Duas notas ao mesmo tempo

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Duas notas ao mesmo tempo

Mensagem por rafaps » 16 mar 2014, 02:43

Paz.

Estava vendo um vídeo, em que o trompista consegue fazer 2 notas ao mesmo tempo. achei uma coisa um tanto estranha e peculiar :-k :-k

gostaria de saber um pouco sobre esse efeito, como é produzido, se há restrições de notas para tal.

não postei o vídeo por que acho que não é permitido postar videos aqui se não me engano.. se possível eu posto assim que se desenvolver o topico :D

Obrigado

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: Duas notas ao mesmo tempo

Mensagem por Claiton-Silva » 24 mar 2014, 20:21

Olá!

Até onde sei, dá para realizar isso soando uma nota com a garganta, enquanto se toca outra com o instrumento.
Concentre-se em uma nota e tente cantá-la somente com a garganta; (Se vc tentar falar o número 1 sem abrir a boca, como uma nota)
Enquanto soa a nota, sopre a mesma nota na trompa;
Se vc cantar Dó, tente fazer a escala com o mesmo sopro.
--
Dá para treinar soprando livremente sem o instrumento, somente com os lábios e, enquanto soprar, "fale" o número 1 com a garganta.

Espero que ajude.
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Duas notas ao mesmo tempo

Mensagem por rmatosinhos » 24 mar 2014, 23:53

É possível colocar vídeos aqui, basta usar o código



Ou então colocar o link, seleccionar e carregar no botão youtube em cima.

Relativamente aos multifonicos, são uma técnica que não é difícil de fazer mas requer alguma prática para controlar.
É habitual ver alunos principiantes que fazem multifonicos da primeira vez que experimentam a trompa. A problema consiste em apenas trabalhar uma nota de casa vez durante vários anos e depois ter que tocar duas simultâneas. Daí recomendar que os alunos usem multifonicos por exemplo nas suas próprias cadências, desde cedo, e estudar todos os dias no cooldown, depois de ter pranchado tudo o resto. Desta forma não se desperdiça demasiado tempo e apenas se trabalha depois, mas todos os dias, um livro de exercícios que estou a escrever inclui uma extensa variedade de exercícios em multifonicos.
Nos meus estudos uso bastantes multifonicos, como por exemplo neste tributo a J.S.Bach
https://soundcloud.com/rmatosinhos/12-15-low-horn-etudes-tribute-bach
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes