é Normal?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

é Normal?

Mensagem por hugoleo » 17 nov 2011, 15:50

ola pessual eu to com uma duvida ...eu estou tocando em fa agora so que umas coisas sao dificeis de fazer em fa dai eu fui tentar fazer em Bb e nao saia mais as notas em Bb nao estao mais saindo como saia antes e nem estao articulando isso e normal ?

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: é Normal?

Mensagem por Cátia » 17 nov 2011, 17:13

Observou se as bombas de afinação estão posicionadas corretamente?

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: é Normal?

Mensagem por hugoleo » 18 nov 2011, 02:13

Estao Sim ^^ Porem eu cheguei a conclusao de que eu vou tocar em Bb mesmo por um ano e meio mais ou menos ate eu firmar minhas notas depois eu mudo para fa

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: é Normal?

Mensagem por rmatosinhos » 18 nov 2011, 08:40

Há diversos tipos de abordagem dependendo do país e da situação. Habitualmente em Portugal, inicia-se o estudo em trompa fá e só depois se começam a combinar ambas as trompas. Como os tubos da trompa fá são mais compridos, requerem maior velocidade de ar e um maior controlo da embocadura, tornando a técnica de produção sonora mais solida. Depois disso, tocar em sib torna-se mais fácil. O ideal é nao pensar em 2 instrumentos distritos, antes sim como 12 tonalidades diferentes com comprimentos de tubo progressivamente de maior dimensão (+4 comprimentos de tubo alternativos). Desta forma a trompa fá deixa de ser um bicho de 7 cabeças, um monstro indomável que teima em atormentar. Uma vez que começou em sib, recomendo que todos os dias durante o aquecimento faça exercicios de flexibilidade começando em trompa si bemol (0) descendo até trompa si (F1•2•3). Desta forma poderá habituar-se à resposta dos diferentes comprimentos de tubo sem ter que pensar em dedilhações diferentes (logo, não mistura dificuldades). Daqui por algum tempo, volte a "atacar" a trompa fá e será mais fácil...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes