Esgotar Trompa de Caça

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por fcouto.antonio » 18 fev 2014, 12:14

Pessoal, bom dia!

Gostaria de obter dicas sobre o processo mais adequado para se esgotar uma trompa de caça.

Atualmente, seguro o instrumento com a campânula para baixo, giro ela da esquerda para a direita nesta posição em uma volta completa. Em seguida na mesma posição, aponto o leadpipe para o chão e deixo os restante da água acumulada pingar. Por fim, passo um pano nela, secando a possível saliva que se acumulou nas superfícies externas e a visível interna da campânula. Alguma dica ou ação que eu possa realizar de forma mais eficiente?

Obrigado!

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por rafaps » 18 fev 2014, 16:03

Paz.

eu costumo fazer o mesmo, mas ao final do estudo, eu tiro todas as bombas e tiro o que tiver nelas.

mas também tenho duvidas a respeito disso.

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por fcouto.antonio » 18 fev 2014, 17:53

A Paz, Rafaps;

Fazia o mesmo que você, quando possuía uma trompa compensada que estava para fechar negócio, mas mesmo assim quando tocava ela sofria com os "clicks" que o acumulo de água causa no instrumento. Empiricamente, creio que era alguma solda que estava comprometida que quando vazava junto a quantidade significativo de água, geravam estes incômodos sons. Mas dou um UP no post, tanto para a Trompa de Caça, quanto a Moderna, qual é a forma mais eficiente de se esgota-las?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por rmatosinhos » 18 fev 2014, 23:22

Coloque a trompa na horizontal e sopre com bastante força algumas vezes, depois rode 2 vezes, lentamente em direção à capânula
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por fcouto.antonio » 19 fev 2014, 01:26

Perfeito Ricardo! Obrigado mais uma vez! Vou realizar o aconselhado! Conversando um pouco, me lembro que quando começam os "clicks" na trompa, sopro-a com força e isso ajuda na eliminação temporária destes.

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por rafaps » 19 fev 2014, 19:48

senhores, poderiam me ajudar?

a minha trompa moderna, não tem o acessório para retirar saliva, que geralmente vem nas trompas. então geralmente eu tenho que virar ela e tirar a bomba principal, e virar para baixo, o acumulo de saliva fica todo ali e na bomba de 1tom e meio do rotor Bb, e muitas vezes ela começa a fazer os "Clikss" que o Couto sitou acima, e as vezes durante as musicas, e isso atrapalha muito.
tem alguma outra forma de tratar com isso, ou tenho que tirar a saliva pela bomba principal toda vez?

Obrigado

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por fcouto.antonio » 20 fev 2014, 17:07

Pessoal;

Creio que a dúvida do Rafaps seja a mesma que a minha também, para a Trompa atual. Vamos por partes:

1 - Como disse, estes "CLICKS" que instrumento emite ao tocarmos, seria problema com acumulo de água em orifícios e rupturas que o instrumento adquire com o tempo de uso em suas soldas? E assim que o ar vaza, junto da água acumulada este ruido é gerado? Confere isto?

2- Qual seria a maneira mais eficiente de se esgotar a Trompa atual? Antigamente segurava-a na vertical, com a campânula para baixo e nesta posição girava-a em 360º e em seguida, deixava o leadpipe dela para baixo, até que a agua acumulada escorria. Por fim, tirava todas as bombas do instrumento e esgotava-as também.

3-Mesmo assim, depois de 10 minutos os "estálidos" incômodos aconteciam novamente. Há alguma outra dica ou explicação para este ocorrido? Poderia ser problema neste do acumulo frequente de água ou é normal isto no instrumento Trompa?

4- Este contínuo acumulo de água no instrumento, poderia ser a maneira que eu sopro o instrumento, por ser iniciante?

Antecipadamente, agradeço!

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por rafaps » 20 fev 2014, 17:39

eu creio que seja normal, pois vejo um cara aqui da cidade que é baixarel em trompa, ele joga litros de agua no chão '-'

mas acho que existem massetes. por exemplo, eu não tiro todas as bombas, eu tiro somente a bomba de 1 tom e meio da valvula Bb la esta toda a saliva das bombas. e tambem esgoto pela valvula principal, não nessecitando de tirar todas as bombas. se alguém mais tiver algum outro macete, agradeço se me passar rs

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Esgotar Trompa de Caça

Mensagem por fcouto.antonio » 20 fev 2014, 22:26

Rafaps;

Obrigado pela resposta sobre a quantidade de água no instrumento, pois achei que sofria de ptialismo. Logo quando adquirir minha trompa moderna, vou lembrar de sua dica e testar a limpeza nela.

Obrigado.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes