Idade para se iniciar na música

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Idade para se iniciar na música

Mensagem por mapereira » 06 out 2011, 14:04

Aproveitando que a Brenda disse que têm doze anos e já participa de concertos e que toca trompa, instrumento considerado difícil, parabenizo essa menina por ter escolhido o melhor, mais suave, mais bonito e glorioso entre todos os instrumentos musicais. Gostaria de saber da Brenda com qual idade começou a música e desde quando toca trompa, isto porquê tenho um bebê de quase 1 ano e penso em colocá-la o mais cedo possível no aprendizado musical. Gostaria aqui da opinião dos caros trompistas sobre esse assunto. Existe uma idade adequada para o início desse aprendizado ou quanto mais cedo melhor? Instrumentos de sopro podem modificar as feições de uma criança´inclusive atrapalhando o desenvolvimento da dentição? As escolas de música tem o preparo adequado para esses possíveis problemas?
Por favor, dêem vossas opiniões.

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por brenda » 07 out 2011, 23:55

eu comesei a tocar euphonium aos meus 6 anos de idade acho uma idade ideal assim ja nao é mais criança e esta em faze de aprendizagem mais quando eu era menor eu sempre ia assistir concertos com minha familia isso me fez querer se introzar na musica entao mesmo que ainda nao coloque ele com 2 anos sempre leve ele a esses tipos de embiente 6 anos é o ideal por mim

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por hugoleo » 08 out 2011, 00:03

eu comesei no cornetao na epoca com 11 anos hj estou com 17 e toco trompa a 6 meses

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Marcelino » 08 out 2011, 00:26

Comecei aos nove anos com flauta doce. Aos doze com trompete nesta mesma idade perambulei com flauta transversal.Mas já nasci com o gene trompa e há 14 anos venho tentando ser trompista.Já toquei em banda marcial, orquestra sinfônica, banda sinfônica e nestes 20 poucos anos aprendendo música tive professores que tinham uma certa preocupação com a ergonomia.
E hoje procuro entender o aspecto ergonômico na performance musical para instruir meus alunos a tocar deforma que nada venha trazer incômodos à saúde.

E creio ser preocupação de instituições formar artistas sadios.Tanto é que há esta Dissertação de Mestrado (Padrões físicos inadequados na performance da trompa) de Sara Ramez Ferreira sobre o assunto.Está disponível para baixar grátis.


Att Marcelino

Filipe.ac
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 53
Registado: 30 dez 2010, 18:33

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Filipe.ac » 08 out 2011, 11:46

Em uma banda que toco tem um garoto que toca trompete com 12 anos
e ja toca carnaval de veneza
ele toca desde os 9 anos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Gil Brasil » 08 out 2011, 20:25

Em 1990, quando tinha 13 anos de idade, quis aprender a música e perguntei ao meu pai, que era violinista, que queria um instrumento diferente da maioria e que me indicasse alguns: ele me apresentou a trompa, o oboé e o fagote. Sem mesmo ver uma foto de uma trompa, escolhi-a. Aos 14 anos já estava tocando, parei por um longo péríodo por diversos motivos, e voltei a 4 anos a tocar trompa novamente.

Sobre os grandes da música, Beethoven desde os 5 anos de idade era forçado (e até levava surras) pelo pai a aprender a música, o que refletiu no seu comportamento e personalidade controvertida e polêmica. Wolfgang Amadeus Mozart, que era filho do grande (e infelizmente subvalorizado) Leopold Mozart, também foi introduzido logo criança na música e aos 4 anos, já fazia concertos com cravo e impressionava por sua capacidadade e excelência. Mozart tinha extrema facilidade em compor, tanto que compunha sinfonias em semanas ou dias, diferentemente de Beethoven, que por seu o último da grande leva de gênios da música, esforçava-se por destacar-se dos predecessores e levava anos para compor uma sinfonia.

O que se deve observar é se a criança está se sentindo a vontade e não há constrangimento, porque forçar a barra pode causar problemas na escola e no próprio comportamento do filho. Tudo tem que ser conversado e ser de forma espontânea.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por mapereira » 10 out 2011, 22:17

Obrigado aos caros colegas trompistas que responderam à minha pergunta; foi de grande valia.
Tenho outra filha de 17 anos que começou a estudar aos 12 anos a teoria e flauta doce numa orquestra criada pelo município; ela ficou por uns dois anos na parte teórica e na flauta e depois escolheram os instrumentos para cada aluno e acabou por sobrar o trombone de vara pra ela, só que o trombone era muito comprido e ela não alcançar toda a sua extensão, não pode tocá-lo, portanto. Quis escolher outro instrumento e só tinha vaga para a tuba e bombardino, como ela não gostou de nenhum dos dois, acabou por sair dessa orquestra, ficou por algum tempo parada e recomeçou na parte musical à dois anos atrás numa orquestra de cordas criada por um maestro da Assembléia de Deus. Estudou até o meio do ano e como teve grande vontade de trabalhar acabou por abandonar a parte musical, já que o aprendizado da orquestra é no decorrer da semana. Ela estudava para tocar viola de arco. Quanto a orquestra municipal do início também está parada.
Como já estou em melhores condições nos dias de hoje, pretendo que essa minha criança faça música, pretendo dar toda a estrutura para sua formação, ao contrário dessa de 17, que não tive condições; isso, claro, se notar que há interesse nela desde cedo.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por mapereira » 10 out 2011, 22:33

Paz de Deus, Gil
Quanto aos gênios da música acredito que nos dias atuais temos muitos gênios na parte de canto, são muitos os cantores mirins, de vários estilos musicais; agora como instrumentista ou como autor aí esquece, é muito difícil de ver alguma música composta por algum menor ou algum destaque como instrumentista ainda jovem; temos o Caio Mesquita, mas acredito que porque toca sax e músicas populares, se fosse mais para o clássico seria mais difícil; são poucos os brasileiros que apreciam a música clássica.

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Marcelino » 22 out 2011, 01:05

Caro Mapereira, para ilustrar ótimos exemplos de que idade não é barreira temos o grande trompista Hermann Baumann que nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1934. Iniciou os seus estudos em trompa já com 17 anos de idade com o mestre Fritz Huth. Dois anos após era solista da Orquestra de Dortmund, mais tarde incorporou a Orquestra Sinfónica da Rádio de Estugarda.
Após ganhar o Concurso Internacional de Munique ARD em 1964, o mais prestigiado concurso mundial, aceitou o cargo de professor da Folkwang Hochschule em Essen e prosseguiu a sua carreira como solista. Seguiram-se convites para se apresentar como solista com as maiores orquestras mundiais, recitais, tornées mundiaise ainda gravações, tornando-o o trompista mais conhecido e admirado do mundo.As suas gravações, tanto em trompa natural como moderna, receberam as melhores críticas e são uma referência atualmente.( informações do blog http://ricardocostatrompista.blogspot.com/ )

Att

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por rmatosinhos » 22 out 2011, 06:50

Habitualmente em Portugal começa-se a aprender trompa com 10 anos. Existe o cursos de iniciação musicial para idades inferiores mas a grande maioria inicia o estudo da trompa apenas com 10 anos (5º ano de escolaridade).
Há uma escola em Portugal que é uma excepção e onde os alunos iniciam na escola primária. Tem os seus prós e contras... A grande dificuldade passa pela queda dos dentes que altera a forma de tocar, mas é possível.
Recomendo o contacto com a música o mais cedo possível, não necessariamente o contacto com um instrumento musical. É tão ou mais importante, ouvir música desde cedo e cantar, cantar, cantar.
Muitos dos jogos infantis abordam as cores, as formas, mas a parte sonora fica muitas vezes limitada a um jogo em que se carrega num botão e se ouve um gato, um pato ou um cão.
Os jogos visuais ajudam as crianças a aprender a reconhecer as cores que são percepcionadas pelos olhos como luz reflectida a diferentes frequências.
Da mesma forma o ouvido deverá ser incentivado a reconhecer as diferentes frequências. Contrariamente à crença comum, o ouvido absoluto não nasce simplesmente com as pessoas. Grandes mestres como Hindemith defendiam que se poderia trabalhar.
Cantar é igualmente importante...
Num piano pressionamos uma tecla e já está! Infelizmente na voz (tal como na trompa) não temos teclas que indicam onde fica o dó, o ré e o mi. Então é importante começar desde cedo a cantar.
Relativamente à idade para a iniciação à trompa... 10 anos é uma boa hipótese, ou até mais cedo mas é conveniente que especialmente a dentição frontal já tenha sido substituída.
A partir daí nunca é tarde para aprender:
Frøydis Ree Wekre, a maior pedagoga da trompa, iniciou os seus estudos musicais no violino e piano, mas so com 17 anos pegou na trompa
Hermann Baumann, outro dos grandes mestres, começou simplesmente por cantar e por tocar bateria na área do jazz e também só pegou na trompa com 17 anos.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por hugoleo » 22 out 2011, 22:17

Quando estive na orquestra do Marcus Bonna conheci mas dele... ele tambem comesou a tocar com 17 anos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por mapereira » 05 nov 2011, 20:41

Para completar eu comecei a tocar com 39 anos mas sou apaixonado pela trompa desde meus 30 anos. Foi paixão á primeira vista, paixão verdadeira que começou naquele dia e permanece até o dia de hoje, se Deus permitir ficarei apaixonado todos os meus dias, até minha velhice. Mais feliz serei se conseguir que alguma de minhas herdeiras continue essa paixão.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Gil Brasil » 05 nov 2011, 23:22

mapereira Escreveu:Para completar eu comecei a tocar com 39 anos mas sou apaixonado pela trompa desde meus 30 anos. Foi paixão á primeira vista, paixão verdadeira que começou naquele dia e permanece até o dia de hoje, se Deus permitir ficarei apaixonado todos os meus dias, até minha velhice. Mais feliz serei se conseguir que alguma de minhas herdeiras continue essa paixão.
A Paz de Deus, mapereira.

"Tá xonadão, hein, o loco!"

Há outra solução se suas herdeiras não tocarem trompa. Pode ser algum dos genros... :partyman: :partyman: :partyman:
Há de se cogitar tal situação. Brincadeira.....
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por mapereira » 23 nov 2011, 01:15

Voltando a esse assunto de idade para se iniciar na música, pretendo fazer faculdade de música no ano que vem, ou seja, aos 42 anos de idade, será que dá?
Têm uma faculdade na cidade vizinha, em Campo Limpo Paulista, que tem curso de música e eu pretendo fazer, Deus preparando; sei que deverei ser dos titios da turma, mas não me importaria com isso, é o de menos. Não existe limites para o aprendizado, ainda mais na música.
Depois que me aposentar, pretendo dedicar um bom tempo a música, já que aí terei bastante tempo.

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Idade para se iniciar na música

Mensagem por Cátia » 23 nov 2011, 10:19

Que bacana! Isto é muito bom!
Nunca é tarde, pelo contrário! Estimula outras pessoas a fazer o mesmo. Conheço várias pessoas que começam a estudas, ou voltam pra escola na tua idade. Parabéns pela iniciativa!
Deus te abençoe!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 23 visitantes