ESCALA

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
gilmar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 dez 2011, 11:58

ESCALA

Mensagem por gilmar » 30 dez 2011, 12:10

APDD, sou iniciante na Trompa, e o meu desejo é tocar este lindo instrumento, mas a dificuldade é que nao tem ninguem na minha regiao que toca este instrumento, como estou terminando a parte teorica, eu até ja comprei uma trompa dupla FA/SIB, eu gostaria de saber se para trompa existe uma escala universal como alguns instrumentos, ou ela precisa ser transporta para tocar no hinario, sua resposta é de grande valia pra mim, obrigado abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: ESCALA

Mensagem por Gil Brasil » 30 dez 2011, 15:25

Caro Gilmar, fiz transposições para hinários da Congregação Cristã no Brasil, que reúne Trompa Fá, em hinário Dó e Sib, e trompa Sib, em hinário Dó e Sib. Escolha a que gostar e boa tocada. Sugiro que comece somente com uma das transposições, depois com o tempo pode ir aprendendo as outras, ou mesmo mesclá-las.

Baixe-o aqui Chaveamento para Trompa - Várias tonalidades.

Se tiver mais dúvidas, pode perguntar de novo.

Deus abençoe.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: ESCALA

Mensagem por mapereira » 31 dez 2011, 19:07

A Paz de Deus, Gilmar
Você é de qual cidade?
Parabéns por iniciar na trompa.
Que Deus te abençoe em 2012.

gilmar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 dez 2011, 11:58

Re: ESCALA

Mensagem por gilmar » 23 jan 2012, 22:50

A paz de Deus, sou da Cidade de Perobal-PR 80 kilometro da cidade de Cianorte-PR( Capital do Vestuario) um dia tive um sonho; e Deus me mostrou esse excelente instrumento, assim sem mais delonga, passei a pesquisar sobre o mesmo, e por fim acabei comprando-o, minha grande dificuldade é que nao tem ninguem em ninha regiao que toca este instrumento, mas creio que isso pode ser uma porta para que esse instrumento seja mais divulgado; assim sendo conto com a ajuda de Deus e de meus colegas trompista (virtual) para que eu consigo louvar o nome santo de Deus....

gilmar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 dez 2011, 11:58

Re: ESCALA

Mensagem por gilmar » 05 jan 2013, 11:51

A PDD; gostaria de saber entre os meus caros irmãos trompista, qual a melhor clave para que se inicie na orquestra da CBB, aja a vista que tem trompista que fazem o contralto, tenor e soprano, gostaria de saber qual seria a mais ideal.

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: ESCALA

Mensagem por Éricles Rodrigo » 05 jan 2013, 12:50

Amém caro irmão!!! Para quem tá iniciando a trompa exige muito no contralto, pois estamos quase q sempre tocando notas agudas...Se vc ainda não domina algumas notas agudas eu sugiro q vc inicie na orquestra tocando o contralto grave ou comece tocando o tenor na clave de fá q ficará na altura dos Trombones...Para tocar o tenor olhe para clave de FÁ e toque como se fosse clave de SOL e toque um TOM abaixo, ou seja, onde estiver um Sol vc tocará um Fá, onde estiver um Fá vc tocará um Mí e assim por diante...Mas lembre-se!!! Olhe para clave de Fá e leia como se fosse clave de Sol...DEUS te abençõe e vamos a luta!!!

gilmar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 dez 2011, 11:58

Re: ESCALA

Mensagem por gilmar » 05 jan 2013, 19:13

Obrigado irmão Éricles; sua resposta foi de suma valia pra mim.

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: ESCALA

Mensagem por Éricles Rodrigo » 06 jan 2013, 02:07

Mas não esqueça de pedir a opinião dos experientes Trompistas do fórum...Eu sou somente mais um sofredor q tenta domar essa fera chamada trompa!!! DEUS te abençõe...

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: ESCALA

Mensagem por Gil Brasil » 07 jan 2013, 20:07

gilmar Escreveu:A PDD; gostaria de saber entre os meus caros irmãos trompista, qual a melhor clave para que se inicie na orquestra da CBB, aja a vista que tem trompista que fazem o contralto, tenor e soprano, gostaria de saber qual seria a mais ideal.

Amém, Gilmar.

Há 25 anos eu vi um cartão de disposição da orquestra, e nele constava trompa podendo fazer contralto e tenor, nesta ordem.
Na minha opinião, o ideal é o contralto (trompa aguda nas orquestras sinfônicas), mas nada impede que o trompista que tem dificuldades no registro agudo possa fazer o tenor (trompa grave nas orquestras sinfônicas).

Quanto ao soprano, não é o ideal para a orquestra, mas pode ser um recurso em ensaios, tocatas e quando faltar instrumento de soprano. Porém, é muito difícil manter-se no soprano, o trompista tem que estar com a embocadura rigoramente em dia e com muita autoconfiança.

Já vi alguns trompistas fazendo o tenor oitavado, mas é como o caso do soprano.
Gil Brasil

anndreoliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 29 dez 2012, 19:33

Re: ESCALA

Mensagem por anndreoliveira » 07 jan 2013, 22:43

Sou da Congregação Crsitã no Brasil de Aracaju - SE,

estou querendo comprar a trompa fa/si Quasar. o que vcs acham?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: ESCALA

Mensagem por Gil Brasil » 07 jan 2013, 23:39

anndreoliveira Escreveu:Sou da Congregação Crsitã no Brasil de Aracaju - SE,

estou querendo comprar a trompa fa/si Quasar. o que vcs acham?
Amém, André.

A Quasar é uma trompa chinesa, de fabricação massiva, sendo cópia das marcas mais famosas.
É um instrumento para iniciantes, amadores ou para quem não se importa muito com uma performance exigente.
Geralmente, quem começa numa chinesa tem a tendência de trocar por uma de marca melhor no futuro.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes