Para não parar de tocar!?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
abner5687
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 set 2011, 00:07

Para não parar de tocar!?

Mensagem por abner5687 » 17 dez 2011, 15:20

Boa tarde a todos amigos, iniciei na música a apenas 5 meses... ( do zero ) e resolvi aprender trompa, pois ela me seduziu! Creio que todos entendem o que me fez sentir vontade de tocar!!! Mas no final desse ano infelizmente fiquei desempregado e não pude continuar a estudar música, trompa, por não poder continuar a pagar meu professor de trompa...isso me deixou muito triste e abatido pois estava indo bem. Não conheço muita musica, o que vcs me indicam ( métodos, estudos, outras formas....) para que eu não pare de tocar? Conto a colaboração de todos.!
Abraços
:cry:

eneiastrompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 15 nov 2011, 03:01

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por eneiastrompista » 17 dez 2011, 18:18

Abner boa tarde não sei se você é de alguma igreja evangélica,mas caso seja eu sou da CCB,em qual região você mora?Mas independente de você ser ou não de alguma igreja evangélica eu possuo bastante métodos e quem sabe eu posso ajuda-lo.Para mim será um enorme prazer.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por rmatosinhos » 18 dez 2011, 11:46

No IMSL tem algumas partituras em domínio público. (abra o http://www.trompista.com e clique em partituras)
Uma boa hipótese passa igualmente por criar os seus próprios exercícios.
50% do seu trabalho deverá ser baseado em trabalho técnico e outras 50% em trabalho performativo.
Assim sendo, fazendo variações com os 4 principais elementos da música (notas, ritmo, dinâmicas e articulações) poderá criar os seus próprios exercícios. Desta forma trabalha as bases todos os dias, mas todos os dias de uma forma ligeiramente diferente, evitando cair na monotonia. Os exercícios deverão conter portanto diferentes alturas de som, diferentes ritmos, diferentes dinâmicas e diferentes articulações. Em caso de falta de imaginação poderá criar uma variação do dia anterior. Por ex. o mesmo motivo melódico mas com uma ritmo diferente, fazendo isto x 365 dias ao final de uma ano o "seu vocabulário musical" será mais completo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por Cátia » 18 dez 2011, 12:36

Foi bom eu ler este tópico! 365 dias do ano!!! :tr1:
Um dia que fico sem estudar, percebo que volto pra trás. ](*,)

Avatar do Utilizador
abner5687
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 set 2011, 00:07

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por abner5687 » 18 dez 2011, 14:46

eneiastrompista Escreveu:Abner boa tarde não sei se você é de alguma igreja evangélica,mas caso seja eu sou da CCB,em qual região você mora?Mas independente de você ser ou não de alguma igreja evangélica eu possuo bastante métodos e quem sabe eu posso ajuda-lo.Para mim será um enorme prazer.
Oi Enéias, obrigado pelo apoio, sou evangélico da Assembleia de Deus, moro em Poços de Caldas -MG. O que dificultaria nosso encontro...rsrs...mais uma vez reintero meus agradecimentos a sua iniciativa, manteremos contato...abraço...

Avatar do Utilizador
abner5687
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 set 2011, 00:07

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por abner5687 » 18 dez 2011, 14:47

rmatosinhos Escreveu:No IMSL tem algumas partituras em domínio público. (abra o http://www.trompista.com e clique em partituras)
Uma boa hipótese passa igualmente por criar os seus próprios exercícios.
50% do seu trabalho deverá ser baseado em trabalho técnico e outras 50% em trabalho performativo.
Assim sendo, fazendo variações com os 4 principais elementos da música (notas, ritmo, dinâmicas e articulações) poderá criar os seus próprios exercícios. Desta forma trabalha as bases todos os dias, mas todos os dias de uma forma ligeiramente diferente, evitando cair na monotonia. Os exercícios deverão conter portanto diferentes alturas de som, diferentes ritmos, diferentes dinâmicas e diferentes articulações. Em caso de falta de imaginação poderá criar uma variação do dia anterior. Por ex. o mesmo motivo melódico mas com uma ritmo diferente, fazendo isto x 365 dias ao final de uma ano o "seu vocabulário musical" será mais completo.
Mia uma vez obrigado pelo apoio Rmatosinhos! Abraços

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Para não parar de tocar!?

Mensagem por mapereira » 19 dez 2011, 00:16

Abner, boa noite
O Gil Brasil é seu conterrãneo, ele também é de Minas Gerais, da cidade de Frutal; quem sabe poderia ser mais fácil para você manter contato com ele? acho que deve ser o mais perto de você.
O Gil tem um bom conhecimento e, quem sabe, poderá ajudá-lo mais diretamente?
Na sua igreja tem orquestra? Você toca na orquestra?
Se toca então já estará quase resolvido o problema; se não toca peça para o maestro ou responsável para tocar, pois será muito incentivador.
Quase não tenho material de estudo, não poderei ajudar muito, mas espero que você não pare, porque a música é algo divino e a trompa é um instrumento celestial. Mesmo que não continue na escola de música não pare de tocar a trompa, Deus vai te ajudar, e nós também!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes