buzzing,aquecimento

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
francisco
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 23 jan 2005, 15:31

buzzing,aquecimento

Mensagem por francisco » 30 jan 2005, 20:04

gostaria de conhecer qual o metodo utilizado de buzzing e de aqucimento mais eficaz... :?:

nelson_silva
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2005, 14:04
Localização: BRAGA
Contacto:

Buzing e aquecimento

Mensagem por nelson_silva » 30 jan 2005, 22:23

Eu tenho umas cópias de uns métodos (n sei nomes) que um antigo professor me deu.
Tem uns exercícios de Buzzing e de Flexibilidade que são bons para aquecer, treinar Buzzing e Flexibelidade.
Também existe umas folhas com vários exercícios feitas pelo trompista Ab Koster. Estes são muito bons para aquecer, mas são complicados de fazer pelo que não se aconselha a principiantes de Trompa nem a pessoas que vão tocar a seguir menos de 1 hora(pelo menos) visto que os exercícios demoram cerca de 20 minutos.
Um Abraço,
NELSON Silva

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 31 jan 2005, 12:41

Buzzing e Aquecimento...

É bom fazer buzzing, mas, como tudo na vida, em exagero pode fazer mal...

BUZING SÓ COM OS LABIOS - 2-3 minutos (o tempo que leva a montar a trompa e organizar as partituras para o dia.

BUZING COM O BOCAL - Não mais do que 5minutos (se for mesmo necessário)


Quanto ao Aquecimento...

Para mim o aquecimento é algo muito individual, não deverá por isso ser tocado inteiramente por um livro, pois o livro foi escrito por uma determinada pessoa, num determinado contexto... (o que não quer dizer que não se tirem ideias de um livro, apenas... não se deve seguir tudo à letra...)

Sempre foi algo que tive curiosidade e costumava sempre perguntar nos Masterclasses, ate um dia...

Num Master Classe com Adám Friderich, fiz a "pergunta da praxe": aquecimento

Ele Respondeu: "Perguntaste à pessoa errada..."
Disse que também se costumava preocupar bastante com o aquecimento, até ao dia em que teve que tocar a Missa em Si menor da J.S.Bach. Como preparação, pegava na trompa aleatoriamente durante o dia e tocava o solo completo. E, desde aí, deixou de aquecer...

Isto Lembra-nos em parte a Froydis - "Estar aquecido e um estado de espírito"

De facto há a parte fisica, mas também a parte psicológica.
Fazer um aquecimento de rotina pode ser mau, pois, se um dia por algum motivo chegarmos atrasados a um ensaio ou concerto e não pudermos aquecer, temos que tocar na mesma... sem a preocupação de não ter aquecido...

Independentemente da forma como aquecermos, deveremos respeitar as regras:

1 - O aquecimento deve ser sempre feito do mais fácil, para o mais dificil: começando com mf e gradualmente expandindo (mp, f, p, ff, pp, fff, ppp). Registo médio (fa3) e gradualmente começar a subir e a descer.

2 - É um aquecimento, portanto, independentemente da duração, no final não podemos estar cançados.

3 - Como nem todos os dias são iguais, o aquecimento deverá ser adaptado. (Como tem sido o ritmo de estudo, qual o nivel de cansaço, vai haver concerto hoje ou não...)

4 - É bom, NO FIM do aquecimento estudar aspectos técnicos da trompa em que tenhamos dificuldades (e não é um livro que nos vai dizer quais são...)

5 - Por ultimo, não devemos tentar tocar o mesmo de ontem... Se por algum motivo alguma passagem, que saiu bem ontem, não sai hoje... não devemos forçar... (temos que ter em conta o cansaço, a doença etc...)
É preferível sempre adaptar o estudo e o aquecimento a cada situação: Recuperar "o ontem" e preparar "o amanhã".
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
manuel.ribeiro
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 03 jan 2005, 12:14
Localização: Rio Tinto
Contacto:

Aquecimento e Buzzing

Mensagem por manuel.ribeiro » 03 mar 2005, 10:55

Não sou nenhum expert em execução, mas deixo aqui a minha humilde opinião.
Eu não costumo fazer um aquecimento rotinado tipo 10 min. de isto, 5 min. daquilo. O mesmo se passa com o buzzing, tenho um vício enorme que é em vez de assobiar as músicas como o comum dos mortais, faço buzzing com as músicas que oiço. Pelo contrário já não gosto tanto de fazer buzzing com o bocal, pois com o bocal há a tentação de forçar em demasiado os lábios com o bocal e cansarmo-nos muito mais rápido, se fizer buzzing sem bocal tens de chegar às notas mais agudas(para acompanhar a música :D ) sem ter a pressão do bocal, o que depois reflete numa menor pressão para as notas agudas com o bocal e com a trompa, no meu caso.
Esta teoria funciona comigo, não quer dizer que funcione com todos, portanto cuidado com as experiências, não deixem de as fazer, mas com cuidado.

RiTrompa_RC
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 17
Registado: 10 fev 2010, 17:19
Localização: Espinho e Junqueira(Vale de Cambra)

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por RiTrompa_RC » 09 jun 2010, 19:55

O buzzing para mim é sagrado...sem ele os meus musculos que rodeam os labios nao estao prontos a trabalhar. Nunca falha...08:30h la estou em numa sala da escola e com a ajuda do piano faço varios tipos de buzzing com e sem bocal...depois disso faço alguns exercicios.
Ricardo Costa(RC)

Viril
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 31 dez 2009, 12:20

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por Viril » 10 jun 2010, 09:56

desculpem a minha ignorâmcia, mas o que é buzzing?

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por Wagner Bracci » 17 jun 2010, 22:31

Buzzing, Viril, é a vibração lábial, (somente usando os lábios ou com o bocal) geralmente músicos que tocam instrumento de metal utilização como maneira de "aquecer" a embocadura, isto quer dizer, colocar a embocadura no ponto, além é claro da respiração. Portanto quando ouvir falar buzzing, lembre-se da "abelhinha" aquele barulhinho produzido pela vibração lábial, que ajuda e muito no controle de ar e afinação, etc..

Viril
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 31 dez 2009, 12:20

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por Viril » 19 jun 2010, 16:28

ok, obrigado

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por celsojr » 19 mar 2011, 15:23

Li uma matéria onde "dizia" que mesmo parando o lábio inferior em um treinamento de buzzing, o lábio superior continua a vibrar.
Se eu paro meu lábio inferior, simplesmente pára a vibração dos lábios no buzzing.
Isso pode ser um problema para tocar? Que tipo de problemas posso ter? Devo fazer exercícios específicos? Ou o buzzing não teria tanta importância.
Eu consigo executar o do4 (clave de sol, segunda linha superior), acima disso é muito sofrido as notas.
Grato.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por rmatosinhos » 20 mar 2011, 00:17

O buzzing fora do bocal ou de um visualizador dever ser entendido como um exercício.
Para um atleta de uma maratona não é indispensável fazer a espargata pois, de facto, durante a maratona não necessitará de fazer.
Pensando da mesma forma (salvo se o compositor assim escrever) um trompista não necessitará de fazer buzzing fora do bocal num concerto!
Isso não impede de fazer exercícios de buzzing, sem o bocal para compreender melhor o funcionamento dos musculos ou simplesmente para iniciar a vibração no início do dia.
celsojr Escreveu:Li uma matéria onde "dizia" que mesmo parando o lábio inferior em um treinamento de buzzing, o lábio superior continua a vibrar.
Se eu paro meu lábio inferior, simplesmente pára a vibração dos lábios no buzzing.
Isso pode ser um problema para tocar? Que tipo de problemas posso ter? Devo fazer exercícios específicos? Ou o buzzing não teria tanta importância.
Eu consigo executar o do4 (clave de sol, segunda linha superior), acima disso é muito sofrido as notas.
Grato.
Quando diz que quando coloca um dedo no lábio inferior a sua vibração, não é muito normal, mas deverá colocar um dedo bem afastado do centro (no sitio onde costuma estar o aro do bocal).

Um bom exemplo das diferenças entre o buzzing com e sem bocal são as notas no registo grave. Facilmente pode vibrar o lábios em notas graves, mas colocando o bocal terá que tocar de uma forma visivelmente diferente. Caso contrário, não conseguirá colocar toda a parte dos lábios que está a vibrar dentro do aro do bocal, fazendo com que a vibração pare.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: buzzing,aquecimento

Mensagem por Gil Brasil » 21 mar 2011, 19:18

celsojr Escreveu:Li uma matéria onde "dizia" que mesmo parando o lábio inferior em um treinamento de buzzing, o lábio superior continua a vibrar.
Se eu paro meu lábio inferior, simplesmente pára a vibração dos lábios no buzzing.
Isso pode ser um problema para tocar? Que tipo de problemas posso ter? Devo fazer exercícios específicos? Ou o buzzing não teria tanta importância.
Eu consigo executar o do4 (clave de sol, segunda linha superior), acima disso é muito sofrido as notas.
Grato.
A Paz de Deus, Celso.

Acho que você está confundindo um pouco: se botar o dedo no meio do lábio e soprar normalmente o lábio superior não se move mesmo. Para mover, tem que pressioná-lo para baixo, contra o lábio inferior, senão inexiste movimento do superior. Tentei aqui e acho que pode ser isso... :D :D

O buzzing é apenas um exercício para melhorar certas características da embocadura, mas na minha humilde opinião, não te impede tocar bem, mas pode às vezes ajudar a desenvolver certas características. Com a prática do buzzing, é possível observar como e quando faz força, como seus lábios se comportam durante as notas (frente ao espelho), ajuda a localizar o melhor ponto de colocar os lábios, ajuda a direcionar o ar para dentro do leadpipe sem perdas, entre outros, mas definitivamente, o buzzing ajuda, mas não faz milagres.

Deus te abençoe.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes