Problema de vibração labial

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Problema de vibração labial

Mensagem por celsojr » 02 abr 2013, 21:53

Como identificar se o problema é má vibração labial e como corrigí-lo? Há algum tipo de exercício a ser feito para este quesito em específico?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Problema de vibração labial

Mensagem por rmatosinhos » 03 abr 2013, 00:10

É o tipo de coisas que provavelmente só se conseguirá aperceber com ajuda de um professor...
Tente vibrar uma determinada passagem só com os lábios, depois com o bocal, depois com a trompa. Se melhorou o problema estava na embocadura. Nem sempre é assim, especialmente se vibrar só com os lábios, uma vez que o tipo de vibração difere bastante em relação à vibração no instrumento.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Problema de vibração labial

Mensagem por Éricles Rodrigo » 03 abr 2013, 02:46

Comigo tbm acontece essa vibração...Mas em específico só com a nota Fá do 1º espaço, na maioria das vezes
quando eu estou estudando e na lição eu tenho que pegar algumas notas com Mi ou Fá agudo sai tudo bem mas
quando eu tenho que descer uma oitava abaixo principalmente no Fá 1º espaço acontece essas vibrações ou " rajadas ".
Se eu estou subindo e descendo fazendo escalas não acontece esse problema...isso tá me tirando as paciências!!!

frncsc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 30 mar 2011, 23:16

Re: Problema de vibração labial

Mensagem por frncsc » 04 abr 2013, 00:24

Éricles, eu tenho o mesmo problema exactamente na mesma nota. Uma vez num curso com o Barry Tuckwell expus-lhe esta situação e ele perguntou-me com que frequência isto me acontecia. "Principalmente quando tenho a embocadura cansada"- respondi- " A mim também me acontece no fá! A única coisa que podes fazer é descansar." E assim faço. Paro de tocar e passado uma hora o problema desapareceu. No meu caso, penso que tem a ver com o facto de a embocadura esticar quando está cansada e a minha arcádia dentária, que é muito irregular, provoca
essa distorção. Agora é como o Matosinhos diz, o ideal é ser acompanhado por um professor porque somos todos diferentes. Abraço.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Problema de vibração labial

Mensagem por Gil Brasil » 04 abr 2013, 19:12

Também me ocorre este problema, mas como disse nosso amigo frnsc, quando a embocadura está cansada.

Quando estou tocando e aparece este problema, sempre diminuo a intensidade e respiro fundo nas pausas e descansos, o que aumenta a oxigenação no local e reduz as "escrocadas" após alguns minutos.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Problema de vibração labial

Mensagem por Bento-sc » 10 abr 2013, 02:56

Isso é embocadura cansada. Você pode escolher ou você descansa um pouco ou você continua tocando eu contínuo tocando e logo desaparece.. Quando isso acontece parece que eu estou tocando sax alto.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes