Embocadura

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
leeo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 07 dez 2011, 01:41

Embocadura

Mensagem por leeo » 07 dez 2011, 01:56

Eu toco trompa há uns 8 meses,e provavelmente, irei tentar entrar em alguma escola e seguir carreira...mas tenho uma grande duvida na minha embocadura ,ela é um pouco acima do bocal...diferente do normal... e se eu tentar tocar,com a boca os labios um pouco mais para baixo,nao consigo tirar nem a nota sol da 2 linha...vejo que ,a embocadura é diferente da padrao..e como quero entrar em uma escola, eu preciso mudar a embocadura para o correto,para nao ter problemas? OBS:Tem uma posiçao correta para a embocadura da trompa ou não? obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura

Mensagem por rmatosinhos » 07 dez 2011, 02:45

leeo Escreveu:Tem uma posiçao correta para a embocadura da trompa ou não? obrigado
Sim e não... :D

Já dizia o trompetista Arban que, ao contrário dos trompetistas, a embocadura dos trompistas era geralmente 2/3 no lábio superior e 1/3 no lábio inferior...

Depois surgem grandes nomes da trompa com embocaduras, tudo menos convencionais e provam o contrário...

A questão que tento abordar com os meus alunos é precisamente não pensar na posição da embocadura e concentrar a atenção no resultado final.
Na busca de um bom som, equilibrado, afinado e com uma articulação clara nos diversos registos, os alunos acabam na maioria dos casos por encontrar a proporção certa no posicionamento do bocal.
Se por algum motivo não conseguem, aí sim penso em efectuar mudanças, começando inicialmente pelo standard dos 2/3 e 1/3.
De o processo for inverso, seria o mesmo que calçar a todos os alunos sapatos nº42. Não interessa que para mim sirvam perfeitamente. Para alguns alunos serão grandes demais e para alguns pequenos demais (pois esta geração agora tem o pé maior) :)

Não interessa se a sua embocadura tem um bom aspecto se não final não conseguir obter um bom som da trompa...
Se estiver a fazer o pino e o som estiver bom, limpo, e afinado em todos os registos, encontrou a sua embocadura perfeita :lol:

Preferencialmente estas mudanças deverão ser feitas sob a orientação de um professor experimente.

De notar igualmente uma situação comum:
Muitas vezes um professor chega a acordo com uma aluno acerca da mudança de embocadura. Como já foi referido por várias vezes neste fórum, assim que o aluno começa a mudar algo na embocadura, a primeira impressão costuma ser boa, mas passado alguns, dias fica ainda pior. Passado pouco tempo o aluno tem vontade de voltar atrás, algo que deverá ser a última decisão a ser tomada. Se estiver a fazer uma mudança, deverá levar o processo até ao fim ou ficará sem saber se a mudança resultou consigo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Embocadura

Mensagem por Gil Brasil » 08 dez 2011, 19:50

Também concordo em grau, número e gênero com o Matosinhos (com S, viu pessoal!).

Embocadura depende simplesmente se o som é satisfatório, agradável, se o trompista gosta do som que consegue, e principalmente, alcança as notas requeridas e faz o seu papel em harmonia com o grupo.

Simplesmente: se vc toca o que precisa e gosta do som que consegue, não importa a posição dos lábios.
Gil Brasil

leeo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 07 dez 2011, 01:41

Re: Embocadura

Mensagem por leeo » 13 dez 2011, 01:56

Muito,obrigado pelas respostas...entao a minha embocadura,eu consigo tirar um som legal,confortavel para mim,o medo mesmo e eu ser obrigado a mudar a posiçao da embocadura....E tambem,eu estou em duvida de ppor aparelhos nos dentes,por eu ter uma pequena falha nos dentes de cima,mas para todo esse tempo usanddo aparelho,eu iria perder a embocadura ,e começar tudo denovo.Tem como tocar ,com aparelho nos dentes?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes