Oscilação da boca - embocadura

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Oscilação da boca - embocadura

Mensagem por hugoleo » 30 out 2011, 15:43

Ola pessoal quando eu pego o instrumento pra tocar tem vezes que minha boca esta uma beleza ela sai os agudos graves com facilidade mais tem dia em compensaçao que nao sai nada oque pode ser isso ? abraço ae pra toda turma

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Oscilação da boca

Mensagem por Gil Brasil » 31 out 2011, 01:26

Essa é fácil: isso chama-se trompa... :tr1: :tr1: :tr1:
Gil Brasil

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Oscilação da boca - embocadura

Mensagem por hugoleo » 31 out 2011, 02:09

é esse sim e o famoso instrumento de metal mais dificil de dominar por uma serie de fatores uhasuhashas quando o Marcus Bonna me falava isso eu nao botava fe tipo eu pensava pode ser dificil mais nem tanto mais meus amigos depois que mudei olha que eu estudo 6 horas por dia com diciplina eu vejo que instrumento dificil eu me mato pra tocar coisa que no euphonium era mil maravilhas saia com muita facilidade kkkkkkkkkkkk Viva a TROMPA eeeeeeeeeeeee =D> =D> =D> =D> =D> :tr1: :tr1: mais estou muito feliz de estar tocando trompa e nao me arrependo de nada ;D viva eu :axe:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Oscilação da boca - embocadura

Mensagem por rmatosinhos » 31 out 2011, 17:10

Para mim essa é a maior dificuldade quando se estuda um instrumento:
Saber que vai haver dias maus e mesmo nesses dias temos que tocar bem...
Vou-lhe dar uma notícia, não é para desanimar mas cá vai...
A grande maioria dos seus concertos de responsabilidade vai ser em dias maus :(

Mas então o que fazer?

Um bom princípio é o aquecimento. Deverá habituar-se a conhecer a sua embocadura e que sintomas indicam que necessita de um maior aquecimento.
Geralmente se no dia anterior tocou durante muito tempo ou um programa mais difícil, ou se nos dias anteriores não pode tocar por algum motivo, deverá fazer um aquecimento maior e mais gradual.
Nas primeiras notas do dia deverá analisar os diversos aspectos da trompa (registo grave, médio agudo, legato, staccato, etc...) e incidir no aquecimento nos aspectos que hoje sente maior dificuldade. A ideia é no final do aquecimento, esteja o mais normal possível.
Recomendo aquecer, esperar uns 20 a 30 minutos e depois começar a estudar.

A forma de estudar poderá ser uma causa. Use um sistema de organização de estudo como por exemplo o que indico no meu site , poderá ajudar a criar uma estabilidade, algo que é necessário para que todos os dias sejam +/- iguais.

Há que não aborde o warm-down, algo que se revela importante se o seu dia foi muito cansativo. Poderá fazer buzzing descendente, gradualmente descendo até ao "chão", 2 ou 3 minutos (enquanto arruma o instrumento)

Nos dias em que se sinta assim, não fique a pensar demasiado no assunto, vá com calma, provavelmente no dia seguinte estará melhor.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Oscilação da boca - embocadura

Mensagem por hugoleo » 01 nov 2011, 01:23

entendi , eu faço muito disso quando vou aquecer estudo primeiro os medio depois deco pros graves depois vou pro agudo a cada escala e vou fazendo escalas e subindo em meio em meio tom e pramim funciona bastante e como o senhor falou estude numa rotina procure puxar mais oque voce tem duvida depois eu fico la nos agudos com notas longas depois flexibilidade vou experimenta novos metodos ;D para ver o qual tipo de aquecimento eu me identifico mais ;D muito obrigado pela dica

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes