A trompa na clave de fa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

A trompa na clave de fa

Mensagem por rafaps » 26 abr 2014, 17:59

Paz.

Observei que em algumas peças, a trompa passa para a clave de fá, mas o do 3 ele fica no segundo espaço de baixo para cima?

alguém tem algum esquema, ou mini tutorial, ou poderia me explicar ao certo como funciona? obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: A trompa na clave de fa

Mensagem por rmatosinhos » 26 abr 2014, 21:52

A resposta é... Depende :lol:

Se calhar a confusão prende-se com o facto de na trompa haver 2 tipos diferentes de notação para clave de fá:
Em notação moderna o Dó da primeira linha suplementar inferior da clave de sol equivale ao Dó da primeira linha suplementar superior da clave de Fá
Em notação antiga o Dó da primeira linha suplementar inferior da clave de sol equivale ao Dó do 2º espaço da clave de Fá

Trompistas... complicados por natureza, abençoados à nascença com transposições e 2 tipos de notação em clave de fá... :lol:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: A trompa na clave de fa

Mensagem por rafaps » 27 abr 2014, 04:30

é isto mesmo Sr. Matosinhos, eu ja vi essas duas.
mas nos concertos como de mahler, e stravinsky , eu vejo no segundo espaço da pauta, o dó 3.

é verdade, como é bom ser trompista, por natureza de nossa transposição podemos tocar partes de qualquer instrumento rs. tanto na clave de sol, quanto na de fá, e acho que até na de Dó. rs


Obrigado por esclarecer. até breve

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes