Nervosismo em audições/apresentações

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Nervosismo em audições/apresentações

Mensagem por rafaps » 29 mai 2014, 21:14

Paz.

Amigos, hoje tive minha primeira audição, estava muito confiante, porem quando cheguei lá. na hora de tocar.. minhas mãos tremiam, a embocadura tremia, e eu acabei não conseguindo mostrar nem 45% do meu potencial, foi muito ruim.

bom, passou. rs mas queria saber se alguém sabe alguma maneira de controlar isso. não quero passar por isso novamente, quero poder mostrar o que eu realmente sei, nas próximas audições e apresentações.

Obrigado pessoal! ^^

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Nervosismo em audições/apresentações

Mensagem por Gil Brasil » 03 jun 2014, 02:55

A melhor maneira de lidar com o stress é enfrentando-o com serenidade.

A primeira ação você já fez: preparou-se.
Segundo: estava confiante.
Terceiro: preparar-se mentalmente para enfrentar o stress gerado com serenidade.

Diga a você mesmo: estou preparado, eu sei o que fazer, respire, controle o fluxo de ar, mesmo sentindo aquele frio na barriga, fique sereno, focado no que vai fazer. Quando começar a tocar pense apenas no que está fazendo, e nunca perca a concentração por nada, tal como pensar que o público está te olhando.
Gil Brasil

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Nervosismo em audições/apresentações

Mensagem por rafaps » 05 jun 2014, 00:06

Muito obrigado Gil! vou tentar na proxima rs

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Nervosismo em audições/apresentações

Mensagem por rmatosinhos » 06 jun 2014, 00:32

Como disse a professora Froydis o nervosismo deve-se habitualmente a 3 questões:

- Preparação: Se estiver bem preparado não tem porque ficar nervoso. Esteja bem preparado e o nervosismo afastar-se-á

- Fasquia: Estabeleça fasquias alcançáveis: Ex. Se disser "Sou o melhor trompista do mundo" vai ficar nervoso pois sabe que não é verdade. Ao invez disso diga algo como, "Sou o melhor trompista de minha casa, da minha rua, do meu bairro, da minha cidade, do meu distrito..." gradualmente aumente a fasquia, mas sempre de uma forma controlada.

- Paradigma de Abordagem: Ao invés de pensar o que "o público vai pensar de mim", pense "o que eu tenho para oferecer ao público"
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes