Escala da trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Juraci xavier
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2011, 13:01

Escala da trompa

Mensagem por Juraci xavier » 02 set 2011, 13:14

Oi, eu tenho uma trompa em si bemol e não consegui encotrar uma escala em si bemol, onde posso encontrar?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 02 set 2011, 18:58

Baixe aqui da Yamaha ou da Weril.
Gil Brasil

Juraci xavier
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2011, 13:01

Re: Escala da trompa

Mensagem por Juraci xavier » 05 set 2011, 22:04

Valeu! muito obrigado. :-({|=

Juraci xavier
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 02 set 2011, 13:01

Re: Escala da trompa

Mensagem por Juraci xavier » 06 set 2011, 22:01

A escala que você me mandou não dá certo, porque a minha trompa é com três válvulas e você mandou com 4 valvulas.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Escala da trompa

Mensagem por mapereira » 07 set 2011, 00:21

Juraci, boa noite
A escala está certa, é essa aí mesmo.Essa quarta chave se refere à trompa dupla, onde, a partir de certa nota você deve acionar a parte si bemol. Sendo a sua trompa simples basta usar essa escala que dará certo. Na hora de tocar, aí complica, já que você têm que usar a escala de fá; recomendo que você se empenhe em aprender a escala de fá, mesmo sendo sua trompa em si bemol, pois, na maioria das vezes em que for tocar, você terá que transportar para fá.
Por capricho do destino, as trompas naturalmente são em fá e, mesmo sendo em outras afinações, na hora de tocar, são como se fossem em fá, negócio bem maluco, mas é isso aí.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 07 set 2011, 03:40

Juraci xavier Escreveu:A escala que você me mandou não dá certo, porque a minha trompa é com três válvulas e você mandou com 4 valvulas.
Juraci, como já dito pelo nobre colega mapereira constam as duas escalas nos links indicados: para trompa Fá e trompa Sib. Se a sua trompa é Sib use a escala de Sib, apesar que ela só é usada para partituras específicas para trompa em Sib.
Se quer tocar partituras para instrumentos em Dó ou mesmo em Sib, deverá fazer como explicou mapereira: considerar a transposição em Fá para se afinar com a orquestra.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Escala da trompa

Mensagem por mapereira » 07 set 2011, 16:46

Paz de Deus, Gil
aproveitando o assunto do nobre colega e do nobre professor me responda uma pergunta feita por quem tem pouco conhecimento na música:
Existe partituras para trompa em Si bemol? Já que todas as que vi ora são para em instrumentos em dó, ora em fá, e para si bemol não me lembro de ter visto ainda.
Outra coisa:
No hinário em si bemol já foi transportado para si bemol, certo? Vou transportar para fá para combinar com a orquestra.
Devo concluir que o hinário adequado seria em fá e que em si bemol não é o correto?
Obrigado

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 07 set 2011, 23:12

mapereira Escreveu:Paz de Deus, Gil
aproveitando o assunto do nobre colega e do nobre professor me responda uma pergunta feita por quem tem pouco conhecimento na música:
Existe partituras para trompa em Si bemol? Já que todas as que vi ora são para em instrumentos em dó, ora em fá, e para si bemol não me lembro de ter visto ainda.
Outra coisa:
No hinário em si bemol já foi transportado para si bemol, certo? Vou transportar para fá para combinar com a orquestra.
Devo concluir que o hinário adequado seria em fá e que em si bemol não é o correto?
Obrigado
Amém, mapereira. Aliás, qual seu nome para podermos chamá-lo pela vossa natalícia graça. #-o \:D/

1. De fato, nunca vi nenhuma partitura em Sib para trompa em Sib. Digo isso para eliminar qualquer dúvida que o trompista pode ter quanto às confusões que sempre fazemos nas transposições, ou seja, é só para simplificar o raciocínio. Pode ser que hajam partituras em Sib, nada impede que existam, mas ainda não vi nenhuma.

2. No hinário em si bemol já foi transportado para si bemol, certo?
Sim, na Congregação, o hinário original é para instrumentos afinados em Dó, mas foram feitos as transposições para hinários em Sib e Mib, ou seja, são apenas a transposição para os instrumentos dessas afinações, de modo que afinem com a orquestra sem que o músico tenha que se preocupar em fazer contas de transposição.
Como a trompa deve ser sempre pensada em Fá e como não existem hinários transpostos para Fá, a trompa e o corne-inglês precisam pegar qualquer hinário e transpor. A maioria pega o de Dó e faz a transposição, ou pela digitação diferente ou pela transposição nas tonalidades, como já discutimos no tópico Dois modos de tocar trompa!!!!!!.
Obs.: em Frutal, no começo de 2011, foi feito uma pesquisa na orquestra de quais instrumentos e hinários são utilizados, e eu pedi uma edição para a transposição em Fá já para o novo hinário de 500 hinos, que sai em breve direto. Vamos ver se tem a quantidade necessária de pedidos para Fá.

Vou transportar para fá para combinar com a orquestra.
Isso, você faz as contas do transporte para afinar com a orquestra, não importa qual tipo de transporte, a questão é que tem que afinar.

Devo concluir que o hinário adequado seria em fá e que em si bemol não é o correto?
Em Fá seria perfeito, pois não precisaria de mudar a digitação. Mas, também não quer dizer que em Sib esteja errado, é só uma questão de visão, podendo-se fazer a transposição do hinário em Dó, em Sib ou mesmo em Mib, vai depender do trompista escolher o que acha mais fácil, como já postei um chaveamento nas tonalidades de Dó e Sib para trompas em Fá e Sib no tópico Dúvidas quanto à transposição.

Eu, particularmente, acho mais fácil transportar no hinário em Sib, pois a escala em Sib é a mesma do trompete (mas com a digitação começando uma oitava acima), o que facililta para quem quer tocar em Sib, e em Fá é só pegar o chaveamento já citado e mudar a digitação conforme a vontade de cada um. Exemplo:
1. Tocar em Fá: Dó1, Ré0, Mi12, Fá1, Sol, Lá1, Si0, Dó1, Ré0, Mi12, Fá1, Sol0;
2. Ou alternar Fá e Sib: começa em Fá: Dó1, Ré0, Mi12, Fá1, e acima em Sib: Sol0, Lá12, Si2, Dó0, Ré, 1(0), Mi0, Fá1, Sol0.
Está tudo no chaveamento que citei acima, é só segui-lo.

Já no hinário em Dó, tem que se fazer as duas transposições, isto é, para a trompa em Fá e em Sib, por isso, prefiro em Sib.

Se não entendeu, pode perguntar de novo.

Deus abençoe. A Paz de Deus, mapereira.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Escala da trompa

Mensagem por mapereira » 08 set 2011, 16:03

Amém, Gil
Me chamo Marco Antonio Pereira, daí mapereira
Deixa ver se entendi:
Você disse que a trompa está uma oitava acima do trompete, então devo entender que o dó3 do trompete seria o dó4 da trompa?
Quanto as escalas que você passou vou tentar aprender, mas vai demorar um pouquinho, isto porque no início, quando comprei a trompa, aprendi a escala em si bemol, que é a afinação do meu instrumento, tocava no hinário em si bemol usando a escala da trompa em si bemol; com o passar do tempo vi que alguma coisa estava errada, o som parecia ser muito grave para o contralto, nessa época você me ensinou que deveria pensar a trompa não em si bemol mas em fá; eu olhava um dó3 no hinário em si bemol mas tinha que tocar esse dó3 como se o hinário fosse em fá, fazendo com que ao invés de tocar no dó3 do instrumento eu tocasse na verdade um fá3 ou ré#3, já que a chave 1 nesse caso se refere ao ré3#.
Aprendi uma segunda maneira de tocar já transportando tanto no instrumento quanto no hinário.
Me responda uma dúvida, aliás, mais uma:
Eu consigo chegar até o si4 pensando a trompa em si bemol, quando pensar ela em fá, então, na verdade, eu estaria alcançando o fá4, certo?
Deus abençoe

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 09 set 2011, 01:57

mapereira Escreveu:Amém, Gil
Me chamo Marco Antonio Pereira, daí mapereira
Deixa ver se entendi:
Você disse que a trompa está uma oitava acima do trompete, então devo entender que o dó3 do trompete seria o dó4 da trompa?
Quanto as escalas que você passou vou tentar aprender, mas vai demorar um pouquinho, isto porque no início, quando comprei a trompa, aprendi a escala em si bemol, que é a afinação do meu instrumento, tocava no hinário em si bemol usando a escala da trompa em si bemol; com o passar do tempo vi que alguma coisa estava errada, o som parecia ser muito grave para o contralto, nessa época você me ensinou que deveria pensar a trompa não em si bemol mas em fá; eu olhava um dó3 no hinário em si bemol mas tinha que tocar esse dó3 como se o hinário fosse em fá, fazendo com que ao invés de tocar no dó3 do instrumento eu tocasse na verdade um fá3 ou ré#3, já que a chave 1 nesse caso se refere ao ré3#.
Aprendi uma segunda maneira de tocar já transportando tanto no instrumento quanto no hinário.
Me responda uma dúvida, aliás, mais uma:
Eu consigo chegar até o si4 pensando a trompa em si bemol, quando pensar ela em fá, então, na verdade, eu estaria alcançando o fá4, certo?
Deus abençoe
Amém, Marco Antonio.

Meu pai é Marcos e meu sobrenome também é Marcos.

Você disse que a trompa está uma oitava acima do trompete, então devo entender que o dó3 do trompete seria o dó4 da trompa?
Deixa eu me explicar melhor: somente quanto à posição de digitação, não ao som real. Quanto ao som o trompete está uma oitava acima.
Estou falando para efeitos da digitação. Na trompa Sib, a digitação coincide com o trompete Sib, mas a partir do Dó4 (3º espaço da clave de Sol) do trompete, que é aquela digitação conhecida: Dó0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá12, Si2, etc, mas se começar do Dó3 no trompete, a digitação é diferente: Dó0, Dó#123, Ré13, Ré#23, Mi12, Fá1,Sol0, Lá12, Si2 (esta digitação é a que usamos uma oitava abaixo na trompa, na voz do tenor e baixo).
Por isso, digo que deve se considerar a digitação uma oitava acima do trompete para combinar a mesma digitação na trompa Sib.

Eu consigo chegar até o si4 pensando a trompa em si bemol, quando pensar ela em fá, então, na verdade, eu estaria alcançando o fá4, certo?
Se você se refere ao Si4 como aquele acima da pauta da clave de Sol (no 2º espaço imaginário superior), na mesma altura de som do sax alto, é realmente Si4 na tonalidade de instrumentos em Sib. Se considerar a afinação de Dó maior, baixa um tom na comparação, ou seja, é Lá4.

Porém, se bem bem entendi, por outro lado: se em trompa Sib alcança Si4, mas pensando na transposição de Fá, na verdade atinge Fá5 em trompa Fá e Mib5 considerando instrumentos em Dó, o que seria uma façanha, tal como deste vídeo:


Mas, sinceramente, se vc consegue Si4, eu tenho que parabenizá-lo, porque é extremamente difícil, já que na comparação da escala própria da trompa em Fá, significa Mi5.
Para comprovar se é ou não, faça o teste junto com um sax alto ou use o afinador eletrônico que indiquei no fórum, no qual vc coloca a frequência em A:400 e verifica se chega a Si5 (no caso do afinador, tem que contar uma oitava abaixo, isto é, Si5 na realidade é Si4). Se assim ocorrer, é Si4 de fato em relação aos instrumentos em Dó e Mi5 em relação à trompa Fá.

Deus abençoe, Marco.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Escala da trompa

Mensagem por mapereira » 13 set 2011, 15:55

Amém, Gil
Realmente consigo chegar até o Si4 da parte em Si bemol, porém, se considerarmos o detalhe que tenho que tocar uma quarta acima da trompa em fá para conseguir que minha altura fique igual a de Fá, então acho que realmente devo chegar ao Fá4 da trompa em Fá, inclusive a maneira que você usou para concluir que chego ao Fá5 da trompa em Fá eu não entendi, pois tenho comigo que a trompa em Si bemol seria uma quarta acima dela em Fá, não é assim?
As trompas somente chegam ao Dó2, não conseguem baixar mais que isso?
Última edição por mapereira em 14 set 2011, 01:11, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 13 set 2011, 21:41

mapereira Escreveu:Amém, Gil
Realmente consigo chegar até o Si5 da parte em Si bemol, porém, se considerarmos o detalhe que tenho que tocar uma quarta acima da trompa em fá para conseguir que minha altura fique igual a de Fá, então acho que realmente devo chegar ao Fá4 da trompa em Fá, inclusive a maneira que você usou para concluir que chego ao Fá5 da trompa em Fá eu não entendi, pois tenho comigo que a trompa em Si bemol seria uma quarta acima dela em Fá, não é assim?
As trompas somente chegam ao Dó2, não conseguem baixar mais que isso?
Marco,

1. Se consegue Sib5 (pelo que vc menciona é no afinador) na trompa Sib é o som real de Sib4 para instrumentos em Sib.

2. Se considerar a trompa Fá, Sib4 equivale a uma quarta aumentada em Fá, ou seja, Fá5. Lembre-se que a trompa Fá é mais grave uma quinta em relação a Sib, o que equivale a quarta aumentada na compreensão do som em Fá, ou seja, Sib4 em trompa Sib equivale a Fá5 em trompa Fá. Simples: a contagem da trompa Fá (natural dela) começa mais grave, por isso se consegue números relativos a ela também mais agudos. Mas, a nota real não muda, é apenas transposição.

3. Porém, se considerar os instrumentos em Dó, fica um tom abaixo de instrumentos em Sib, ou seja, alcança Láb4 (nota de som real para afinação com a orquestra com partituras ou instrumentos em Dó).

Entendeste? Se tiver incorreto, se alguém quiser ajudar, tá na hora... #-o

A Paz de Deus, querido.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Escala da trompa

Mensagem por mapereira » 14 set 2011, 01:29

Amém
Entendi um pouco, sim; não foi muito fácil mas consegui compreender.
Pelo que posso entender, olhando pela escala que tenho em Si bemol, realmente chego até o Sib4 e não Sib5 como havia dito, entendi que em Fá seria Fá5, pois ela é mais grave que em Sib.
Gil, me diga, quando você vai afinar com o órgão que nota você dá?
No início, quando comecei à tocar, dava um Si3 mas não combinava; depois de muito sofrer com a afinação, passei a dar um Mi3 e, pelo jeito resolveu o problema, só não sei se está ou não correto. O Si3 parecia ser muito agudo para a afinação então tentei copiar os trombones ouvindo bem a afinação deles, tentei a nota Mi3 e deu certo e ficamos por aí mesmo.
Paz de Deus

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Escala da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 14 set 2011, 17:57

mapereira Escreveu:Amém
Entendi um pouco, sim; não foi muito fácil mas consegui compreender.
Pelo que posso entender, olhando pela escala que tenho em Si bemol, realmente chego até o Sib4 e não Sib5 como havia dito, entendi que em Fá seria Fá5, pois ela é mais grave que em Sib.
Gil, me diga, quando você vai afinar com o órgão que nota você dá?
No início, quando comecei à tocar, dava um Si3 mas não combinava; depois de muito sofrer com a afinação, passei a dar um Mi3 e, pelo jeito resolveu o problema, só não sei se está ou não correto. O Si3 parecia ser muito agudo para a afinação então tentei copiar os trombones ouvindo bem a afinação deles, tentei a nota Mi3 e deu certo e ficamos por aí mesmo.
Paz de Deus
Marco, para afinar dou o Si2 junto com os trombones, pois o órgão toca o Lá. Como o órgão é em Dó, os instrumentos em Dó tocam Lá também, e os em Sib tocam uma acima do Lá, ou seja, Si, que pode ser o Si2 (trombones) ou Si3 (sax alto). De fato, o Si3 fica muito agudo, é preferível o Si2.
Para mim, o Si2 é o correto. Tente aí e me fala.

Sobre a transposição que a gente estava trocando ideias, se vc quiser enviar um mp3 com a sua escala, eu coloco no afinador e te falo com certeza sobre a questão, para tirar qualquer dúvida, pois este é um assunto realmente complicado.

Vc também perguntou se a nota mais grave da trompa Sib é Dó2. Se considerar a escala para instrumentos em Sib, a nota mais grave é Fa#1, mas é possível conseguir outras notas mais graves aleatoriamente, sem precisão. O Dó2 é aquele do tenor, no 2º espaço da clave de Fá na 4ª linha, isto é ainda a trompa Sib desce até o Fá#1. Se tiver a chave de trompa Fá podes descer até o Dó1, mas é bastante difícil conseguir. Já consegui Dó#1 (em trompa Fá) no afinador e a mais aguda Sib4 (em trompa Sib).

Deus te abençoe meu caro.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

Elton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 16 set 2011, 18:21

Re: Escala da trompa

Mensagem por Elton » 19 set 2011, 12:44

As escala do trompete em se bemol é a mesma da trompa?
OU é diferente ?e como tocarei no hinario da CCb e todos os hinarios são em (DÓ)

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes