Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por guira » 16 dez 2010, 11:50

Caros Músicos.
Olhei outro dia um tópico aqui no forum sobre as trompas de vienas, dei uma pesquisadinha e não encontrei muita coisa na minha língua que me esclarecesse.
Não sei se entendi mas a trompa de viena é em fá.

Gostaria de saber qual a diferença entre as duas trompas, dificuldades, preços, e tudo que vcs puderem me informar

Obrigado pelos seus esclarecimentos.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por rmatosinhos » 16 dez 2010, 12:45

Trompa "." e não Trompa francesa...

Passo a explicar:

O nome French Horn é muitas vezes utilizado em para evitar a confusão com English Horn desde sempre a International Horn Society tem feito pressão para que fique conhecida como simplesmente Horn e não French Horn pelo facto que pela construção ser um instrumento alemão e não de construção francesa.
Além disso existe o sistema francês de trompas (hoje ja pouco utilizado) em que a 3ª chave sobe 1 tom ao invés de baixar 1 tom e meio.

Imagem

A Trompa de vienna é utilizada em orquestra praticamente só na austria (embora por todo o mundo haja uma série de adeptos que vão tocando a solo e em música de câmara).

O sistema de chaves da trompa de vienna é bastante diferente, tecnicamente mais difícil de tocar. São utilizados habitualmente bocais bastante profundos em forma de funil, campânulas habitualmente com um anel e são tocadas só em FÁ!!!!!!!

As trompas de vienna apresentam também uma rosca junto ao bocal, tal como acontecia nas trompas naturais.

É uma paragem evolutiva, enquanto que o resto do mundo começou a tocar em trompas em sibemol, mais pequenas e mais seguras, em vienna continuaram a tocar só em fá, em instrumentos diferentes, cultivando uma riqueza sonora o mais próxima das trompas naturais.

Quanto a preços... custam tanto como uma boa trompa fá/sib (6000-7000 euros) consegue encontrar algumas por cerca de 2500 mas que na verdade são simplesmente trompas modernas modificadas....
Para mais informações, há um bom texto (em inglês)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por guira » 21 dez 2010, 11:03

Agradeço seu interesse em me esclarecer minhas dúvidas.
Obrigado mesmo.
FELIZ ANO NOVO !!! :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por Gil Brasil » 28 dez 2010, 22:49

English Horn é o "corne inglês", instrumento de madeira da família do oboé e do oboé d'amore, porém mais grave.

Na minha opinião, o corne inglês tem o som mais bonito dos três e também é afinado em Fá como a trompa.

Quem quiser ouvir um pouco deste lindo instrumento:
http://www.youtube.com/watch?v=Vx11iFNFtdM&NR=1

No caso, French Horn não é traduzido para nosso idioma, pois a palavra French é só acompanhante para diferenciar a palavra Horn.
Gil Brasil

Ale_SP
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 30 nov 2011, 17:50
Contacto:

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por Ale_SP » 13 dez 2011, 05:05

"Quê" maravilha, eu assistindo ao programa "clássicos" da TV Cultura no domingo á meia noite, estava apresentando a Concilium Musicum de Viena :-" :-" , foi uma delícia com muitas música gostosa de se ouvir, e entre os músicos haviam duas trompas, exatamente as mesmas trompa que é exibida acima, o timbre é bem melódico e suave, diria uma som bem "escuro", pode ser pelas obras executadas ou pela própria característica do instrumento.

Uma maravilha, e parabéns ao matozinho por nos brindar com essas informações interessantes. :!: :!: :!:

neste link encontrei a Vienna Horns & Art of Brass que executa a obra de Bruckner, Symphony No. 4..... uma som maravilhoso das trompas..
http://www.youtube.com/watch?v=zeOj9sCN ... r_embedded#!
Paz e Bem a Todos



Alexandre

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por mapereira » 19 dez 2011, 00:29

É, Alê
A trompa tem uma família grande; temos, que me lembre, além das atuais trompas duplas, simples e triplas, também as naturais, as trompas de caça, o coralto, as trompas do tibete, as trompas alpinas e dia desses, vi para vender na internet uma trompa piccolo.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por guira » 22 ago 2012, 18:16

Não podemos de esquecer de mencionar na família a trompa de marcha e a tuba wagneriana :P
Pelo que vi das trompas viena qdo apertamos as chaves são diferentes do rotor, parece que desce 2 pistos em cada chave (não sei se explico bem), caso eu aperte a chave até a metade do seu curso, sairá outras notas ?

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferença entre Trompa Francesa e Trompa de Viena

Mensagem por mapereira » 23 ago 2012, 21:43

É, rapaz, a família das trompas é realmente muito grande; tem uns vídeos do Javier Bonet onde ele usa uma concha no início do concerto e passa pela trompa dos alpes, trompa natural e trompa atual, contando parte da história da trompa, vale a pena dar uma olhada. O shofar israelense também pode ser considerado uma trompa, assim como o berrante, dentre outros.
Quanto as trompas de Viena não tem como te falar nada, os demais trompistas devem clarear mais.
Paz de Deus

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes