Livro das Personalidades dos Musicos

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
gmcs
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 14 nov 2011, 15:45

Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por gmcs » 20 nov 2011, 00:37

Boa Noite a todos

Alguém de vocês sabem de um livro que fala sobre as personalidades dos músicos, um amigo meu me disse sobre esse livro, mas não sabia o nome. Diz que ele fala o porque o musico escolhe a parte do contralto ou tenor ou baixo ou soprano e o poque ele tal instrumento, Poderiam me ajudar?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por rmatosinhos » 20 nov 2011, 08:55

Há vários estudos nesse sentido, será este?
Imagem
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

gmcs
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 14 nov 2011, 15:45

Re: Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por gmcs » 20 nov 2011, 23:33

rmatosinhos, como disse não sei pois me falaram sobre ele, pelo que eu vi acho que deve ser esse, o unico problema que meu inglês não e tão bom assim pra ler um livro inteiro, se vc conhecer um em portugues, esse traduzido, seria legal..Desde ja Obrigado pela ajuda.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por rmatosinhos » 20 nov 2011, 23:52

Não conheço nenhuma tradução
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por Gil Brasil » 21 nov 2011, 00:22

gmcs, é claro que é importante a literatura, mas a decisão cabe ao trompista. É como casamento ou escolher uma profissão: por mais que se leia sobre os assuntos, é você quem vai assumir os riscos e os benefícios.

Particularmente, sou bem prático: veja o que se sente melhor e direcione os estudos, com dedicação. Caso depois dentro de 1 ano não se sinta confortável ou menos do que isso, mude para outra parte.

Também as necessidades podem influenciar, pois uma orquestra depende de equilíbrio para poder tocar bem.

Li um relato de um senhor, hoje aposentado da Banda do Exército Brasileiro, que inicialmente tentou a trompa, mas com o tempo notou que não conseguia trabalhar bem as notas agudas devido aos lábios grossos demais, o que lhe causou muita frustração à época. Mudou para o tuba e foi feliz como músico.

Essa é a vida, cheia de caminhos e atalhos...
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Livro das Personalidades dos Musicos

Mensagem por mapereira » 23 nov 2011, 01:05

Até porque há músicas em que a parte do contralto é tão ou mais bonita que soprano e demais partes, assim como há outras em que o tenor é mais bonito, etc; depende da canção para se ter partes bonitas para essa ou aquela voz.
Veja como exemplo um quarteto vocal(Arautos do Rei), onde você percebe bem as quatro vozes distintas, sendo que há partes em que se destacam uma ou outra voz. O que deve ser levado em conta é a altura de cada voz ou de cada instrumento, para que todos possam aparecer e não somente soprano ou baixo.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 29 visitantes