Carreira como trompista

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
souz_anderson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 13
Registado: 25 jun 2011, 18:22
Localização: Tucuruí/PA
Contacto:

Carreira como trompista

Mensagem por souz_anderson » 13 abr 2012, 02:57

Galera tenho muitas dúvidas sobre ser trompista. Parece ser um instrumento bastante desvalorizado em meu país e não vejo oportunidades de carreira como trompista.
Às vezes me pego pensando... beleza vou aprender e vou tocar aonde e com quem? kkkk
Alguém poderia me dar uma luz, um incentivo?
Obrigado a todos!

Atenciosamente,
Trompista Deprimido ouvindo os vizinhos pagodeiros no Brasil =D
Mesmo de onde quase todos ouvem tecnobrega, quem sabe, existe um bom músico escondido! ^^

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Carreira como trompista

Mensagem por rmatosinhos » 13 abr 2012, 09:11

O problema do brasil é ser bastante grande. Há sitios onde pode aprender trompa, mas por vezes a muitos km de distância.
O ideal é dizer qual é a sua localização, e aí será mais fácil alguém indicar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Carreira como trompista

Mensagem por Cátia » 14 abr 2012, 19:18

souz_anderson Escreveu:Galera tenho muitas dúvidas sobre ser trompista. Parece ser um instrumento bastante desvalorizado em meu país e não vejo oportunidades de carreira como trompista.
Às vezes me pego pensando... beleza vou aprender e vou tocar aonde e com quem? kkkk
Alguém poderia me dar uma luz, um incentivo?
Obrigado a todos!

Atenciosamente,
Trompista Deprimido ouvindo os vizinhos pagodeiros no Brasil =D

Olá!
A trompa não é muito conhecida no nosso país, realmente. Entretanto quero dizer a você, que não desista. Insista!!
É um instrumento caro. Algumas pessoas até se interessam por ela, mas ao saber o custo, desistem, por não terem acesso.
Eu mesma; a trompa que toco não é minha. Ela está sob meus cuidados, sob minha responsabilidade, mas não é minha.
Onde moro existem pouquíssimos trompistas também. Mas aos poucos vc fica sendo conhecido entre o pessoal da música.
Muitas empresas de produções contratam trompas. Não é comum, mas há quem prefira uma trompa no seu casamento.
Acho que se souber a cidade em que mora, fica mais fácil te sugerir um professor.

souz_anderson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 13
Registado: 25 jun 2011, 18:22
Localização: Tucuruí/PA
Contacto:

Re: Carreira como trompista

Mensagem por souz_anderson » 15 abr 2012, 03:19

Aqui onde eu moro é realmente bem complicado. Moro em Tucuruí, no interior do Pará. O melhor lugar seria belém, que tem a Escola Técnica de Música da UFPA e o Conservatório Carlos Gomes, mas são mais de 500km!
No momento estou aprendendo com um professor formado em música, mas de instrumento de palheta! kkkk.
Ele é o regente da Banda de Música da instituição na qual estudo. Aprendo a parte teórica, mas a prática é só no googlezão mesmo. Como falo inglês fluentemente fica fácil achar material, mas a prática é complicada sem um tutor. Minha embocadura é um lixo! kkk
Mesmo de onde quase todos ouvem tecnobrega, quem sabe, existe um bom músico escondido! ^^

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Carreira como trompista

Mensagem por Gil Brasil » 15 abr 2012, 22:42

Para desenvolver uma carreira sólida com trompa não tem outro jeito senão sair para os grandes centros, onde se localizam as principais orquestras sinfônicas, bandas ou grupos específicos de música brasileira/jazz do país.

Se estudar, se formar bem e se capacitar continuamente na trompa, existem muitas oportunidades profissionais, inclusive com conexões para orquestras internacionais.

Na verdade, a trompa é um dos instrumentos mais raros que vemos músicos realmente se dedicar e, por isso mesmo, penso que seja uma das carreiras menos disputadas nas orquestras e bandas. Assim, se se dedicar e estudar terá uma carreira de sucesso no Brasil.

No meu caso e de muitos aqui no fórum, tocamos por amor à trompa e a alguma causa, como por exemplo, às orquestras das igrejas que somos membros.
Gil Brasil

souz_anderson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 13
Registado: 25 jun 2011, 18:22
Localização: Tucuruí/PA
Contacto:

Re: Carreira como trompista

Mensagem por souz_anderson » 16 abr 2012, 04:41

Amo muito a trompa. Comecei a me afeiçoar com o instrumento assistindo a vários concertos e quando apareceu a oportunidade de poder utilizar uma pessoalmente não resisti. Pretendo me aperfeiçoar e me profissionalizar após terminar meu primeiro curso superior.
Estou aprendendo com um colega. Somos alguns dos poucos dentro desse enorme estado (o segundo maior do Brasil). Pelo que contei não devem haver mais de 8 contando conosco. Fazer o que... kkk
Mesmo de onde quase todos ouvem tecnobrega, quem sabe, existe um bom músico escondido! ^^

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Carreira como trompista

Mensagem por mapereira » 16 abr 2012, 20:50

Souz_Anderson diz:

"Estou aprendendo com um colega. Somos alguns dos poucos dentro desse enorme estado (o segundo maior do Brasil). Pelo que contei não devem haver mais de 8 contando conosco. Fazer o que... kkk"
Caro amigo Anderson
Não fique triste pensando que só há você e mais uns seis ou sete em todo o estado do Pará que gostam e toca a trompa. Tenho certeza que existe um número maior de apreciadores e trompistas em seu estado. Pense que exista orquestras em Belém, a capital do Pará, certamente com algumas trompas cada uma delas; também temos as bandas e fanfarras municipais que têm trompas em algumas delas. Há também, mesmo que raramente, trompa em algumas igrejas aí do Pará. È que o Pará, assim como o Brasil, é muito grande, isso faz com que as informações fiquem mais difíceis, mas tenho certeza que há um número grande de apreciadores e instrumentistas de música clássica na terra do tecnobrega.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes