Desenvolvendo Articulaçoes

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por brenda » 28 set 2011, 18:46

Gente eu queria saber como faço para articular com bastante clareza as notas e com certeza sem scrocar etipos de exercicios para desenvolver a articulaçao voces poderiam me ajudar?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por Gil Brasil » 28 set 2011, 19:04

Brenda, exercícios de articulação requerem alternar notas ascendentes e descendentes, naturais e cromáticas, tais como as Rotinas que indiquei neste tópico:Rotinas + Tony Halstead.

O ideal é que você adquira um bom método conforme seu estágio de desenvolvimento, entre eles: Pottag-Hovey, Rubank , sendo que obtive boas informações sobre esses dois, havendo métodos desde iniciantes até avançados, entre muitos outros. No Brasil, tem o Da Capo - Joel Barbosa e o Almeida Dias - Trompa, entre outros. Eu tenho o Almeida Dias, é um método simples para iniciantes a intermediários, bem prático. Para embocadura, tem o Balanced Embouchure, de Jeff Smiley (note no fim da página do autor que o método para trompa deve ser pedido com contato antecipado a ele).
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por rmatosinhos » 28 set 2011, 21:09

O melhor amigo da articulação é o metrónomo.
Primeiro encontre uma velocidade em que consiga tocar com clareza, seja em legato, em staccato ou em combinação.
Depois do aquecimento diário, estude algumas escalas e arpejos a uma velocidade confortável e todos os dias aumente um ponto no metrónomo.
É apenas um ponto mas fará milagres em pouco tempo.
Para não cair na rotina, faça variações melódicas, rítmicas, de dinâmica e de articulação, uma vez que é completamente diferente articular em graus conjuntos ou saltos, em piano ou forte etc...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por brenda » 29 set 2011, 20:25

entendo vou fazer isto. mas nossa eu coom o novo bocal regredi muito faz 4 dias que estou com ele e nossa minha articulaçao nem esta mais saindo no ré 4 meu deus regridi muito esse inchaso da boca mais creio que isso passe hahahaha muito obrigada por tudo maiis me confortem isso vai passar né ? :shock: tenho um concerto daqui 2 semanas super importante

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por rmatosinhos » 29 set 2011, 22:20

é como referi no outro tópico. É absolutamente normal um estado de euforia seguido de alguns problemas, devido à adaptação. Continue a estudar normalmente e esses sintomas deverão desaparecer em breve.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por Gil Brasil » 30 set 2011, 20:03

brenda Escreveu:entendo vou fazer isto. mas nossa eu coom o novo bocal regredi muito faz 4 dias que estou com ele e nossa minha articulaçao nem esta mais saindo no ré 4 meu deus regridi muito esse inchaso da boca mais creio que isso passe hahahaha muito obrigada por tudo maiis me confortem isso vai passar né ? :shock: tenho um concerto daqui 2 semanas super importante

Brenda, a pausa de descanso, respiração e relaxamento, também fazem parte do estudo e prática da trompa.
Não negligencie: faça pausas durante a prática e no dia a dia. Cansou, pare.
Meu fisioterapeuta me disse que é preferível para a performance de um músico (ou qualquer atleta) gastar até 60% da sua energia nos treinos do que ultrapassar os 100%, pois seu corpo quando passa do limite suportável, ele libera substâncias químicas para provocar o cansaço, ou seja, o seu corpo te avisa quando deve parar.
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por brenda » 30 set 2011, 20:24

entendo acho q eu mando ar demais e aperto muito os labios mesmo porque faco um big esforco pra elas sairem vou trabalhar a regiao media do dó no 3 espaço da clave de sol ate ae por uma semana e depois vou subindo em meio em meio tom para trabalhar perfeitamente as notas para nao acontecer mais aquele negocio da cabeça e para nao dar casaso exesivo lembrando que tenho que dar pausas durante os estudos muito obrigada pela dica... e muito ruim nao ter um professor adequado para o instrumento por perto tem q fazer tudo sozinha ainda bem que tem voces se nao hoje eu estaria tocando 80% menos do que estou eu li muitas questoes aqui do forum procurei informacoes baixei metodos olhei embocaduras antes de comesar a toca trompa fiz tudo meu ensino por aqui e em 5 meses q estou estudando meu resultado e bastante grande devo tudo a voces muito obrigada mesmo :tr1:

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por Cátia » 19 out 2011, 12:15

Olá, como estão? Estava lendo sobre os bocais. Achei muito interessante. Estou aprendendo muito através deste forum. Meus parabéns!
Bom, aproveitando, :yawinkle: " Toco num bocal numero 7. ele tem a forma de um cálice. Não muito fundo. Não sei que marca é. Dei uma olhada em alguns sites, mas não entendi nada. Comparei este bocal com um outro bocal que tenho, que é de forma cônica, bem mais fininho, tanto internamente, como externamente. Notei que com o bocal mais largo, consigo tocar notas graves com mais facilidade. Porém as agudas, necessito de muito mais ar. Poderiam me falar sobre isto? Desde já agradeço! :yawinkle:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Desenvolvendo Articulaçoes

Mensagem por Gil Brasil » 21 out 2011, 02:06

Cátia Escreveu:Olá, como estão? Estava lendo sobre os bocais. Achei muito interessante. Estou aprendendo muito através deste forum. Meus parabéns!
Bom, aproveitando, :yawinkle: " Toco num bocal numero 7. ele tem a forma de um cálice. Não muito fundo. Não sei que marca é. Dei uma olhada em alguns sites, mas não entendi nada. Comparei este bocal com um outro bocal que tenho, que é de forma cônica, bem mais fininho, tanto internamente, como externamente. Notei que com o bocal mais largo, consigo tocar notas graves com mais facilidade. Porém as agudas, necessito de muito mais ar. Poderiam me falar sobre isto? Desde já agradeço! :yawinkle:
É isso mesmo, Cátia, ocorre comigo e acho que com todo trompista.

Bocais mais largos facilitam notas graves, porque se tem mais abertura para relaxar os lábios e baixar a mandíbula, no entanto, nas notas agudas requer muito mais ar.

Terás que escolher, dependendo da sua necessidade ou preferência, um bocal que melhor se adeque para obter notas confortavelmente.
Um bocal é como um carro:
- se o motor é potente e pesado (largo), te dá opções de andar lento ou mais rápido (notas graves, médias e agudas), mas gasta mais combustível (ar) e requer mais atenção (técnica).
- se tem motor pequeno e leve (bocal estreito), gasta menos combustível (ar), como anda menos (requer menor técnica ao volante), mas te dá menos opções de desempenho (somente notas médias e agudas).

Acho que é isso.
Se quiser opinião de qual bocal escolher, poste aqui.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes