A Chave em BB da trompa dupla

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por brenda » 02 out 2011, 03:40

Ola mais uma vez... uma pergunta interesante é errado tocar com a chave apertada a todo o tempo ? tocar em BB ao invez de tocar em F :bear: ... e para que usamos a chave em BB ?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por Gil Brasil » 02 out 2011, 22:40

Esses tópicos tratam do assunto: Digitação alternada entre Sib e Fá e Heelp!!!.

Resumidamente, a trompa é originalmente em Fá, porém os fabricantes criaram a 4ª chave em Sib para aumentar uma quarta e facilitar as notas agudas. Geralmente, toca-se a trompa na afinação em Fá, de Dó3 a Sol#3 e, com a 4ª chave, a partir de Lá3 em diante. Mass, os trompistas variam muito essas posições de modo a conseguir mais sonoridade, ou facilidade, ou recursos de afinação com o uso de Fá e Sib. Há, ainda, as trompas descants e triplas, com afinações em Fá, Sib, mais a opção de Fá-agudo ou Mib agudo, dependendo da trompa.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por rmatosinhos » 03 out 2011, 20:24

brenda Escreveu:Ola mais uma vez... uma pergunta interesante é errado tocar com a chave apertada a todo o tempo ? tocar em BB ao invez de tocar em F :bear: ... e para que usamos a chave em BB ?
Deverá usar da forma mais conveniente, dependendo do seu estilo:
Se toca maioritáriamente em Fá e apenas por vezes em sib, recomendo que a sua trompa esteja em Fá-Sib
Se toca maioritáriamente em Síb e apenas por vezes em Fá, recomendo que a sua trompa esteja em Sib-Fá

Num pequenoestudo estatístico que realizei, verificou-se que 69% dos trompistas responderam que tocam maioritáriamente em Sib e por vezes em Fá, curiosamente apenas 37% tinham a trompa configurada desta forma.
Será por preguiça, por tradição?
De uma forma ou de outra, será bom parar, pensar no assunto e, porque não mudar para se adaptar mais à sua forma de tocar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por brenda » 03 out 2011, 21:45

nossa que interesante eu pensei que era só eu e alguns trompistas da banda sinfonica que toco que usa mais em Sib do que em Fa so que nenhum deles sabe explicar o porque so diz que e mais facil muiito obrigada vo fazer uns testes

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por mapereira » 05 nov 2011, 21:05

Onde congrego, por ter muitos instrumentos, se abafar muito com a mão nem eu conseguirei ouvir meu som, tanto que prefiro mais tocar com a campãnula livre para que apareça o som, mesmo ficando muito metálico. Agora, quando tocar sozinho ou com cordas, aí dá pra abafar bem; mas com um montão de sax, tuba, bombardino e demais aí fica difícil abafar, só se eu conseguisse colocar um volume muito grande no toque.

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: A Chave em BB da trompa dupla

Mensagem por Marcelino » 06 nov 2011, 03:13

Prezado Marco APDD,

A sua posição na orquestra CCB pode também definir a sua projeção. Eu por exemplo tenho meu local vitalício na ponta do banco que me permite liberdade e movimentação. :tr1: :tr1:

Você pode solicitar ao seu encarregado um local fixo, só seu, para melhorar sua projeção:foi o que eu fiz. \:D/

Me envia um e-mail pessoal,por favor?

Att Marcelino

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes