problemas na respiração ou e problema da trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
victor.alves
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 12 jul 2010, 19:10

problemas na respiração ou e problema da trompa

Mensagem por victor.alves » 08 out 2010, 14:57

e o seguinte eu toco mas ou menos a dois meses e sempre quando vou tocar de inicio uma escala de DO MAIOR certo ou qualquer outra, quando vou passar do FA pro SOL a minha nota SOL fica tipo vibrando entende no som sai uma vibração , nao sai o som limpo e isso tambem acontece na nota la mas so sao nessas duas o que pode ser isso, problema de respiração ou problema na trompa e eu nao gosto por que isso e uma coisas chata na hora de tocar

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: problemas na respiração ou e problema da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 08 out 2010, 20:10

Victor, é o seguinte.
Também passei por este tipo de situação. Tinha problemas exatamente entre Sol e Lá. Se vc estiver tocando em Sib partituras para instrumentos em Dó, e estiver transportando pelas chaves, o problema pode também ocorrer em outras notas. O som chato é como um kruuuuu... né?
Pois bem, isso ocorre por vários motivos, que podem ser por problemas na: embocadura, afinação da trompa, posição dos lábios no bocal, posição da trompa em relação à boca, uso incorreto da mão direita na campana.
Sempre que for tocar preste bastante atenção na respiração, respire bem firme e forte antes de começar uma linha e pense na nota que quer dar. Isso ajuda bastante.
Solução em 2 passos:
1) Li num site americano que quando se passa de Sol3 para La3 é preciso mudar a forma ou posição dos lábios no bocal, ou seja, você tem que mexer os lábios de uma forma diferente. Consegui acertar isso treinando bastante a nota Lá sozinha, depois alternando entre Sol e Lá, e depois treinando notas agudas com mais frequência, ou seja, até Mi4, Fa4.
2) Também observe a posição da mão direita na campana, se estiver errada é problemático. Veja como posicionar corretamente neste link que escrevi aqui no Trompista:
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f ... 1749#p1749
Enfim, a embocadura para trompista é muito melindrosa, tem um amigo meu (que toca muito bem) disse brincando que por vezes toca uma nota pensando que é outra, ou seja, assopra pensando numa nota e sai outra diferente, exatamente porque os harmônicos estão muito próximos nas notas mais agudas.
Para terminar faça esses exercícios que você vai melhorar a sua certeza das notas, com especial atenção ao passo 3:
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f ... 48&start=0
Se depois de tudo não deu certo, tente mexer nos canos de afinação da trompa e vai testando. Se ainda não der certo, provavelmente o problema é na afinação original da trompa. Mas acho que este é o último caso. Aliás, qual a marca de trompa que vc toca?
Abraço.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: problemas na respiração ou e problema da trompa

Mensagem por rmatosinhos » 09 out 2010, 08:03

É difícil dizer ao certo sem o poder ver e ouvir, pois depende de cada caso. Mas provavelmente deve estar relacionado com a velocidade do ar.
Sem aumentar a intensidade do som, toque na mesma dinâmica mas com maior velocidade de ar. Provavelmente poderá ajudar.
Claro que como disse o "Gil Brasil" poderá ser igualmente um problema na embocadura. Se a embocadura estiver demasiado fechada pode produzir esse som.
Tente aumentar a velocidade e só depois, se não ajudar e que passa para a embocadura.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

victor.alves
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 12 jul 2010, 19:10

Re: problemas na respiração ou e problema da trompa

Mensagem por victor.alves » 27 out 2010, 12:52

e verdade GIL BRASIL eu fiquei estudando muito essas duas notas e como o RICARDO tambem falow tinha que aumentar a velocidade do ar pra com que nessas notas ela nao faça do jeito que vc falo faz tipo assim mesmo GIL kruuuuuuuu, em uma vibração

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: problemas na respiração ou e problema da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 27 out 2010, 19:11

Victor, continue seguindo os conselhos do Ricardo Matosinhos (porque ele é o mestre, né) e também aqueles exercícios que eu postei no site para melhorar sua embocadura, caso estejam resolvendo.
http://trompista.com/pt/viewtopic.php?f=10&t=848
Toque cada nota por cerca de 10 segundos pra sua embocadura acostumar-se a cada posição da boca em cada nota, principalmente as mais difíceis. Você não pode ter medo de dar a nota, é preciso treinar bastante as que tem maiores dificuldades para se ganhar confiança.

Sobre as escalas em Sib e Fá é o seguinte: se vc tocar a trompa em Sib (apertando a 4ª chave) e partituras em Sib, pode tocar normalmente o chaveamento igual ao trompete, lembrando que Do4, Re4, Mi4 usa-se a posição 0, ou seja, chaves livres para essas 3 notas.
Agora, se vc toca a trompa em Fá e partituras em Dó ou Sib, precisa transportar nas chaves ou tocar virtualmente em outra clave, por exemplo, clave de Do na 1ª, 2ª ou 3ª linha pra conseguir afinar com a orquestra.
Mas, se toca a trompa em Fá com partituras em Fá é só seguir o chaveamento original. Vou anexar o chaveamento básico e aí você precisa adaptá-lo a sua realidade.
Não basta vc saber o chaveamento de Fá e Sib simplesmente, tem que saber usá-los em cada situação.

Abraço.
Anexos
WERIL - ESCALA TROMPA 12-2008.pdf
Geralmente é a escala padrão para trompa.
(192.74 KiB) Transferido 537 vezes
Trompa-Escala Maior.pdf
Se vc não conhece esta notação: A = Lá; B = Si; C = Dó; D = Ré; E = Mi; F = Fá; G = Sol, e assim por diante, Bb = Sib; C# = Dó#.
(39.08 KiB) Transferido 518 vezes
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes