Trompa Piccolo em Bb

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
evjk
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 07 mar 2013, 15:02

Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por evjk » 07 mar 2013, 15:19

Olá a todos,

Gostaria da ajuda em partituras para tocar hinos da harpa cristã e outros nesta trompa em Bb, não encontrei quase nada sobre, estou usando harpa em Bb para trompete, mas o som nao esta legal, veja fotos abaixo. Grato.

Imagem

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por Gil Brasil » 08 mar 2013, 03:41

Evck, mas por quê não está saindo legal o som?

Você pode tocar a trompa piccolo na mesma partitura em Bb para o trompete em Bb, utilizando inclusive a digitação do trompete.

Porém, a partir do Dó3 (na pauta) considere a digitação do trompete a partir do Dó4 (4º espaço da clave de Sol), ou seja, use:
Dó 0, (#b 12), Ré 1, (#b 2), Mi 0, Fá 1, (#b 2), Sol 0, (#b 23) Lá 12, (#b 1) Si 2.

No trompete, a digitação fica assim a partir do Dó3: Dó 0, Ré 13, Mi 12, Fá 1, Sol 0, Lá 12, Si 2. Viu a diferença de digitação? Use a digitação da frase acima.

Não deverá haver maiores dificuldades.

Qualquer dúvida pode perguntar novamente.
Gil Brasil

evjk
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 07 mar 2013, 15:02

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por evjk » 08 mar 2013, 21:42

Caro Gil,

no caso para dar ré na escala intemediária ao invés de chaves 1 e 3 será a 1 chave.

Grato
Jessé

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por Gil Brasil » 08 mar 2013, 23:34

Sim, é isso mesmo, para tocar Ré aperta-se a chave 1, tanto na escala intermediária quanto na aguda.
Tente isso, se afinar beleza.
O Celso Jr, usuário deste fórum, tem uma piccolo, troque uma ideia com ele se persistirem os problemas.
Gil Brasil

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por celsojr » 09 mar 2013, 01:14

Não há segredo entre a digitação do trompete Bb e a mini trompa, inclusive a tessitura é a mesma. É só praticar! Abç.

evjk
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 07 mar 2013, 15:02

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por evjk » 09 mar 2013, 15:11

celsojr Escreveu:Não há segredo entre a digitação do trompete Bb e a mini trompa, inclusive a tessitura é a mesma. É só praticar! Abç.

Caro Celso,

Obrigado pela ajuda, gostaria de saber se podes me conseguir algumas partituras de hinos para esta trompa mini, e se ela tem muita diferença de sonoridade da trompa maior ou seja se é melhor ou pior ou se dá no mesmo.

Grato

Jessé

evjk
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 07 mar 2013, 15:02

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por evjk » 09 mar 2013, 15:13

Obs: Toquei com ela na harpa em Dó hino 110 e parece que a sonoridade ficou melhor, usei mesma digitação chaves do trompete sem modificações.

Meio estranho não?

Jessé

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por celsojr » 09 mar 2013, 16:19

evjk Escreveu:
Caro Celso,

Obrigado pela ajuda, gostaria de saber se podes me conseguir algumas partituras de hinos para esta trompa mini, e se ela tem muita diferença de sonoridade da trompa maior ou seja se é melhor ou pior ou se dá no mesmo.
Jessé, a mini trompa tem som parecido com o flughelhorn, embora com o bocal de trompa. Quando toco a mini trompa, penso estar tocando um "trompete".
Se você usar partituras em Dó, faça o transporte para Sib, ou utilize as partituras dos hinos em Sib.
.

elizeu
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 16 jun 2014, 13:09

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por elizeu » 16 jun 2014, 17:36

Boa tarde,

Não posso te afirmar que seja igual, pois desconheço a orientação desse instrumento.

Se ele for considerado a trompa, a escala seria diferenciada.

Por que a trompa em Sib, as vezes nas igrejas evangélicas você acaba vendo trompistas tocando com partituras em Sib, porém não é o correto.

O motivo de não utilizar a escala em Sib é porque as alturas entre oitavas da trompa em Fá e Sib são diferenciadas, porém se a trompa for em Sib terá que tocar em transporte para trompa em Fá. Exemplo:
Escala da Trompa em Fá:

Dó = 0, Dó# ou Réb = 1-2, Ré = 1, Ré# ou Mib = 2, Mi = 0, Fá = 1, Fá# ou Sol b = 2, Sol = 0, Sol# ou Lab = 2-3, la = 1-2, La# ou Sib = 1, Si = 2 Dó = 0. (escala do Dó3 ao Dó4).

Escala da Trompa em Sib.

Dó = 0, Dó# ou Réb = 2-3, Ré = 1-2, Ré# ou Mib = 1, Mi = 2, Fá = 0, Fá# ou Sol b = 1-2, Sol = 1, Sol# ou Lab = 2-3, la = 1-2, La# ou Sib = 1, Si = 2 Dó = 0. (escala do Dó3 ao Dó4).

Nota Dó do Orgão, violino e ou piano, seria nota sol para trompa independente da afinação, alterando apenas a ordem das chaves conforme citado acima.

Se for tocar lendo uma partitura em Sib com a escala em Sib do jeito que vc citou, daria certo, porém o trompista terá uma leitura uma oitava abaixo do que ele está tocando, ou seja, terá que tocar uma oitava acima do que estará lendo. Quanto a alteração de qualidade sonora, perante meu conhecimento não interfere na forma que você está utilizando o transporte e sim em tipo de bocal que está utilizando, qualidade e material o qual foi feito (tanto bocal como instrumento), se está afinando as pompas do instrumento de formas adequadas e a embocadura se está sendo tocada de forma correta.

Novamente volto a dizer, estou com uma vontade enorme de comprar um desse, vi um video achei muito bonito, porém não sei se o procedimento de escala dele acompanha o da trompa ou trompete. Pelo que vi no video acredito eu que seria da forma da trompa, porém isso não envolve qualidade sonora e sim maneiras técnicas. Alguns videos as pessoas tocam ele sem introduzir a mão na campana, porém vi um video por uma profissional que utiliza introduzir a mão na campana que seria a forma que toca a trompa. Ao introduzir a mão na campana você verá que haverá alteração na qualidade sonora (de maneira devidamente adequada), porém se não introduzir a mão na campana de forma correta poderá desafinar, além de não atingir qualidade de som desejada. Essas são as orientações que posso te fornecer.

Boa sorte. :idea:

caioborges
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 08 jul 2014, 13:46

Re: Trompa Piccolo em Bb

Mensagem por caioborges » 11 jul 2014, 13:29

Onde é possivel encontrar uma trompa igual essa para comprar? Não acho em lugar nenhum no Brasil, apenas no Ebay e no AliExpress, sera que é confiavel?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes