Notas semi-ligadas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Notas semi-ligadas

Mensagem por mapereira » 24 fev 2011, 01:32

Para sair um som bonito tocamos as notas semi-ligadas, vi trompistas que fazem sair um som maravilhoso, gostoso para se ouvir, mas as notas parecem ser todas ligadas. É assim mesmo, trompa se toca sempre semi-ligada ou ligada? Mesmo sendo mais bonito está certo?
Eu não tocava semi-ligado e me falaram que as notas pareciam batidas, passei a tocar semi-ligado e melhorou no entender deles e no meu.
Pergunto á vocês: está certo usar o semi-ligado em toda a música?
Gil, Matosinhos e amigos trompistas, tirem mais essa dúvida, por favor.
Paz de Deus, Gil.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas semi-ligadas

Mensagem por Gil Brasil » 24 fev 2011, 18:17

Amém, mapereira.

Esta ideia de semi-ligado ou ligado é mais ou menos lenda, na minha opinião.

Toca-se ligado somente quando tem a ligadura indicada na partitura, caso contrário é nota a nota.

Entendo como "semi-ligado", a técnica ou habilidade de fazer a transição entre as notas de forma suave, sem sobressaltos, ou ataques exagerados. Aliás, esta expressão nem existe na música, existe o legato ou ligadura, não passa disso. A verdade é que tocando semi-ligado ou ligado o tempo todo, tem-se mais facilidade nas notas agudas, mas apenas o uso nas passagens mais difíceis, particularmente não quero tornar isso um hábito.

No meu entender, a nota pode ser assim dividida para se conseguir um som adequado suave, "semi-ligado":

Início: 10% do tempo da nota --> deve começar suave;
Clímax (intensidade + sonoridade + timbre + afinação) 80% do tempo da nota;
Fim: 10% do tempo da nota, termina suavemente; começa-se a nota subsequente.

Mais ou menos isso.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas semi-ligadas

Mensagem por rmatosinhos » 25 fev 2011, 00:32

Não sei se compreendi bem, mas penso que possa estar a referir-se ao "legato tonguing".
Basicamente para separar as notas poderá utilizar diferentes consoantes.
Comummente usa-se "t" para um ataque mais firme e "d" para um ataque mais mole.
Atacando bem em "d" poderá conseguir um efeito de ataque mas com características de legato.

Outras consoantes poderão ser utilizadas também com efeitos diferentes como "l", "g", "k" etc...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas semi-ligadas

Mensagem por Gil Brasil » 25 fev 2011, 19:19

Toco sempre tentando a tocar próximo de um "Da" ou "De" para conseguir um som mais suave, mas sem esquecer a projeção e intensidade. Também vario o modo de tocar para sempre treinar outras posições e sons. Fazendo o "D" a língua fica mais em direção ao céu da boca, gerando um som mais suave e leve, tendendo um pouco a um legato.

Olha este vídeo:



O "t" é mais adequado para staccato ou marcato, e usá-lo permite melhor coordenação e nitidez nas notas, pois a ponta da língua entra mais em ação, mas deve-se acautelar para não ter um som muito duro e fragmentado.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Notas semi-ligadas

Mensagem por mapereira » 11 mar 2011, 23:33

Maravilha, boa a explicação, bom o vídeo apesar de ser em inglês, mas consegui entender.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes