Afinador eletrônico?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 01 abr 2013, 00:14

Alguém sabe como funciona e o que significa aquelas letras do afinador ? A minha maior dúvida o que significa : A4=440hz e A4=350hz ? Poisa afinação muda quando altera os hz.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Gil Brasil » 01 abr 2013, 02:14

Bento, o afinador nada mais que capta e apresenta a frequência das notas.
Quanto maior a frequência, mais aguda a nota; quanto menor, mais grave.

"A" significa afinação em Lá em frequência de 442 Hz, ou seja, trata-se da afinação padrão das orquestras sinfônicas, geralmente afinadas pelo oboé (o spalla da orquestra, pois é afinado em Dó). Há variações nesta frequência, que pode variar de 440 a 445, dependendo da orquestra ou do país, mas geralmente fica em 442 Hz. O número 440 Hz é um número inteiro e por isso é usado como referência.

Para entender: os instrumentos em Dó necessitam tocar a nota Lá (na tessitura 4) em frequência de 440 hz.

Se você mexer na frequência, muda-se a afinação base. Por exemplo, se colocar A:400 Hz está afinando para instrumentos em Sib, ou seja, se você pegar um instrumento em Sib (trompete, por exemplo; com a trompa, também dá certo se considerar a trompa como em Sib puro e não como Fá), você terá as notas reais no visor do afinador. Se chegar a A:480, é como se fosse um instrumento afinado em Ré.

Resumindo: instrumentos em Dó = A: 440 hz. Se pegar um instrumento em Dó e tocar a escala, as notas serão mostradas no visor. O apontador pode medir o desvio (desafinação) da nota em até 30% para mais ou para menos. Digamos uma nota Ré qualquer: se o desvio for para mais (o apontador fica à direita da nota), está chegando a um sustenido, e se for abaixo, está chegando a um bemol. Por isso, o afinador é importante para sabermos se estamos tocando afinados ou desafinados.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 02 abr 2013, 00:59

Muito boa explicação do gil, respodeu até o que eu pensei em perguntar.mas ainda tenho dúvidas. Vejamos se ajustar o afinador para A4=440hz começar a tocar em escala transportada em dó na clave de sol, uma trompa que está afinada em fa, uma melodia na tonalidade de dó maior e depois tocar outra melodia de tonalidade de dó menor ( 3 bemois). Essas mudanças de tonalidade das melodias, também muda as frequências no executar das notas em relação ao afinador?não sei se consegui explica minha dúvida é que estou com dificuldade com afinação principalmente com os hz.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por rmatosinhos » 02 abr 2013, 06:14

Se mudar de escala o afinador também muda. O afinador capta cada uma das notas individualmente.
Os afinadores são ferramentas muito úteis porém usam na maioria das vezes um sistema temperado de afinação. Tendo isso em mente, facilmente chegará à conclusão que mesmo que o afinador indique que está afinado, não significa necessariamente que assim seja. Deverá portando ser considerado como uma referência apenas, para evitar desvios excessivos de afinação. Pode fazer alguns exercícios com afinador para ajudar a controlar os mecanismos de afinação.
Para estudar a afinação das diferentes funções tonais, deverá estudar em grupo ou usando materiais pedagógicos como é o caso do CD de TuneUp de Steve Colley (http://www.tuneupsystems.com/)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Gil Brasil » 03 abr 2013, 23:27

Bento-sc Escreveu:Muito boa explicação do gil, respodeu até o que eu pensei em perguntar.mas ainda tenho dúvidas. Vejamos se ajustar o afinador para A4=440hz começar a tocar em escala transportada em dó na clave de sol, uma trompa que está afinada em fa, uma melodia na tonalidade de dó maior e depois tocar outra melodia de tonalidade de dó menor ( 3 bemois). Essas mudanças de tonalidade das melodias, também muda as frequências no executar das notas em relação ao afinador?não sei se consegui explica minha dúvida é que estou com dificuldade com afinação principalmente com os hz.
Bento, o afinador identifica qualquer nota que tocar, e é você que vai escolher o método de leitura da nota, caso você faça a transposição para Dó ou se lê em Fá.
Em A:440 hz, a nota Dó é o som real da nota Dó, considerando instrumentos em Dó; considerando instrumentos em Fá, a nota real é um Sol.
Por exemplo, se você optar pela leitura da partitura em Dó, a nota que está a tocar na trompa Fá é transposta.

Quanto à questão da tonalidade das melodias, isso não muda nada, se você considera a transposição para instrumentos em Dó. Mas, se considerar a escala da trompa em Fá, a nota que visualizar no afinador não será a nota real, por isso você terá que tocar uma nota e ler outra.

As frequências (em Hz) não mudam as notas, elas são as próprias notas, o som real, para instrumento em Dó, se estiver em A:440 hz. Cada nota tem uma frequência determinada (claro, com alguns desvios, como já expliquei), as frequências são imutáveis. Não se preocupe com a frequência, se preocupe em ver a nota que visualiza no afinador e faça as transposições necessárias. Se você modificar a base de afinação no afinador, aí sim você estará lendo as notas reais de instrumentos em outra afinação, como eu já exemplifiquei: A:400 (Sib), A: 480 (Ré).

Uma observação: à direita da nota no visor, aparece um número de 1 a 7, definidos pela Organização Internacional de Padronização (ISO 16). Este número representa a tessitura da nota, porém na prática, os músicos consideram o Dó4 oficial como Dó3. Por exemplo, o Dó central (1ª linha suplementar inferior da pauta em clave de Sol) é representando pelo número 4, mas na prática musical se considera Dó3, e assim por diante, um Ré7 é considerado um Ré6.

Espero que tenha entendido, mas se não pode perguntar de novo.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Gil Brasil » 03 abr 2013, 23:48

Este site disponibiliza gratuitamente bons estudos e prática sobre transposição e leitura tonal.
Acesse: Music Theory, o entrave maior é ser em língua inglesa.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 09 abr 2013, 03:12

Minhas dúvidas foram esclarecidas. agradeço pelas respostas e pelas sugestão de estudo. Só mais uma pergunta, alguém consegue tocar uma melodia com todas as notas marcando 0 cent. no afinador? Por que quando eu toco o som ao meu ouvido está bom, mas no afinador está um pouco auto .

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Gil Brasil » 10 abr 2013, 03:41

Bento-sc Escreveu:Minhas dúvidas foram esclarecidas. agradeço pelas respostas e pelas sugestão de estudo. Só mais uma pergunta, alguém consegue tocar uma melodia com todas as notas marcando 0 cent. no afinador? Por que quando eu toco o som ao meu ouvido está bom, mas no afinador está um pouco auto .
Muitos profissionais conseguem, mas isso depende de muita dedicação, estudo e persistência, além de contar com uma trompa de qualidade e um bocal adequado ao estilo do trompista e das suas necessidades, e por fim, de um professor que oriente corretamente.

Conheço um trompetista que tocou por anos olhando o afinador, e o cara ficou muito bom, aliás é um grande profissional.

Qualquer um pode conseguir, mas requer essas situações que mencionei.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por rmatosinhos » 10 abr 2013, 16:07

Não precisa de tocar todas as notas com o afinador no "0", aliás se fizer isso estará desafinado!
Passo a explicar...
Existem vários sistemas de afinação, o afinador rege-se por um sistema temperado de afinação, em que o dó# é igual ao Réb e o Ré# é igual ao Mib.
Mas por exemplo no caso de uma trompa, se estiver a tocar música tonal, cada função da escala terá que ter uma afinação diferente. Ou seja o dó de dó maior não pode ser igual ao dó de láb maior e ao dó de fá maior...
O dó em fá maior estará um pouco mais alto 2 cents mais alto pois tem a função de quinta, e o dó de láb maior estará 14 cents mais baixo pois tem a função de terceira de uma tonalidade maior.
O afinador é contudo útil para servir de referência e evitar desvios excessivos da afinação.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 03:38

=P~ era isso mesmo que eu estava procurando! E será que alguém consegue identificar as notas só com o ouvido. sem ajuda de um afinador? Parece difícil ouvir um som e saber a sua frequência e timbre. Será que isso é um dom ? ou é algo que pode ser trabalhado?

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 11:49

Só mais uma pergunta. Por que que existe tanto instrumento com afinação diferente?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por rmatosinhos » 11 abr 2013, 16:16

As afinações dos vários instrumentos têm que ver com a construção dos mesmos.
Sim, é possível identificar as notas sem afinador e mesmo inclusive com treino é possível identificar a afinação.
Existe dois tipos de ouvido: absoluto e relativo. Há opiniões diversas quanto à questão seo ouvido absoluto se pode ou não trabalhar. Acredito que si, e aliás era algom defendidopor Hindemith. No meu caso possuo um ouvido relativo sem a trompa, mas quando seguro na trompa fico practicamente com ouvido absoluto. É algo bastante útil, criar uma memória dos sons associada ao acto de segurar no instrumento. A vida fica muito mais facilitada... Contudo como temos que transpor, é necessário igualmente pensar por relatividade.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 12 abr 2013, 04:25

Impressionante!

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por Bento-sc » 10 jun 2013, 09:24

Alguém tem a resposta ? Fiquei um tempo tocando sem olha para o afinador . E por esses dia voltei a conferir a afinação e percebi que de vez enquando o dó e o fá está alto que chega ficar # mas o engraçado que no meu ouvido tá bom . Será que o problema está na embocadura ? ou no instrumento ? percebi também que quando eu tiro o suquinho (aquela água que fica nós tubos) da trompa melhora um pouco. Consigo resolver tudo isso com a mão na campana.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Afinador eletrônico?

Mensagem por rmatosinhos » 10 jun 2013, 11:40

Mas mudou a posição das bombas? É que a mão nem deve ser utilizada com moderação ou alterará demasiado o timbre da trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes