Heeeelp!!!

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Clayton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 21 nov 2010, 09:46

Heeeelp!!!

Mensagem por Clayton » 21 nov 2010, 16:30

Ola pessoal, sou novo por aki e novo tambem na arte de tocar trompa! As minhas duvidas sao mil! Comprei uma trompa sib/fa (mas aindo toco trumpet) para tocar na igreja que frequento. Pena que ainda nao sei quase nada sobre ela. Fiz o seguinte: ela veio de fabrica fa/sib e eu a inverti (sib/fa) pois estando em sib tenho mais facilidades de tocar o hinos da minha igreja. Estou quase conseguindo mas as duvidas sao: afinal de contas para que serve a trompa de fa (4ª rotor)? Numa trompa dupla, qual eh a nota mais grave. Nas partituras que toco na igreja a nota mais grave que terei de executar serah um mi (3º espaco na clave de fa 4ª linha), como faco para atingir essa nota? Terei que inverte-la novamente para fa, para assim entao alcancar essa nota (mi) usando o 4º rotor (sib)? Me ajude por favor, pois onde moro estamos em nao temos professores para nos ajudar! Aguardo respostas e entao enviarei mais duvidas rsrs. Desde jah obrigado! Ah, antes que esqueca; nao estou conseguindo fazer as escalas que tem aki na sua pagina. Tenho que aprender muito ainda.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Heeeelp!!!

Mensagem por Gil Brasil » 22 nov 2010, 01:01

Ola pessoal, sou novo por aki e novo tambem na arte de tocar trompa!
Bem-vindo. Se quiser escrever, 'aki' como 'aqui' também pode... :lol:

As minhas duvidas sao mil!
As minhas também.

Fiz o seguinte: ela veio de fabrica fa/sib e eu a inverti (sib/fa) pois estando em sib tenho mais facilidades de tocar o hinos da minha igreja.
Quem fez para você? Na minha opinião, isso é desnecessário. Mas, tudo bem, fez, tá feito.
Para saber qual a tonalidade que está a tocar, faça conforme explica Ricardo Matosinhos: "Os tubos maiores junto às chaves são de fá e os mais pequenos de si bemol. Retire os tubos grandes e sopre para dentro do instrumento. Se ouvir ar a sair pelos tubos significa que está em Fá-Sib. Se para ouvir ar a sair precisar de carregar no polegar significa que está em Sib-Fá".

Estou quase conseguindo mas as duvidas sao: afinal de contas para que serve a trompa de fa (4ª rotor)?
Como foi invertido o mecanismo, na sua trompa especificamente, apertando a 4ª chave, a tonalidade fica em Fá. Assim, se entendi bem, você tocará em Sib com a 4ª chave solta. A trompa moderna é originalmente fabricada em Fá, mas existiram trompas em Ré, Lá, Do, etc. A trompa em Fá não alcança notas muitas agudas, sendo o normal até Dó4 (3º espaço da clave de Sol). Por isso, os fabricantes inventaram a trompa em Sib, em que a extensão do tubo diminui cerca de 1 metro, para facilitar as notas agudas acima de Do4, podendo chegar até Dó5, ou mesmo alguns doidos, chegam a Fá5. É uma opção para o trompista que toca melodias que exijam as duas tonalidades.

Numa trompa dupla, qual eh a nota mais grave.
Conforme explica Ricardo Matosinhos, "fisicamente falando a nota mais grave de trompa Fá é o Dó1 (ou o fa#0 com as chaves 123) a nota mais grave da trompa Sib é o fá1 (ou o do#1 com as chaves 123)".

Nas partituras que toco na igreja a nota mais grave que terei de executar serah um mi (3º espaco na clave de fa 4ª linha), como faco para atingir essa nota? Terei que inverte-la novamente para fa, para assim entao alcancar essa nota (mi) usando o 4º rotor (sib)?
Tranquilo, você certamente vai fazer o tenor, né. Não é necessário inverter para Fá, pode tocar em Sib dos mais tranquilos. Este Mi que você fala é o Mi2, na trompa em Sib pode baixar sem problemas até La1, sendo mais difícil as notas abaixo disso.

Me ajude por favor, pois onde moro estamos em nao temos professores para nos ajudar!
Beleza, vamos trocar ideias. Existem poucos professores de trompa, mas não se desespere. :lol:

Aguardo respostas e entao enviarei mais duvidas rsrs.
Não envie muitas. :lol:

Desde jah obrigado! Ah, antes que esqueca; nao estou conseguindo fazer as escalas que tem aki na sua pagina.
Oh, mas está tudo tão explicadinho...

Atenção: mesmo estando em Sib, com hinário em Sib, a digitação usada é em Fá, mas transportado uma 4ª acima. Imagino que você vai fazer o tenor, então se tiver dificuldades, ache a afinação correta junto com um trombone.

Se você tem certeza que sua trompa é em Sib, pode tocar todas as partes (soprano até baixo) com a seguinte digitação.

- Do2 (grave, 2º espaço da clave de Fá, tenor e baixo) a digitação é: Do 0 (Do# 123), Ré 13 (Re# 23), Mi 12, Fa 1 (Fa# 2), Sol 0 (Sol# 23), Lá 12 (La# 1), Si2.

- Do3 (médio, 1ª linha abaixo de clave de Sol, tenor [no seu caso], e também, contralto e soprano): Do 0 (Do# 12 ou 3 somente), Re 1 (Re# 2), Mi 0, Fa 1 (Fa# 2), Sol 0 (Sol# 23), La 12 (La# 1), Si 2.

- Do4 (agudo, 3º espaço de clave de Sol, contralto e soprano): Do 0 (Do#2), Re 0 (Re#2), Mi 0, Fa 1 (Fa# 2), Sol 0 (Sol# 23), La 12 (La# 1), Si2 e, finalmente, Do5 (0).

Tenho que aprender muito ainda.
Eu também.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Heeeelp!!!

Mensagem por rmatosinhos » 23 nov 2010, 23:23

Numa trompa dupla, qual eh a nota mais grave.
Conforme explica Ricardo Matosinhos, "fisicamente falando a nota mais grave de trompa Fá é o Dó1 (ou o fa#0 com as chaves 123) a nota mais grave da trompa Sib é o fá1 (ou o do#1 com as chaves 123)".
Correcção

em trompa sib com as chaves 1+2+3 a nota mais grave será o si e não o dó#

________________

Relativamente à mudança de instrumento....

Na prática, se estiver a tocar partituras de trompete pode tocar na trompa sib, sem problemas. terá as mesmas posições mas estará a tocar uma oitava abaixo.

Se estiver a tocar partituras de trompa estarão provavelmente em fá (ou por vezes em mi bemol) para não confundir, caso esteja a tocar em si bemol, deverá ler sempre em fá mas com posições diferentes.

Por estas e outras trocas muita gente pergunta "Mas afinal o que é que os trompistas fazem com a mão escondida dentro da campânula?"

É fácil:

Fazem figas para, com estas contas todas, conseguirem acertar a próxima nota.... \:D/
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Heeeelp!!!

Mensagem por Gil Brasil » 24 nov 2010, 00:15

Pérola de Ricardo Matosinhos:

Por estas e outras trocas muita gente pergunta "Mas afinal o que é que os trompistas fazem com a mão escondida dentro da campânula?" É fácil: Fazem figas para, com estas contas todas, conseguirem acertar a próxima nota....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Como diria o grande Julio Cesar: "Até tu, Matosinhos?"
Estou rindo até agora, Ricardo Matosinhos é um português com senso de humor brasileiro.

Abraço ao mestre.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Gil Brasil

wilton barbosa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 24 nov 2010, 23:27

Re: Heeeelp!!!

Mensagem por wilton barbosa » 24 nov 2010, 23:43

olá pessoal, desde já agradeço muito pelo fato dos moderadores terem me aceitado nesse forum,sou trompista da fab e estudo trompa a muito pouco tempo e esse forum será de grande vailia para mim, :-({|= me desculpem pelos bombardeios de perguntas que farei a todos e ganhei mais uma familia obg a tds.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes