Trompa no "baixo" do Repertório da "CCB"

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Trompa no "baixo" do Repertório da "CCB"

Mensagem por fcouto.antonio » 31 jan 2014, 14:46

Saudações á todos! E a Paz de Deus aos meus irmãos de fé!

Creio que esta dúvida seria mais para os que tocam do mesmo repertório que eu, mas todos são bem vindos á ajudar. Para os meus irmãos: É correto fazer o "baixo" do repertório do Hinário da CCB na trompa?

Á todos: Com notação na clave de Fá na 4ª linha, seria a Tessitura do D1 até C3 (Creio que Trompa em F tocando A1 - G3) se não me engano, qual a opinião de todos sobre timbrar o som num conjunto de em média, 30 integrantes com vários naipes de instrumento? (Cordas, madeiras, metais, etc...)

Claro, tudo isso possuindo aptidão e domínio do registro em questão. Se não fui claro, estou á disposição para melhor colocação pois sendo sincero, ainda não tenho professor nem instrumento e muitas vezes pergunto de maneira confusa, me desculpem. Se possível, gostaria da opinião de todos por gentileza.

FFF Abraço!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa no "baixo" do Repertório da "CCB"

Mensagem por Gil Brasil » 02 fev 2014, 00:16

Amém, irmão Couto.

A trompa abrange uma tessitura de 4 oitavas, alguns conseguem até mais que isso, inclusive toda a gama da voz do baixo.

No entanto, a tessitura mais adequada para a trompa é o contralto (trompa aguda), onde o seu som e timbre se sobressaem de modo peculiar, suave e produz belíssimo som.

Como segunda opção temos o tenor, pois equivale às trompas graves nas orquestras sinfônicas, e pode ser perfeitamente tocado na CCB. Neste caso em particular, deve-se levar em conta a necessidade de orquestra ou alguma dificuldade do trompista em realizar o contralto, mas de praxe, opta-se pelo contralto.

Mas ressalto que na CCB pode-se optar por contralto ou tenor.

Quanto ao baixo, não é a opção indicada para a trompa como naipe definitivo, haja vista não ser comportar a voz adequada. Mas pode e deve ser executado como forma de prática para fortalecimento de embocadura e equilíbrio da tessitura total. O baixo pode ser executado quando houver uma necessidade na orquestra ou pedido do maestro encarregado.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Trompa no "baixo" do Repertório da "CCB"

Mensagem por fcouto.antonio » 02 fev 2014, 10:31

Mestre Gil, ApdD!

Obrigado prezado! Entendi, era esta a minha dúvida.

Deus te abençoe!

Jose Vizcaino
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 30 ago 2017, 15:14

Re: Trompa no "baixo" do Repertório da "CCB"

Mensagem por Jose Vizcaino » 30 ago 2017, 17:46

Prezado ....Por gentileza...E por que não o Soprano? Tessitura dos hinos permite com uma sonoridade peculiar... Há muitos vídeos na internet de trompistas CCB fazendo solos no soprano com excelente performance, lógico , nos cultos em situação de exceção ausência de trompetes e outros instrumentos , etc... , trompistas habilidosos conseguem e com uma qualidade de sonoridade no pianissimo e piano ... mesmo com ressalvas...

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes