Embocadura Resistência - O que está havendo?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 16 set 2011, 18:59

Ola meu nome e brenda eu mudei do euphonium para a trompa a 5 meses e nao tenho professor eu queria saber oque esta havendo comigo porque meus labios nao param de vibrar aos lados e nao aguento fazer + do que 13 compasos em uma musica tenho q descansar para conseguir continuar eu estou com um otimo som mas minha resistencia esta 0 isto porque estudo flexibilidade todos os dias e um pouco de nota longa uns 15 minutos diarios.. Isso pode ocorrer pela emboradura grande no bocal meu labios aparecem demaiis no bocal por favor se for esse o problema oq devo fazer espero resposta urgentemente

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por Gil Brasil » 16 set 2011, 22:45

Bem vinda, Brenda.

A trompa realmente exige uma embocadura mais forte do que a maioria dos instrumentos. Já tive um problema momentâneo parecido com o seu, saíam boas notas mas cansava rápido demais.

Há fortes indícios que o seu bocal é muito estreito para seus lábios, o que cansa muito e bem rápido e o seu perfil de instrumentista provavelmente está exigindo mais flexibilidade e liberdade, conforme é o meu caso também. Os meus bocais têm 17,75 mm e 18 mm, não consigo tocar com bocais menores.

Sugiro fortemente que troque por um bocal de maior diâmetro interno, de modo que seus lábios possam ter maior liberdade de movimento e flexibilidade. Talvez um bocal com 17 mm a 17,5 mm resolva o seu problema.
Bocais com diâmetro interno entre 16 mm e 16,5 mm costumam ser mais problemáticos.

No mais, pratique bastante, adquira resistência tocando com vigor e constância, alternando notas longas mas também stacattos.

Esse tópico também poderá te ajudar: Loja que venda Bocal Para trompa.

Boa sorte.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por rmatosinhos » 17 set 2011, 02:31

Olá. É natural sentir cansaço ao mudar de instrumento. A memória muscular é mais forte e tem que reaprender a tocar, algo que não é fácil pois os seus lábios vão tentar vibrar da forma como vibravam no euphonium.
Relativamente à questão que refere dos lábios vibrarem de lado, tem que ver com o tamanho do bocal, pois é consideravelmente mais pequeno do que estava habituada. Poderá ajudar à transição um bocal maior mas a médio e longo prazo o tamanho do bocal vai depender da espessura dos seus lábios.
Poderá fazer alguns exercícios em frente ao espelho, primeiro só com os lábios e depois com o bocal.
-Vibre livremente os lábios numa nota pedal como se tivesse um bocal que preenchesse os lábios por completo.
-Depois suba muito gradualmente até ao registo médio e feche com firmeza os cantos da boca.
-Continue a vibrar e a fechar até o centro da embocadura fechar também.
-Repita este processo e visualize os músculos que utiliza neste exercício para fechar e abrir a embocadura.
-De seguida pegue no bocal e repita o mesmo exercício. Vai notar que quando tenta vibrar livremente com o bocal os lábios não produzem qualquer som.
-Continue o exercício, fechando os cantos da embocadura até que o "fecho" se encontre no rebordo do bocal e o som aparecerá focado.
Relativamente à resistência, recomendo um pequeno artigo que escrevi.

Bom estudo e sem stress! :partyman:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 18 set 2011, 22:51

Muiito Obrigada farei este tipo de rotina para resistencia e aumentarei as notas longas em 40 Minutos no minino e em relaçao ao bocal verei se consigo o mais breve possivel vou comprar o Bocal JK Exclusive 1DK para Trompa

Borda e interior do copo GOLD

Furo de 4,2mm
Diametro interno de 18,0mm
Diametro externo de 26,0mm
Borda de 4,0mm cada lado
Copo raso
^^

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por Gil Brasil » 19 set 2011, 00:09

Brenda,

Os bocais JK são excelentes realmente bem projetados e com muitas opções de escolha.

Este que você escolheu é realmente um dos mais largos que já vi alguém usar, mas como você veio do euphonium, penso ser uma adequada escolha, pelo menos momentaneamente, ou quem sabe, permanente. Caso se sinta desconfortável, se seus lábios não se "acharem" confortáveis no início, não se desespere, a mudança vai ser brusca e aos poucos você se acostuma. Porém, se continuar (sei lá, uns 45 a 60 dias) "não achando a posição confortável" para os lábios, deve repensar um bocal com diâmetro menor.

Ele vai te dar muito mais liberdade e flexibilidade para os lábios, facilidade no registro agudo, mais resistência e certeza nos ataquees. Isso porque o furo de 4,2 mm e o copo raso possibilitarão, em teoria, maior facilidade no registro agudo e médio, maior resistência e facilidade nos ataques, porém reduz bastante a estabilidade do som e também os sons mais escuros.

Se preferir um som mais escuro, mais flexibilidade na entonação e maior projeção, deverá optar por um furo um pouco mais largo e um copo de médio a profundo serão exigidos. Esta é a opção que mais gosto para mim. Lembre-se que, nesta opção, terá maior trabalho para notas agudas e se concentrar bem mais na geração e manutenção da coluna de ar, porque quanto maior o furo e o copo, mais ar, técnica e resistência serão necessários.

A borda está boa, mas sugiro que não ultrapasse os 4 mm.
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 19 set 2011, 02:56

muiito Obrigada.. eu achei um do mesmo estilo porem com o furo de 4.0 mm vou encomendar amanha mesmo :o espero que isso ajude... Muiito Obrigada e sobre uma rotina boa para fixar as notas qual seria ?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por Gil Brasil » 19 set 2011, 21:44

brenda Escreveu:muiito Obrigada.. eu achei um do mesmo estilo porem com o furo de 4.0 mm vou encomendar amanha mesmo :o espero que isso ajude... Muiito Obrigada e sobre uma rotina boa para fixar as notas qual seria ?
Brenda, não sei talvez esteja confundindo furo com borda.
Furo é a abertura no fundo do copo (taça).
Borda é onde os lábios se colocam no bocal (parte externa).

Tente essas, talvez te ajude.
Esta é bem simples:Rotinas.
Esta também de Tony Halstead, indicada por Mr. Matosinhos.
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 24 set 2011, 19:02

Olaa pessual sou eu de novo...comprei o Bocal

Comprei o Jk Exclusive 3 Cm GolD

Borda:25,0
taça:17,0
Calibre 4,4,Fundo

Eu com o 1 dia de estudo com ele ja progredi muiito as notas medias e graves saiem perfeitamente porem do Ré3 subindo ja ha uma dificuldade porem e meu primeiro dia com o bocal creio que minha boca ira acustumar pois uma vez q consigo a nota aquilo grava na memoria do bocal a resistencia aumento atake das notas estao 100% em total liberdade e qualidade creio que escolhi o bocal certo pois fui ate a loja testar haha ^^ agora so preciso saber como Fixar as Notas Agudas

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por rmatosinhos » 25 set 2011, 00:16

"depois da tempestade vem a bonança..." na mudança de bocais costuma ser mais "depois da bonança vem a tempestade..." :(
É natural ter uma boa sensação após uma mudança, e poderá esperar algum desconforto de seguida. Para já os músculos estão descansados, mas à medida que tocar com o novo bocal os lábios vão inchar um pouco e sentirá maiores dificuldades. Não desanime e continue a estudar da mesma forma e o mesmo tempo, nem mais nem menos. Passado uma ou 2 semanas (ou por vezes mais) o inchaço desaparecerá e voltará a sentir-se confortável.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por Gil Brasil » 25 set 2011, 23:40

brenda Escreveu:Olaa pessual sou eu de novo...comprei o Bocal

.... porem do Ré3 subindo ja ha uma dificuldade
Brenda, não seria Ré4, aquele na 4ª linha da clave de Sol?

Sobre as agudas: calma, prática e paciência. Como diz Matosinhos, não hesite em gastar muito ar, toque bastante...
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 26 set 2011, 16:18

isso Ré4 hehe...é estou sentindo uma grande diferenca mais esta otimo um bocal realmente de grande qualidade as notas saiem muito bem projetadas ^^ articulaçao esta 100% :bear: Muito obrigada gente por me ajudar tanto

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Embocadura Resistência - O que está havendo?

Mensagem por brenda » 27 set 2011, 03:13

Mathosinho o senhor sabe Muito oque fala sua sabedoria me assusta haha :tr1: no meu 3 dia do bocal minha embocadura desando uahshasaush... o ré4 esta saindo sofrido o dó e o si tbm os labios param de vibrar depois de uns 12 tempos de nota porem os labios aos lados pararam de vibrar eeeeeeeeee... e minha articulaçao no re 4 esta dificil de tirar estou na minha fase de inchamento hahaha estou estudando flexibilidade Sib Ré Fa Si articulacao e notas longas e intervalos esquesi de otras coisas estou estudando so isso para melhorar minha embocadura e fixar as notas direitinho estou fazendo certo ? *-* Muito obrigada mathosinho e Gil Brasil voces sao d+ :rock:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes