Notas Agudas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Rodrigobritto
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 28 nov 2010, 14:59

Notas Agudas

Mensagem por Rodrigobritto » 28 nov 2010, 15:06

bom meu nome é rodrigo e estudo trompa a +/- 1 ano meu grande problema é as notas agudas eu consigo chegar forçando até o sol4 mais o la4 si 4 e do5 são a minha maior dificuldade como eu posso fazer para dar essas notas agudas sem forçar muito a boca só com o diafragma.é muito dificil de eu conseguir e qual seria um método bom para eu estudar ?obrigado desde já :-"

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 28 nov 2010, 22:19

Primeiro, NÃO TENHA PRESSA!
É muito importante melhorar mas sem forçar.

Como disse, consegue tocar o sol4 se forçar, então toque só até ao registo que consiga sem forçar.

O primeiro grande ingrediente é a regularidade

Certifique-se que existe uma sessão de estudo por dia, preferencialmente mais.

Inicialmente não é importante a quantidade mas sim a regularidade do estudo.

Recomendo que comece cada sessão com exercícios de "buzzing" só com os lábios inicialmente mas depois também com o bocal. Tente sentir que músculos utiliza para o registo agudo, para o registo médio e para o registo grave.
Os extremos podem ser mais difíceis, mas não necessariamente impossíveis.
A melhor forma é imaginar o motor de um automóvel, com a diferença que lá têm rotações por minuto enquanto que nos lábios temos vibrações por segundo.

Pegando nesta comparação, imagine o que seria de um carro a andar a 80 km/h na 2ª ou 3ª velocidade? O motor faz muito barulho, deita muito fumo, mas produz pouca velocidade. Algo que comparado com a trompa seria o mesmo que alguém forçar as notas no registo agudo.

Comece com vibração nos lábios e vibrar o fá5 o fá4 o fá3 o fá2 ou o fá1 não deverá ser muito mais difícil, se isso acontecer significa que "meteu a mudança errada o carro" [:D]

Em frente a um espelho verifique como os lábios se tornam mais finos no registo agudo e mais espessos no registo grave e todos os dias tente conquistar 1/2 com primeiro em buzzing depois com a trompa.

Chegará a uma altura que conquistará 1/2 tom por semana e finalmente uma altura em que conquistará 1/2 a cade mês, mas nessa altura o dó5 já não será uma dificuldade.

Boa sorte
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: Notas Agudas

Mensagem por Marcos Diego » 05 abr 2011, 18:08

Estou com um grande problema.

Eu consigo fazer o Sol4 ha algum tempo ... ele sai sem dificuldades alguma com um som aveludado e volumoso.

Entretanto ... não consigo tocar o la4, alias .. consigo mais com muito esforço, acaba saindo um som forçado.

Gostaria de saber se vocês podem me dar alguma dica a respeito disso pois estou ficando estremamente preocupado com isso.

Grato

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por Gil Brasil » 05 abr 2011, 19:17

Rodrigo e Marcos, notas agudas, elas, sempre elas...

De fato, qualquer trompista tem o sonho de conseguir notas agudas com facilidade, mesmo porque a trompa oferece 4 oitavas de alcance, que é um dos maiores entre todos os instrumentos.

Pois bem, primeiramente, é preciso considerar que altura de notas você vai necessitar nos seus trabalhos. Se a exigência é até Sol4 e você consegue esta nota satisfatoriamente, então está de bom tamanho. Agora, se se pretende aumentar a gama de notas por qualquer motivo é preciso muita prática, dedicação e paciência.

Posso dizer que ao longo do tempo tocando trompa percebi que a trompa exige mudanças labiais, posturais (abdomen, peitoral), respiratórias e mentais para conseguir as notas. Por exemplo: de Sol3 para La3 exige mudança; de Mi4 para Fa4; e de Fa4 em diante até Do5, cada nota terá modos diferentes de consegui-las, isso no meu ponto de vista, é o que ocorre comigo.

Ou seja, é preciso entender o mecanismo lábios-abdomen-respiração para conseguir notas agudas, e ter coragem e inteligência de testar. Fazer isso com um afinador é muito vantajoso porque te dá segurança das notas e você aprenderá certinho o que precisa fazer em cada uma.

Também tem um detalhe importante: uma coisa é conseguir numa escala ou avulsamente um Dó5, mas outra bem distinta é consegui-la durante um concerto ou peça, de forma satisfatória e com autoridade.

O Miklos Nagy consegue Sib4, o que eu já acho uma façanha... Observe o momento 6:51 do vídeo... Tá lá, Sib4, quase Dó5 (em transposição à tonalidade de Dó).


Horn Palmer consegue, em escalas, Dó5 (22s) e até Fá5 (24s), também, em transposição à tonalidade de Dó. É doido.....
Gil Brasil

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por celsojr » 06 jun 2011, 01:16

Ao passar o dó4 em uma escala ascendente, consigo chegar ao fá4 com dificuldades :---) , mas está formando bolsas de ar ou fluxos remanescentes entre os lábios, dentes e gengiva, tando na parte superior como inferior. Tenho receio de enrijecer demasiadamente os lábios e perder vibração.Tenho deslocado a trompa um pouco par abaixo para diminuir a pressão do bocal no lábio superior, mas dá impressão que facilita a formação de bolsas de ar.
O que me orientam a fazer para tentar resolver este problema? Ou... paciência resolve? :tr1: :rolleyes:
Obrigado.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 06 jun 2011, 08:55

Por vezes a melhor forma de corrigir é fazer errado propositadamente.
Faça este exercício uma oitava abaixo do registo onde começam as dificuldades.
Toque normalmente e deixe essas "bolsas de ar". De seguida esvazie as bolsas e tenha atenção aos músculos que usa para esvaziar as "bolsas de ar". Poderá ser útil fazer este exercício em frente a um espelho.
Gradualmente vá fazendo este exercício num registo mais agudo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

stormlousada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 28 jul 2011, 03:06
Localização: São Paulo- Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por stormlousada » 30 jul 2011, 17:16

Olá, eu sou trompista a + - 1 ano e consigo alcançar até o sol4 forçando pouca coisa, mas para alcançar o lá4 tenho uma grande dificuldade... mas pretendo aumentar a minha extensão até o dó5 pelo menos...

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 31 jul 2011, 21:52

Rodrigobritto Escreveu:bom meu nome é rodrigo e estudo trompa a +/- 1 ano meu grande problema é as notas agudas eu consigo chegar forçando até o sol4 mais o la4 si 4 e do5 são a minha maior dificuldade como eu posso fazer para dar essas notas agudas sem forçar muito a boca só com o diafragma.é muito dificil de eu conseguir e qual seria um método bom para eu estudar ?obrigado desde já :-"
Não forçando o sol4 o lá sai forçando...
não forçando o lá o si sai forçando...
não forçando o si, o dó sai forçando...
não forçando o dó o ré sai forçando...

Estudo diário e paciência, muita paciência...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por Gil Brasil » 01 ago 2011, 00:00

Rodrigo, as notas agudas não dependem só do trabalho do diafragma, ele é apenas um componente para consegui-las, você tem que prestar mais atenção à forma como forma a embocadura (abertura para passagem do ar e forma correta dos lábios), faz a embocadura correta para cada nota, e no meu caso, as notas agudas representam basicamente um desafio particular para cada uma, em que cada nota exige uma postura, um posicionamento da língua, e principalmente, da forma e posição dos lábios.

Muitos trompistas apertam os lábios contra o bocal (quem já não fez isso, eu pago um doce), mas com o tempo se aprende que isso não dá resultado nenhum. Sabe o que eu faço: a cada nota aguda, tento várias posições de lábios e língua, coluna de ar, velocidade do ar, isso é tediante, demorado, por vezes, o trompista já quer sair daquela nota que consegue com dificuldades e ir para a nota acima, sem nem ter segurança na primeira, falta paciência e isso leva-nos a forçar erradamente.

As notas agudas requerem trabalho exclusivo nelas, sem medo, tem que pegá-las e dizer para elas: "vou trabalhar com vocês hoje, com paciência, sem medo, tentarei novos modos, descansarei, farei 'abelhinhas' com os lábios, respirarei para relaxar a musculatura, tentarei novamente, tocarei Dó-Re-Mi, e logo em seguida, uma oitava acima; tocarei Re-Mi-Fá, depois uma oitava acima; e assim por diante".

Também é preciso ter uma coluna de ar completa, trabalho muscular (diafragma, peitoral, boca, lábios, mandíbula, etc), respiração correta, um bocal adequado ao seu perfil. Não é fácil conseguir notas agudas simplesmente dando escalas e escalas, esforça daqui e dali e não vai. É preciso fazer como a galinha, que enche o papo de grão em grão.
Gil Brasil

Johnnytrompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 jul 2011, 01:40

Re: Notas Agudas

Mensagem por Johnnytrompista » 01 ago 2011, 00:37

Também é preciso ter uma coluna de ar completa, trabalho muscular (diafragma, peitoral, boca, lábios, mandíbula, etc), respiração correta, um bocal adequado ao seu perfil. Não é fácil conseguir notas agudas simplesmente dando escalas e escalas, esforça daqui e dali e não vai. É preciso fazer como a galinha, que enche o papo de grão em grão.

È vc comento sobre isso sera que vc poderia passa alguma coisa que poderia me ajuda sobre isso tanbem tenho grandes problema com respiração i nossa muita duvida com articulação pois ja me falarão que é com TU TA T D i eu articulo com TA eu acho que meu som fica melhor mas eu agradeseria muito se vc podese me ajuda

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por Gil Brasil » 01 ago 2011, 01:08

Johnnytrompista Escreveu:Também é preciso ter uma coluna de ar completa, trabalho muscular (diafragma, peitoral, boca, lábios, mandíbula, etc), respiração correta, um bocal adequado ao seu perfil. Não é fácil conseguir notas agudas simplesmente dando escalas e escalas, esforça daqui e dali e não vai. É preciso fazer como a galinha, que enche o papo de grão em grão.

È vc comento sobre isso sera que vc poderia passa alguma coisa que poderia me ajuda sobre isso tanbem tenho grandes problema com respiração i nossa muita duvida com articulação pois ja me falarão que é com TU TA T D i eu articulo com TA eu acho que meu som fica melhor mas eu agradeseria muito se vc podese me ajuda
Johnny, em breves palavras, respiração tem dois estágios: antes e durante a prática ou apresentação. Antes, inspire e respire bastante para oxigenar seu corpo, sua mente, coração, cabeça, sinta-se "cheio de gás" para começar. Durante: saiba utilizar a respiração nas pausas corretas, busque o máximo de ar possível, não se esqueça de sempre buscar, isso é essencial para o trompista, precisa disciplina. Saiba utilizar o ar nos pulmões de forma bem equilibrada, não gaste todo o ar no início do compasso, tente administrar o ar que tem para não cansar, ou ter que ficar respirando no meio das notas. O ar do pulmão precisa ser bem direcionado para a boca, lábios, bocal, leadpipe (cano inicial da trompa).

A articulação tem diversas explicações aqui no fórum: Veja aqui.
Aconselho a não usar o TA em situações normais, pois fica muito marcado e parecendo stacatto, as notas saem duras e secas, trompa exige notas mais suavizadas, próximo de um legatto (ligado), salvo quando solicitado nas partituras um som mais stacatto ou estridente. Talvez seja melhor usar DA ou DE, além das vogais, conforme explicado no post acima.
Gil Brasil

cairley
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 16 mai 2012, 17:46

Re: Notas Agudas

Mensagem por cairley » 11 jun 2012, 14:39

ola caros trompistas, :) tenho algumas duvidas, estudo trompa a um ano... minha duvida e em relaçao as notas agudas, teve um periodo em que estava conseguindo tocar muitas notas agudas... porem nao durou uma semana... minhas notas graves melhoraram bastante... meu som melhorou, mas nao consigo tocar as notas agudas... tambem meu bocal nao ajuda muito... acho meu bocal pequeno, peguei um maior e agudas melhoraram mas tive que devolver o bocal... ate entao tenho duvidas se e o bocal ou eu mesmo... queria saber os tipos de exercicios que devo fazer pra melhorar as agudas... :-k e ferir a boca e normal??

obrigadoo :D

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por Gil Brasil » 11 jun 2012, 19:06

Notas agudas demandam realmente tempo e dedicação, e algumas técnicas simples. Primeiro, é importante saber que as notas agudas dependem também das graves e médias. É recomendado que não se foque o tempo todo somente nas agudas, é preciso fortalecer toda a embocadura, ou seja, sem boas graves não haverá boas agudas.

Quanto ao bocal, recomendo tamanho de diâmetro interno mínimo de 17,5 mm para qualquer trompista. Eu uso 18,5 mm e não usaria menor que 18 mm, mas cada um tem suas características. Notas agudas são favorecidas por bocais com furo pequeno e copo raso ou, no máximo, médio. Copos profundos e furos largos não ajudam as agudas, mas sim as médias e graves.

O problema é um conjunto de fatores: trompista, bocal e trompa. Esses 3 precisam estar adaptados um ao outro, porém os mais importantes são os dois primeiros fatores.
Veja esse tópico: viewtopic.php?f=10&t=899.

Quanto a machucar os lábios, isso não é normal. Se o lábio está se ferindo tem algo errado, pare tudo até curar totalmente e recomece.
Não pratique exageradamente, toque 30 minutos, descanse 10 minutos e, não ultrapasse mais que 3 horas no mesmo dia. É preciso dar descanso aos lábios, isso DEVE fazer parte do estudo, você deve parar e respirar profundamente e fazer "abelhinhas" com os lábios para acalmar a tensão.
Estudo não é só tocar, descansar é extremamente necessário. Nenhum atleta corre, nada ou salta sem parar. Você precisa oxigenar os músculos senão arrebenta com tudo. Meu fisioterapeuta diz que o atleta (vale para o músico também) deve utilizar não mais que 60% da sua capacidade total nos treinos para dar 100% nas suas performances.
Gil Brasil

marcelofontineli
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 13 jun 2012, 04:12

Re: Notas Agudas

Mensagem por marcelofontineli » 13 jun 2012, 04:23

Gostaria de pedir algumas dicas, pois faço aula e toco a menos de 1 ano, seria mais ou menos uns 9 meses que toco trompa.
Tenho uma certa dificuldade com os agudos, no máximo que tenho chegado é o ré da quarta linha do pentagrama ( Não sei que número é ) e ainda com um pouco de dificuldade pois me falta ar. Talvez seja pelos 3 anos que fui flautista e não era acostumado a usar tanto ar para projetar o som.
Também gostaria de saber sobre embocadura, pois a minha é meio torta, não consigo deixar o bocal no meio da boca, ele fica um centímetro ou dois para o lado esquerdo, mas o som sai normalmente.
Isso pode atrapalhar nos agudos?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 13 jun 2012, 11:41

Pode atrapalhar ou não. Depende de diversos factores. O ideal é trabalhar essas questões com um professor que possa trabalhar esses aspectos pessoalmente.
É normal, dificuldade no registo agudo, o melhor conselho que posso dar é paciência e estudo diário. Geralmente a pressão excessiva acaba por desaparecer naturalmente com o trabalho, mas claro que é preciso pensar nisso. No registo agudo não é necessário usar muita quantidade de ar, mas sim muita velocidade. Se abrir demasiado a embocadura torna-se mais difícil...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 36 visitantes