SOM

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

SOM

Mensagem por SOCRAM » 28 dez 2010, 04:27

EU TENHO OBSERVADO QUE MEU SOM SEMPRE FICA MUITO BRILHANTE, USAVA UM BOCAL JK E MUDEI PARA PAXMAM POIS ME DISSERAM QUE AJUDARIA O SOM PARA FICAR ESCURO MAS CONTINUA MUITO BRILHANTE. O QUE FAÇO PARA CONSEGUIR UM SOM BEM ESCURO??

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: SOM

Mensagem por Gil Brasil » 28 dez 2010, 22:04

E aí, Socram (Marcos ao contrário, né?), tudo beleza?

O som depende do tipo de instrumento que você tem, do bocal, das suas características físicas e da sua forma de tocar e o ambiente.

Trompas tipo Kruspe (em que a 4ª chave vem antes dos 3 rotores, como a Holton H180 Farkas)
HOLTON-H180.jpg
, que também tem a abertura da campana mais larga do que as do tipo Geyer (4ª chave depois dos 3 rotores, como a Hans Hoyer G10)
hoyer g10 geyer.jpg
hoyer g10 geyer.jpg (43.04 KiB) Visto 16971 vezes
, que tem campana mais estreita. Trompas com campanas em bronze também ajudam a escurecer o som.

O bocal para conseguir sons escuros precisa ter grande diâmetro de abertura, copo de médio a profundo, garganta de média a larga, como o Bach 3, o Holton Farkas DC e VDC, Schilke 31 e 32, JK W01 tipo K, Denis Wick 4, Marcinkiewicz 1. Mas, isso é relativo, pois os bocais mais largos e profundos também requerem maior volume de ar e projeção forte e envolvente.

Suas características físicas e a forma de tocar se complementam, o que influencia no som produzido, tais como a embocadura, o trabalho do abdomen e do diafragma, a força e a distribuição de ar nos compassos, a direção do ar no bocal e na trompa, a mão direita na campana, posição da trompa em relação ao corpo. Tudo isso dá para ser trabalhado e demanda estudo e dedicação.

Além disso, também deve-se considerar o ambiente em que está tocando, pois os ambientes mais altos e fechados como teatros e salas de concertos oferecem o melhor modo de projeção do som, pois são acusticamente desenhados para aproveitar os sons e projetar o som no ambiente, sendo que ambientes baixos e abertos tendem a dispersar mais o som, abafando-o, de certa forma abrilhantando-o e prejudicando a dispersão acústica. Haja vista que a trompa precisa do ambiente para produzir por completo o seu som, o que provoca à trompa um leve atraso de ressonância em relação aos outros instrumentos.

Abraço.
Gil Brasil

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: SOM

Mensagem por SOCRAM » 28 dez 2010, 23:29

VALEU PELA DICA, PORÉM VOCE FALOU SOBRE BOCAIS QUE AJUDAM MAS NÃO MENCIONOU DA PAXMAM, QUAL ESPECIFICAÇÃO DA PAXMAM AJUDARIA A TER UM SOM ESCURO? EU USO UM BOCAL PAXMAM 23 A E UMA TROMPA YAMARA 668 N PRATEADA. E QUAIS EXERCÍCIOS POSSO FAZER PARA TER UM SOM ESCURO OU COMO DEVO SOPRAR PARA CONSEGUIR ESTE SOM ESCURO? VOCE PODE ENVIAR ESTUDOS PARA ESTAS MINHAS NECESSIDADES? EXISTE ALGUMA SILABA QUE DEVO PRONUNCIAR PARA ISSO? CARA AS PESSOAS ELOGIAM MEU SOM MAS EU SEMPRE QUE TOCO SÓ CONSIGO OUVIR MEU SOM BEM BRILHANTE E TODOS QUE OUÇO TOCAR AO MEU LADO OUÇO SOM ESCURO, QUERO ACABAR COM ISSO É MUITO RUIM. SEMPRE OUÇO UM SOM FEIO MUITO BRILHANTE. OUTRA COISA É AGILIDADE NAS EXECUÇÕES, QUANDO INICIO AQUECIMENTO FAÇO AS ESCALAS BEM RAPIDAS POREM DEPOIS DE UM TEMPO NÃO CONSIGO MAIS COMEÇA A TRAVAR A MAÕ FICA MEIO TENSA O QUE PODE ME AJUDAR COM ISSO? TENHA VÁRIAS DÚVIDAS MAS VOU PARAR POR AQUI E DEPOIS CONTINUA POIS JA FIZ MUITAS PERGUNTAS. ABRAÇO!!!!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: SOM

Mensagem por rmatosinhos » 29 dez 2010, 00:37

olá.
Antes de mais, compreendo que possa estar necessitado de ajuda, mas será escusado escrever tudo em letras maiúsculas. Em linguagem de fóruns é geralmente o equivalente a alguém estar a gritar, mesmo que não tenha sido a sua intenção, além disso dificulta bastante a leitura.

Diferentes instrumentos e bocais podem escurecer o seu som, mas antes de mais, convém começar pelo nosso corpo antes de gastar dinheiro desnecessariamente.

A forma como o seu som é produzido poderá escurecer o som.
Falar de um som escuro ou claro é sempre algo relativo:
É normal fazer um teste com um som, e alguém dizer que é escuro e outra pessoal dizer que é claro. Este fenómeno deve-se ao facto de escuro e claro estarem relacionados com a visão e não com a audição. Acusticamente poder-se-á falar num som mais escuro se este for mais rico em harmónicos graves. Para tal comece por cantar lentamente as seguintes vogais:

O......
A....
E....
I....

Depois tente fazer a transição entre estas vogais, lentamente (como se fosse um glissando)

À medida que mudar de vogal, vai ouvir um OH... que lentamente se transforma num som algures entre OH e AH e finalmente se reconhece como AH. De seguida um som ente AH e EH e que de seguida se reconhece como EH etc...

A ideia é tentar concentrar-se nos músculos que utiliza para formar as diferentes vogais.

Na prática à medida que passa de "O" até "I" a sua língua vai subir e estreitar a cavidade da boca. Com uma menor caixa de ressonância vai facilitar a audição dos harmónicos agudos, à medida que desce, passando por "E", "A" até chegar a "O" vai aumentar o espaço na cavidade da boca e realçar os harmónicos graves.

Para obter então um som mais escuro deverá imaginar uma vogal "mais grave" o mais próximo do "OH" ou "AH".

O perigo é que se pensar demasiado em "OH" a afinação vai começar a baixar.

Tente escurecer o som o máximo sem que a afinação baixe.

Abra ou feche a garganta pensando em
"Ó" e "OH",
"Á" e "AH",
etc...


Após o som ter sido produzido, o caminho que este percorre pelos diversos tubos até à campânula também pode escurecer ou dar brilho ao som.

Por exemplo:

O Dó4 (3º espaço na clave de sol) pode ser tocado com as seguintes posições:
"0" em trompa si bemol
"1+2" em trompa si bemol
"3" em trompa si bemol
"1+3" em trompa si bemol
"0" em trompa fá
"1" em trompa fá
"2+3" em trompa fá
"1+2+3" em trompa fá

Estas posições alteram não só a afinação, mas também a "cor" do som pois o ar passa por diferentes comprimentos de tubo. Regra geral, quanto maior for o comprimento do tubo mais escuro é o som e as diferenças são grandes:

"0" em trompa si bemol equivale a cerca de 2,8 metros de tubo
enquanto que "1+2+3" em trompa fá equivale a cerca de 5,3 metros de tubo!!!

Outro ponto a ter em conta é a mão direita na campânula:

À medida que fecha a campânula a afinação baixa mas também o som fica mais "escuro", mais "redondo", outra vez com o devido cuidado, se fechar demais vai baixar a afinação.
Tente fechar a mão com uma forma de concha o mais afastada da campânula e desta forma poderá escurecer o som, sem baixar a afinação.


Por ultimo, tenha em mente que o som da trompa requer espaço.

Muitas vezes um som brilhante, a sair da campânula, com alguns metros de distância soa como um som firme, certo. Um som escuro a saír da campânula por vezes soa como som abafado e pouco definido com alguns metros de distância.

Peça a um amigo que oiça o seu som a alguns metros de distância ou então grave-se com um bom microfone, verá que provavelmente terá algumas surpresas.

Bom estudo!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: SOM

Mensagem por Gil Brasil » 29 dez 2010, 01:24

Socram, a sua trompa é feita para sons escuros, pois é Kruspe e tem a campana mais larga, inclusive a sua campana é mais larga que a Holton H179, considerada uma trompa escura.

Só para informação, o bocal recomendado pela própria Yamaha para a YHR668N é o 30D4.

Realmente sobre o bocal, me esqueci de mencionar a Paxman, mas você também nem postou o modelo da trompa nem do bocal na primeira vez, só agora postou que é o modelo 23.

Pois bem, pelas configurações dos Paxman, creio que os modelos 24 e 25 seriam mais convenientes para som escuro, ou até mesmo o 30 ou o 35. Isso é só palpite, vendo as medidas dos bocais, isso depende exclusivamente de você.

E como bem explicou Ricardo Matosinhos, o mestre, talvez seja sua impressão que seu som está muito brilhante.

Na minha humilde opinião, de forma bem simples para dizer, um som escuro é conseguido aproveitando ao máximo toda a dimensão do bocal e da trompa, direcionando todo o ar possível pelo bocal e pelo leadpipe, de modo que o ar seja bem gasto ao tocar e que preencha toda a trompa, ou seja, passe bem cheio pelos tubos e saia da campana. Quando praticar sozinho, varie o modo e a força como assopra o bocal, e como distribui mais ou menos ar, que certamente você vai sentir quando e como o som está mais escuro.

Também pode fazer como disse Matosinhos, grave o som e veja como se saiu.

Ademais, tenha cuidado para não 'estragar' o seu som, preocupado com esses pormenores, já que cada trompista tem seu próprio estilo. Já li um caso que o trompista, que observou um outro trompista com uma Holton H179 e achou o som escuro demais. Os excessos sempre são prejudiciais em qualquer atividade do ser humano.
Gil Brasil

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: SOM

Mensagem por SOCRAM » 29 dez 2010, 02:47

Valeu! muito obriga do pelas dicas e me desculpe por escrever em letras maiusculas, é que eu nunca havia entrado em foruns e por isso desconhecia esta forma de escrever.

Muito obrigado!!!!!!!

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: SOM

Mensagem por SOCRAM » 29 dez 2010, 02:54

Com relação a execução rápida, eu começo aquecendo e ai faço escalas cromaticas bem rapidas e de repente quando vou fazer de novo, não consigo mais, sinto minha mão esquerda tensa e perco velocidade na execução, o que posso fazer para continuar com a mesma execução de quando inicio os meus estudos? E outra coisa onde consigo concertos para trompa e se possivel com os audios referentes? muito obrigado e desculpe pelo encomodo.

Abraço!!!!!!

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

Re: SOM

Mensagem por SOCRAM » 29 dez 2010, 02:56

Sabe se tem algum site que tenha video aulas de trompa para baixar ou comprar ? e tambem métodos em pdf para baixar ou comprar? grande abraço!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: SOM

Mensagem por rmatosinhos » 29 dez 2010, 03:30

Relativamente à mão esquerda, pode dever-se a diversos factores:
- poderá estar a fazer demasiada força
pode acontecer o caso de estar a utilizar demasiada força nas chaves e isso fazer com que os músculos comecem a prender.

- poderá começar a tocar rápido sem aquecer
é conveniente fazer um bom aquecimento antes de tocar. O idial é que o aquecimento aborde os diversos aspectos da trompa, de uma forma gradual. A velocidade dos dedos é uma delas. Comece com velocidades mais lentas e vá acelerando à medida que vai aquecendo.

- poderá ser uma má posição
a posição da mão deverá ter uma forma o mais natural possível o mais próxima de um único gesto.

pode imaginar por exemplo um "U" ou um "V" desde o ombro ao pulso. se não um "S". Para tal certifique-se que o pulso não está demasiado dobrado, uma vez que isso poderá provocar tensão.

Relativamente aos dedos estes deverão estar de forma arqueada (imaginando como se estivesse a arranhar algo) com as pontas dos dedos sempre em contacto com as chaves.

Relativamente a partituras, há inúmeros sites. No menu (em cima) tem um link para o IMSLP com partituras em domínio público. Agora tem sempre a possibilidade de comprar. No brasil não conheço muitos sítios, mas conheço um site de um trompista tem bastantes partituras para venda
http://www.livrariamusimed.com.br/

Relativamente a vídeos com aulas de trompa, há alguns sites onde pdoe encontrar vídeos gratuitamente ou com opções pagas. Em inglês.

Gratis:
http://www.ehow.com/videos-on_3099_play ... -horn.html
http://www.youtube.com/watch?v=kEcd4Oik ... 5878415ECA
http://www.youtube.com/watch?v=FTHMUEAj ... 6ADBD64BEE

Pagos:
http://www.wendellworld.com/html/The%20DVDs.html
http://www.hornlessons.org/ (alguns dos vídeos são gratuitos http://www.youtube.com/watch?v=Uacp1GtKw08)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

SOCRAM
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 28 dez 2010, 04:19

BOCAL

Mensagem por SOCRAM » 16 mar 2011, 23:50

Boa noite tudo bem? cara eu queria comprar um bocal paxman 30, pois já usei deste bocal, porém me disseram que a paxman mudou os números dos bocais, por exemplo: O Paxman 30 passou a ser 3c. Seria isso mesmo ou isso é puro boato? se for isso mesmo, poderia me passar os equivalentes novos aos números antigos? Grande abraço professor.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: SOM

Mensagem por Gil Brasil » 17 mar 2011, 18:47

Os bocais Paxman ainda têm esta configuração quer você mencionou
http://www.horncups.com/range.htm

Mas, creio que foram lançados outros com nomes diferentes:
http://www.paxman.co.uk/pages/horncentr ... ories.html
http://www.paxman.co.uk/pages/horncentr ... outhpieces

Porém, não saberia dizer se o antigo 30 corresponde ao 3C atual. O ideal é tomar as medidas do bocal antigo e comparar com os bocais disponíveis. Caso não seja possível, envie um email para a Paxman e pergunte direto:
http://www.paxman.co.uk/pages/index.htm ... ation.html
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes