

Gil Brasil Escreveu:Ricardo, eu já respondi o hugoleo em outro post e disse que também depende das partituras que ele vai tocar, se mais agudas, médias ou graves. Não sei se você concorda, mas talvez devesse levar em conta primeiro as necessidades e depois ir melhorando outras notas que ele não usaria muito em suas apresentações. Que você pensa?
Sim, prioridades primeiro, mas logo que possível começar lentamente a expandir.

Tendemos a criar mentalmente os nossos limites se ficarmos na zona confortável demasiado tempo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Oitavas!

Mensagem por hugoleo » 04 jul 2011, 00:09

ataa agora entendi esse negocio de oitavas entao eu to certo to a um mes na trompa e to com a extençao ate o fa4 mas ainda a dificuldade de controla-lo mas isso com muito estudo e dedicaçao vai sumindo nossa brigado mesmo hehe eu pensei que o fa4 era ainda uma oitava a cima do que é realmente nossa hahahaha valeu mesmo gente

stormlousada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 28 jul 2011, 03:06
Localização: São Paulo- Brasil

Re: Oitavas!

Mensagem por stormlousada » 08 ago 2011, 19:29

olá, eu toco trompa a +/- 1 ano e estou com uma extensão até o sol4 e ao sol abaixo da pauta, mas a embocadura sai do correto nas notas mais graves, o que devo fazer para manter, ou é normal relaxar a boca?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Oitavas!

Mensagem por rmatosinhos » 08 ago 2011, 23:56

Depende de trompista para trompista, mas habitualmente nesse registo o maxilar inferior é puxado um pouco mais para a frente.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Oitavas!

Mensagem por hugoleo » 09 ago 2011, 00:40

Obrigado por tudo! ...Obrigado por tudo estou com uma extensão do Lá 2 ate o Fá 4. O fa4 o mi4 e o re4 ainda saem com uma certa dificuldade mas está ficando mais fácil; aos poucos estou fazendo muita flexibilidade e nota longa. Agora o único problema é a resistência, mas isso mas isso está saindo devagar, aos poucos, também os labios mexem aos lados quando se cansam somente ^^

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes