Problema no registo agudo.

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Rodrigo Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 16 nov 2016, 15:30

Problema no registo agudo.

Mensagem por Rodrigo Freitas » 16 nov 2016, 16:15

Boa tarde, gostava de saber se alguém tem alguma ajuda para o meu registo agudo, pois quando toco o registo agudo só faço força com o braço e o som não saí muito bem. Gostava de ter algumas dicas para tirar o registo agudo com mais facilidade. Agradeço a vossa atenção e muito obrigado. :lol:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Gil Brasil » 16 nov 2016, 23:07

O registo agudo depende de vários factores, entre eles:
1. Estudo e prática dedicada e por longo tempo.
2. Fortalecimento da embocadura: ideal o acompanhamento de um professor e uso de métodos adequados ao estágio de desenvolvimento, bem como a prática do registos graves e médios.
3. Bocal: bocais com furos mais estreitos e copos mais rasos favorecem o registo agudo, embora possam dificultar um pouco o registo grave.

No estudo, o registo agudo demanda evolução sistemática e por degraus, ou seja, faça a escala até a nota aguda que consegue afinada e firme por 5 segundos. Faça o exercício até esta nota durante uma semana, sempre firmando-a. Após consegui-la com facilidade, afinação e certeza, passe meio tom acima, e pratique durante uma semana; e assim, sucessivamente. Não basta atingir a nota de qualquer maneira, é preciso consolidá-la e assim passar à frente.

Bons agudos!
Gil Brasil

Rodrigo Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 16 nov 2016, 15:30

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Rodrigo Freitas » 17 nov 2016, 00:43

Muito obrigado Gil Brasil agradeço a sua atenção. O meu bocal é largo pois os meus lábios são um pouco grossos.
Vou experimentar o seu exercício e todas as semanas vou aumentar meio tom.

Rodrigo Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 16 nov 2016, 15:30

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Rodrigo Freitas » 17 nov 2016, 08:10

Só mais uma questão. O que acha que devo fazer para melhorar os trilos só com a boca?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Gil Brasil » 17 nov 2016, 22:27

Rodrigo Freitas Escreveu:Muito obrigado Gil Brasil agradeço a sua atenção. O meu bocal é largo pois os meus lábios são um pouco grossos.
Vou experimentar o seu exercício e todas as semanas vou aumentar meio tom.
Somente aumente meio tom se estiveres firme na nota. Do contrário pratique mais a escala.

O bocal pode ser largo no anel exterior (chamado diâmetro interno), onde os lábios tocam no bocal.

Estou falando do furo (uns nominam "thorat", outros "bore" ou "backbore"), localizada no fundo da "taça".

Abaixo, duas ilustrações para exemplificar (maiores detalhes em: https://simple.wikipedia.org/wiki/Mouthpiece_(brass).

Onde está legendado "bore":
Imagem


Entre o número 6 e 7:

Imagem
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Gil Brasil » 17 nov 2016, 22:34

Rodrigo Freitas Escreveu:Só mais uma questão. O que acha que devo fazer para melhorar os trilos só com a boca?
Recomendo que só faça performances específicas quando estiveres bem treinado em escalas, arpejos, stacatto, etc.

Fale com um professor a respeito.
Gil Brasil

Rodrigo Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 16 nov 2016, 15:30

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Rodrigo Freitas » 18 nov 2016, 23:47

Agradeço a vossa atenção mais uma vez, vou fazer os exercicios que aconselhou.
Mas ainda não percebi o que disse no início sobre o bocal, disse que bocais com furos mais estreitos e copos mais rasos favorecem o registo agudo. Não percebi de pode-se ajudar agradeço a vossa atenção

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por Gil Brasil » 30 nov 2016, 18:41

Muito simples, observe a figura, onde está a seta a indicar o nome "bore". Nesta região do bocal, fica o furo, ou seja, o calibre onde passa o fluxo de ar final, pois o restante do bocal (aquele canudo final) está preso ao instrumento.

Imagine o bocal como uma taça para beber vinho. Na parte indicada na figura (bore) é tecnicamente o furo que me referi. Ali, quanto mais estreito, mais o ar fica comprimido para passar, facilitando o registo agudo.

Imagem

Veja neste quadro da Josef Klier. Os bocais, seja linha K ou M (esta de preferência), observe o número 3,8 mm, este é a largura do furo, sendo o mais propício ao agudo, diversamente do mais largo de 4,8 mm, que facilitaria os médios e graves. Para facilitar mais ainda o entendimento do que é furo, pegue uma haste de algodão usada para limpar orelha e tente atravessar no bocal, onde ele mais resistir, é o furo.

Imagem
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Problema no registo agudo.

Mensagem por rmatosinhos » 01 dez 2016, 22:07

Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Rodrigo Freitas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 16 nov 2016, 15:30

Problema de resistência

Mensagem por Rodrigo Freitas » 22 out 2018, 17:58

Boa tarde tenho falta de resistência e isso prejudica me muito, por exemplo estou a tocar a 1° concerto de strauss e a embocadura complica me a vida por completo. Gostaria de saber se me podiam ajudar.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes