Técnicas p/ aprendizes

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por rmatosinhos » 14 jul 2010, 07:09

Um exemplo é o bocal Vicent Bah nº10 ou 7 ou o Holton Farkas MC.
Relativamente à trompa que refere ( HANS HOYER 6801 F/BB) é uma boa opção para um instrumento de nivel médio. Uma recomendação é que muitas vezes consegue por esse preço ou pouco mais, me segunda mão alguns instrumentos de gama profissional.
Se o instrumento estiver em bom estado é melhor que um novo. Um instrumento novo geralmente é difícil de tocar e só passado algum tempo melhora, se for tocado de uma forma correcta. Para quem está a começar e está nesse dilema que instrumento escolher, recomendo sempre ou um instrumento fraco para ser um baixo investimento ou então um bom instrumento em segunda mão.
Existe também depois a vantagem da venda. Um instrumento fraco, como não representa um grande corte orçamental é fácil de suportar, um bom instrumento em 2ª mão, na hora de vender consegue-se muitas vezes vender pelo mesmo preço que se comprou, uma vez que quem procura trompas em 2ª mão está geralmente interessado em alexander, paxman, schmid, holton etc.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

DIV44
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 13 jul 2010, 15:38

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por DIV44 » 19 jul 2010, 22:19

Senhor Matosinhos mais uma breve questão, entre os 3 modelos que em seguida vou apresentar queria saber qual dos modelos o senhor me aconselha!
Yamaha 567D;
HOLTON H 378R F/BB;
HANS HOYER 6801 F/BB?
Mais uma vez peço imensa desculpa pelo incomodo mas como sei que é um excelente trompista ninguem melhor para me aconselhar e é sempre bom ter a opinião de um profissional visto que não sou ainda muito entendido na matéria!
Desculpe o incomodo.
Abraço!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por rmatosinhos » 20 jul 2010, 05:00

HOLTON H 378R ca. 2499€
HANS HOYER 6801 ca. 2666 a 3099€ (dependendo do material)
Yamaha 567D ca. 2799 a 3444€ (dependendo do material)

Estes instrumentos estão +/- dentro da mesma gama de preços.

Como sempre, abstenho-me de tecer considerações sobre os instrumentos para não influenciar negativamente.

O ideal será estabelecer um preço (que penso que já o tenha feito) e a partir daí experimentar instrumentos dentro desse preço.

Experimente mas sem olhar a marcas. A trompa até poderia ter a marca "Compre que é bonito" ou "XPTO"... não interessa. A sua sensação é o mais importante.
De seguida, caso haja indecisão entre trompas o ideal é fazer uma prova cega:
Pedir a algum amigo que avalie o som de vários instrumentos na mesma sala sem ver que instrumento está a tocar.
Uma boa forma de tirar dúvidas poderá ser:
Imagine que tem 2 instrumentos para experimentar.
Decidamente está mais inclinado para um, mas não tem a certeza se é por causa da marca ou não
Toque um pequeno trecho musical 3 vezes. Da 1ª e 3ª vez com o instrumento da sua preferência, na 2ª com outro instrumento.
Não revele ao seu "avaliador cego" quantos instrumentos diferentes está a experimentar.
A principal ideia é avaliar sem marcas nem modelos.

resumindo

1º estabelecer preço
2º experimentar sem restrições nem ideias pré-concebidas
3º prova-cega


Espero que entenda a minha posição. A minha escolha seria possivelmente boa para mim mas não para si.

Da mesma forma que os meus melhores sapatos podem ser os piores para si. Serve para um não serve para outro...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

DIV44
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 13 jul 2010, 15:38

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por DIV44 » 20 jul 2010, 13:57

Muito obrigado Senhor Matosinhos pela ajuda e desculpe ter dado tanto incomodo!!!!
É sempre bom ter a opinião de um profissional, porque não quero comprar so por comprar, mas sim comprar algo que me permita evoluir! A sua ajuda foi preciosa, desculpe o transtorno e obrigado por tudo!
Um grande abraço e felicidades para o seu trabalho!!!
:yawinkle: :yawinkle:

Alexandre Manoel
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 12 jul 2010, 16:03

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por Alexandre Manoel » 21 jul 2010, 15:57

Olá meu nome é Alexandre Manoel E estudo trompa a mais ou menos quatro meses, e gostaria se fosse possivel que você pudesse me ajudar na questão de embocadura, e a respsito da mão dentro da campana. Ou melhor por favor me mande tudo que possa me ajudar, pois estudr trmpa é algo que amo muito fazer, e quero ser um bom trompista. Desde já agradeço.

Meu e-mail é xandy.deh@hotmail.com
Obrigado!!!!!!!!!! :

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por rmatosinhos » 22 jul 2010, 00:54

Olá.
Poderei ajuda-lo bem como outros participantes do site mas, para tal, deverá indicar relativamente à embocadura e a mão na campânula em concreto o que necessita saber.

Sobre essa matéria existem nesta secção alguns tópicos que poderá consultar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por Gil Brasil » 30 jul 2010, 21:43

Matosinhos, pelo que eu li sobre Hans Hoyer é uma excelente trompa, de nível intermedário a profissional. Li alguns reviews em sites americanos e ela é considerada superior à Yamaha, Conn, mas é tão elogiada quanto à Holton, mas alguns dizem que é mais completa na gama de notas do que as Holton (claro, são avaliações de clientes que compraram e que são desde principiantes a intérpretes de bandas e sinfônicas). Resumindo, pelo que pude notar, Hans Hoyer é mais completa, atinge bem todas as gamas de notas, mas as Holton são mais fáceis de atingir os sons mais agudos, diferentemente das Conn que são difíceis de se atingir notas mais agudas. Muitos trompistas profissionais tocam Hans Hoyer, apesar de que o top mesmo são as Alexander, Paxman, Engelbert Schmid. E sobre a Otto Dietter e a TheinBrass, já ouviste falar? Abraços brasilis.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por rmatosinhos » 01 ago 2010, 00:10

TheinBrass já ouvi falar mas nunca experimentei.
Dietter Otto experimentei uma trompa natural que gostei muito!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

DIV44
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 13 jul 2010, 15:38

Re: Técnicas p/ aprendizes

Mensagem por DIV44 » 17 ago 2010, 21:23

Ola professor Matosinhos, desculpe incomodar de novo, mas surgiu-me uma questão!
Eu gostaria de saber como posso adquirir trompas da marca Hans Hoyer em Portugal!!
E tambem estive a pesquisar sobre uma trompa holton que gostaria de saber a sua opiniao acerca dela, deixo o link do site em que fiz a pesquisa:
http://valedecambra.olx.pt/trompa-holto ... d-57102959
Um Abraço e desculpe incomodar mais uma vez!!!!!
:D

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes