"Buzz" no Bocal e Estudos

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

"Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por fcouto.antonio » 22 fev 2013, 17:27

Pessoal, boa tarde.

Me desculpem pela dúvida, julgo eu, absurda.

Como aspirante á trompa, ( :-({|= ) meu único conhecimento é em forums sites de busca e enciclopédias de conhecimento livre.

Tenho uma dúvida: Já vi muitos trompistas levarem seus bocais consigo em várias ocasiões e em momentos de ociosidade, vibrarem os lábios neles, com intuito de "treino" e fortalecimento da embocadora, alias nesta prática, vários músicos de instrumentos que exigem embocadura em bocais, como trompete.

Gostaria de saber se alguém do forum também faz isso e indica ou aprova esta prática e também se esta tem resultados semelhantes ao do estudo.

Mais uma vez, peço desculpas.

Obrigado!

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por Eliabe Alamo » 22 fev 2013, 19:27

Boa tarde!

Essa é uma técnica utilizada para aquecimento. Muitos aconselham fazer 5 minutos desse aquecimento antes de tocar.
Eu senti uma melhora boa usando essa técnica e tbm a que o Gil passou em um vídeo aqui no fórum. Tente tbm fazer o 'besourinho" que seria o "buzz" sem o bocal (esse é o ponto inicial do seu som) sempre digo que se você tiver uma boa sonoridade no besourinho, vai ter uma boa sonoridade no instrumento, pois é ali o inicio da vibração.

Lembrando: isso deverá ser um aquecimento, ou um exercício quando você estiver em um local sem seu instrumento.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por fcouto.antonio » 22 fev 2013, 19:39

Boa tarde, Eliabe!

Seria mais em intuito de Aquecimento então, nada muito relacionado á treino e fortalecimento? Pergunto ainda, pois tenho poucas horas no dia, mas isso seria um auxilio, junto ao possível estudo do instrumento, que ainda não possuo.

Levanto essa dúvida mais á respeito do que li sobre Frøydis Ree Wekre, e o que ela diz sobre fazer o buzz ou besourinho com ou sem o bocal aonde você estiver, achando em minha opinião que isso que ela defende é válido como um auxiliar ao estudo da trompa.

Obrigado, Eliabe! FFF Abraço.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por Eliabe Alamo » 22 fev 2013, 19:53

É sim, mais para aquecer. Mas isso também ajuda a fortalecer sim a embocadura já que os músculos faciais, diafrágma, músculos intercostais entre outros estão trabalhando. Ou seja, seria uma forma de estudar sem o instrumento (não tem comparação com estudar com o instrumento, mas como vc ainda não tem um, é uma alternativa).
Tente fazer esses exercícios: escalas, arpejos, notas longas, FF, e nunca esquecendo de fazer de forma correta.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por fcouto.antonio » 22 fev 2013, 20:11

Obrigado Eliabe! Ok, me falta procurar um instrumento e instrutor mesmo para me ajudar!Obrigado!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por rmatosinhos » 22 fev 2013, 22:42

Há várias abordagens relativamente ao buzzing.
Algumas mais liberais defendem qualquer tipo de buzzing, outras mais conservadoras defendem apenas o buzzing com o bocal.
Buzzing apresenta vantagens para focar o som, consciencializar a e ajudar a controlar vibração, fortalecer ou mesmo simplesmente como aquecimento.
A única salvaguarda tem que ver com o chamado free buzzing. A vibração é diferente dentro e fora do bocal, tendo consciência disso pode ser bom trabalhar com e sem o bocal.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por fcouto.antonio » 26 fev 2013, 12:55

Interessante Ricardo. Meu bocal chega amanhã, rs. Gostaria de começar a tentar o Buzzing, por enquanto que não tenho o instrumento, mas tenho medo de pegar vícios ou algo parecido, no aprendizado sózinho. Alias pessoal, algum professor de Trompa em Jundiai e Região?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: "Buzz" no Bocal e Estudos

Mensagem por rmatosinhos » 27 fev 2013, 07:15

Não há qualquer problema em fazer buzzing com o bocal. As opiniões só divergem na questão do Free buzzing. Ao fazer buzzing com bocal tenha apenas cuidado para não fazer muita pressão. Para tal pode ajudar se segurar o bocal apenas com 2 dedos.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes