Como limpar a trompa?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Luis Ferreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 04 ago 2010, 10:22

Como limpar a trompa?

Mensagem por Luis Ferreira » 04 ago 2010, 10:35

Olá, eu toco trompa à 4 anos numa banda musical. Gostaria de saber, quais os produtos que se podem utilizar para limpar a trompa, tanto no exterior como no interior da propria trompa e das bombas. Não conhecia este site/blog, foi um colega e professor (marco maia) que me disse que existia e onde eu poderia tirar algumas duvidas. Quero felicitá-los por terem um bom blog. Abraço :tr1:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por rmatosinhos » 04 ago 2010, 18:57

Olá. bem vindo ao forum dos trompistas.
(não é um blog, é um forum!)

Imagem
Para limpar a trompa há diversos acessórios que poderão se úteis.
-Escovilhão - para limpar o leadpipe (facilmente se adquire em qualquer loja de instrumentos)
-Escovilhão para limpar o bocal (facilmente se adquire em qualquer loja de instrumentos)
-Acessório apra limpar bombas
(por vezes estes 3 vendem-se em conjunto)
Imagem
Adaptador de chuveiro - para limpar todo o interior da trompa. (pode-se adquirir online, por exemplo na thomann custa 8.90€

Para limpar o exterior um spray como o caso do "Lá Tromba"
Imagem
e um pano que não largue pêlo (micro-fibras, camurça etc)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por Gil Brasil » 04 ago 2010, 20:38

Eu tive uma trompa niquelada que eu usava cera de polimento automotivo e ficava linda, tirava marcas e pequenas incrustações. Agora, sobre produtos laqueados é mais complicado, pois a sua pintura pode ser danificada se usar qualquer cera que contenha abrasivo. Pelo que pude entender somente se passa um pano macio seco nos instrumentos laqueados ou então usar alguns produtos próprios para isso, como alguns produzidos pelas marcas mais famosas como Yamaha, Conn e Jupiter. Se alguém tiver mais dicas, respondam por favor.
Matosinhos, para a parte externa, principalmente a pintura, quais produtos podem ser usados? Você usa algum em especial ou só limpa com pano seco? Eu uso uma cera neutra, mas não tem o resultado de uma cera abrasiva para limpar.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por rmatosinhos » 04 ago 2010, 21:46

Gil Brasil Escreveu: Matosinhos, para a parte externa, principalmente a pintura, quais produtos podem ser usados? Você usa algum em especial ou só limpa com pano seco? Eu uso uma cera neutra, mas não tem o resultado de uma cera abrasiva para limpar.
Para limpar o exterior uso um spray como o caso do "Lá Tromba"
Imagem
e um pano que não largue pêlo (micro-fibras, camurça etc)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

LIMPEZA DA TROMPA

Mensagem por mapereira » 17 nov 2010, 01:07

A Paz de Deus para os irmãos.
Amigos trompistas, é muito bom termos esse lugar para tirarmos nossas dúvidas, com trompistas de várias partes do mundo. Parabéns ao Ricardo Matosinhos!
Agradeço também ao Gil pela ajuda quanto ao chaveamento.
Agora volto á ter uma dúvida, aliás, duas:
1) Há um certo tempo para lavar o instrumento, ou devo lavar quando notar que as chaves estão segurando um pouquinho?
2) Para lavar a trompa, a água têm que estar morna ou tanto faz, podendo ser morna ou fria?
Agradeço! A Paz de Deus!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: LIMPEZA DA TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 17 nov 2010, 22:20

1) Há um certo tempo para lavar o instrumento, ou devo lavar quando notar que as chaves estão segurando um pouquinho?
2) Para lavar a trompa, a água têm que estar morna ou tanto faz, podendo ser morna ou fria?


R: Não tem nada a ver lavar o instrumento com chaves emperrando, nem tempo certo para lavar o instrumento, depende da sujeira. O ideal é que sempre passe um pano seco depois de tocar para evitar manchas maiores.

Sobre a lavagem, depende de qual é a pintura.
Se for niquelada, pode lavar com água e sabão neutro. Desmonte as peças e lave com água fria ou morna, tanto faz. Depois, arranje um pouco de cera de polimento (supermercado) ou compre um pouquinho de massa de polir de carro (você acha nas oficinas baratinho) e faça o polimento, fica um show.
Olha no Anexo a trompa niquelada Weril que eu tive depois de polir com massa de polir.

Se for laqueada, não recomendo lavar com água nem sabão. Neste caso, apenas desmonte, e utilize um lustrador sem substâncias fortes, pode-se usar o conhecido Poliflor no Brasil, ou apenas pano úmido e secar com pano seco.

Quanto às chaves emperrando, depende se sua trompa é de pistos (antigas) ou de rotores. Se for de pistos, retire os pistos e tire o excesso com palha de aço fina (por exemplo, Bombril), lubrifique com Óleo Singer ou óleo mineral.
Se for de rotores, é bastante complicado desmontar rotores, e não recomendo, pois pode haver problemas sérios na montagem, a não ser que seja feito por um profissional. Tem uma manha que aprendi de deixar os rotores macios e sem emperrar: retire as curvas de afinação dos 3 rotores (ou 6 no caso de trompa dupla), vire a trompa de cabeça para baixo, e pingue algumas gotas de óleo mineral ou lubrificante nos rotores: fica show.


Outro assunto - diversão: vocês viram o Vettel tocando trompa (ou tentando...)?
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f ... 82&start=0
Anexos
Trompa Weril niquelada.jpg
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: LIMPEZA DA TROMPA

Mensagem por mapereira » 18 nov 2010, 00:58

Minha trompa é uma Weril Si bemol laqueada; logo que a comprei, lavava uma vez por mês com água morna e sabão líquido neutro sem glicerina; com o passar do tempo, aprendi melhor maneira de lubrificação e passei a ter um intervalo maior entre as lavagens; ultimamente tenho deixado um tempo bem maior. Existe algum produto que possa ser colocado para proteger a parte interna, fora o óleo mineral e a lubrificação das pompas?
Quanto ao Vettel eu não vi ele tocando trompa. Os brasileiros que competem na Fórmula 1 já não conseguem fazer bonito como o Senna, Piquet e Fittipaldi.
Paz de Deus.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: LIMPEZA DA TROMPA

Mensagem por Gil Brasil » 18 nov 2010, 19:27

mapereira Escreveu:Minha trompa é uma Weril Si bemol laqueada; logo que a comprei, lavava uma vez por mês com água morna e sabão líquido neutro sem glicerina; com o passar do tempo, aprendi melhor maneira de lubrificação e passei a ter um intervalo maior entre as lavagens; ultimamente tenho deixado um tempo bem maior. Existe algum produto que possa ser colocado para proteger a parte interna, fora o óleo mineral e a lubrificação das pompas?
Quanto ao Vettel eu não vi ele tocando trompa. Os brasileiros que competem na Fórmula 1 já não conseguem fazer bonito como o Senna, Piquet e Fittipaldi.
Paz de Deus.
Amém, mapereira.

Dê uma olhada neste tópico, vai te ajudar.
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f=10&t=819

Sobre o Vettel, eu postei aqui no fórum, acho que você não percebeu.
Taí o link: http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f ... 82&start=0

Agora, é verdade, depois de Fittipaldi, Piquet e Senna, o Brasil não tem sido representado à altura na F1.

A Paz de Deus, mapareira.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: LIMPEZA DA TROMPA

Mensagem por mapereira » 22 nov 2010, 01:04

Li o tópico e, dos acessórios que foram mostrados eu uso as escovinhas para limpar o bocal e, quando lavo, uso uma escovinha maior para limpar por dentro. Uso também uma cera para lubrificar os rotores, bem como o óleo mineral. Agora o spray e o outro produto não conheço. Meu instrumento é simples e não têm a campana rosqueável, dificultando um pouco a limpeza.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por rmatosinhos » 27 fev 2011, 16:26

Moderação: Foram fundidos 2 tópicos com a mesma temática
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

colaco777
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 04 nov 2011, 19:04

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por colaco777 » 04 nov 2011, 19:15

Olá trompistas! Sou de Portugal e queria perguntar se a questão de lavar a trompa com leite morno é mesmo verdade... É que é mais barato que comprar um spray e isso tudo...! :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por Gil Brasil » 04 nov 2011, 21:09

colaco777 Escreveu:Olá trompistas! Sou de Portugal e queria perguntar se a questão de lavar a trompa com leite morno é mesmo verdade... É que é mais barato que comprar um spray e isso tudo...! :tr1:
Que isso, colaco777, nunca ouvi nada do tipo na minha vida. Achei até engraçado...

A limpeza da pintura depende da sua composição e existem polidores para niquelado e laqueado. No caso do niquelado, é uma pintura mais forte e pode usar ceras com algum abrasivo se for necessário uma limpeza profunda; no caso do laqueado (amarelo), é uma pintura mais sensível, devendo usar somente flanela seca ultramacia ou levemente umedecida, ou ainda alguns polidores próprios para laqueados. No caso de ser desplacado, pode usar massa de polir automóvel sem problemas.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por rmatosinhos » 04 nov 2011, 22:59

colaco777 Escreveu:Olá trompistas! Sou de Portugal e queria perguntar se a questão de lavar a trompa com leite morno é mesmo verdade... É que é mais barato que comprar um spray e isso tudo...! :tr1:
Olá eu também sou de Portugal e nunca ouvi tal coisa. :D
Conheço porém um ditado português em que "o barato sai caro..."
É preferível comprar um kit de limpeza, para limpar o interior da trompa 1 vez por mês, um spray e um pano e limpar a trompa externamente após cada sessão de estudo.
Fazendo isso, uma vez por ano, dever-se-á levar a trompa a um técnico especializado para fazer uma limpeza profissional, trocar fios dos rotores (se for o caso), batentes, e corrigir alguma mossa que tenha aparecido entretanto.

Fazendo isso um instrumento poderá estar sempre a funcionar em condições e durará por muito mais anos.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por Marcelino » 05 nov 2011, 00:12

Gil quando era criança eu recebi uma sugestão de lavar o meu trompete com leite morno,água fervendo... :tr1: :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Como limpar a trompa?

Mensagem por Gil Brasil » 05 nov 2011, 01:03

Marcelino Escreveu:Gil quando era criança eu recebi uma sugestão de lavar o meu trompete com leite morno,água fervendo... :tr1: :tr1: :tr1:
Conte-nos o resultado, ora bolas!!!
Ou nem quiseste experimentar a sugestão? :lol: :lol: :lol:
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes