Melhorando a velocidade...

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Melhorando a velocidade...

Mensagem por celsojr » 31 jan 2012, 20:47

Olá companheiros, estou tendo dificuldades em tocar semicolcheias e fusas. Um ou dois compasso vá lá, mas muitos compassos, não consigo manter o ritmo. O metrônomo insiste em não me acompanhar #-o . Outra coisa difícil são as articulações, normalmente as toco tudo ligado. Dificuldade maior são os stacatto em semicolcheias e fusas. Alguém pode de dar algumas dicas ou conselhos? Obrigado.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Melhorando a velocidade...

Mensagem por rmatosinhos » 01 fev 2012, 01:19

Há o staccato e o staquieto :lol: :)
O melhor exercício que conheço para a língua preguiçosa, passa por tocar escalas em staccato com metrónomo, começando a uma velocidade fácil, acelerando um ponto todos os dias.

Pode ser feito a partir de qualquer escala, mas vou dar o exemplo na escala de dó maior:

4 + 4 + 2...
DoDoDoDo DoDoDoDo DoDo RéMiFaSolLaSi DoDoDoDo DoDoDoDo DoDo SiLáSolFáMiRé DoDoDoDo DoDoDoDo Doooo

de seguida retira-se uma nota repetida e adiciona-se mais um degrau à escala...
4 + 4 + 1...
DoDoDoDo DoDoDoDo Do RéMiFaSolLaSiDóRéRéRéRé RéRéRéRé Ré DóSiLáSolFáMiRé DoDoDoDo DoDoDoDo Doooo

de seguida retira-se uma nota repetida e adiciona-se mais um degrau à escala...
4 + 4...
DoDoDoDo DoDoDoDo RéMiFaSolLaSiDóRéMiMiMiMi MiMiMiMi RéDóSiLáSolFáMiRé DoDoDoDo DoDoDoDo Doooo

Continuando sempre com o mesmo esquema...

4 + 3...
4 + 2...
4 + 1...
4

até chegar a...


DoDoDo RéMiFaSolLaSiDóRéMiFaSolLaSiDóDóDó SiLáSolFáMiRéDóSiLáSolFáMiRé DoDoDoDo DoDoDoDo Doooo

Um ponto no metrónomo por dia pode parecer absurdo, mas de facto resulta.

se hoje conseguir fazer staccato em semicolcheias apenas à velocidade de semínima=30 não é vergonha nenhuma e não há problema nenhum:

Em teoria, pelo menos,1 ano depois (365 dias) avançando apenas um ponto por dia, terá o seu staccato à velocidade estonteante de 395!!!

Na prática será diferente, mas o resultado será muito animador concerteza: durante uns dias conseguirá avançar sem dificuldade 1 ponto metronómico por dia. Quando começar a sentir dificuldades e a língua a começar a "prender", não desespere e concentre-se e avançar um ponto por semana e se os problemas voltarem em avançar um ponto por mês, mas nessa altura certamente o seu staccato estará muitíssimo mais rápido. Não há milagres, não há fórmulas mágicas, e por vezes o mais simples dos métodos é o mais eficaz, se for seguido com disciplina, paciência, e perseverança.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Melhorando a velocidade...

Mensagem por hugoleo » 01 fev 2012, 10:29

poxa que legal esse exercicio ;D vou adicionalo ao meu repertorio

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Melhorando a velocidade...

Mensagem por Cátia » 01 fev 2012, 18:25

Muito bom mesmo! Já está na minha pastinha de exercícios.
Obrigada professor Ricardo!

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Melhorando a velocidade...

Mensagem por celsojr » 01 fev 2012, 20:53

Eu acho que estou mais para staquieto. :tr1:
Obrigado pela dica, matosinhos. =D> =D>

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes