VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por XMF » 28 mai 2013, 02:41

Boa Noite !

Vou comprar um trompa em FÁ e gostaria de saber se tem diferença entre em FÁ e em SIB (Claro tirando a diferença de tonalidade). Gostaria de saber se de uma para a outra se tem alguma dificuldade a mais ou algum ponto positivo. Qual seria a opinião de vocês que já tocam, de qual seria melhor para aprender já que sou iniciante.

*Trompa de marca SHELTER em FÁ com três rotores*

Grato Até o momento

Deus lhes abençoe.

Alexandre Lima

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por Éricles Rodrigo » 28 mai 2013, 15:42

A Trompa em FÁ tem um som mais aveludado, ou seja, um som mais nobre do que a Trompa em SÍb, porém
a Trompa em FÁ requer um pouco mais do trompista para executa-la somente nessa afinação...a Trompa dupla FÁ/SÍ que é mais usada por quase todos os trompistas, facilita bastante na execução das notas AGUDAS,
pois quando acionamos o gatilho ou 4 ROTOR, começamos a usar o lado SÍb da Trompa onde ela fica mais leve para alcançar as notas AGUDAS.

Alexandre, se eu fosse vc eu compraria uma Trompa em FÁ da marca CONN, vc acha usada por até 800 reais ou até mesmo uma WERIL em FÁ, pode ter a certeza que vc irá pagar o mesmo preço da SHELTER ou pouca coisa a mais...eu tive uma SHELTER e sofri muito com ela, pois ela tem muita folga nos rotores, sem falar que
quase sempre eles enroscam quando vc tá estudando, isso atrapalha muito!!!
Mas é vc quem sabe da sua condição financeira, eu só quis passar a minha indigesta experiência com essa marca de Trompa.

Boa sorte!!!

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por Marco Trompista » 28 mai 2013, 19:05

Ola XMF eu também tive uma Shelter em Fá, comprei nova mas ela é pequena demais , eu não tive problemas com enroscos etc. Mas meus estudos só deslancharam depois que adquiri uma trompa Dupla ( apesar de Chinesa ) pois assim como o nosso Irmão Ericles disse os agudos na trompa em fá exigem muito mais precisão do trompista ,mas lembrando que se você tem facilidade com a trompa em fá o som é mais puro , mas fica uma dica se vai comprar uma trompa simples em Fá que seja de uma marca boa ( Conn , Holton , Yamaha ,etc... ) pois elas tem preço bom e sonoridade também .
Abraço :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por Gil Brasil » 28 mai 2013, 23:12

Opa, a galera está afinada nas respostas. :tr1: :tr1:

Só faço um lembrete a mais: a trompa em Fá altera, de modo significativo, a velocidade e o fluxo do ar, exigindo mais técnica e habilidade do trompista.

E a trompa Shelter, não preciso dizer mais nada.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por Bento-sc » 06 jun 2013, 13:40

Alexandre Lima Se você viver sorte você acha uma shelter boa. mas se tiver azar você encontra uma Ax 103 com defeito tenha fé que Deus prepara coisa boa para você XMF.

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: VOU COMPRAR UMA TROMPA EM FÁ, TEM DIFERENÇA ?

Mensagem por Claiton-Silva » 06 jun 2013, 15:56

Bento-sc Escreveu:Alexandre Lima Se você viver sorte você acha uma shelter boa. mas se tiver azar você encontra uma Ax 103 com defeito tenha fé que Deus prepara coisa boa para você XMF.
É a pura verdade!
Já tive oportunidade de tocar em uma Shelter Fá/Sib de um aluno:
- O acionamento dos rotores requer mais força que o normal;
- A afinação é um problema sério no registro médio e no agudo;
- Para se ter uma boa projeção sonora, só com a Força Divina...
==
Temos que ter fé, pois é um problema sério encontrar um bom instrumento.
Deus abençoe!
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes