Qual a maior dificuldade para um trompista?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Alessandro » 24 set 2012, 08:50

Bem galera, nao sei pra voces mas na minha opiniao, na verdade na minha realidade atual, minha maior dificuldade e com quem tenho que `lutar`quase todos os dias com mais afinco, sao os labios. num sei! tem dias que eles acordam mais inchado ou preguiçosos , ai o som fica ruim e etc. num sei o que se passa.
alguem poderia dizer: pra mim 'e o dedilhado ou os intervalos ou transpor ou ate mesmo resistência, leitura,etc. mas nao, pra mim sao os labios! o resto da pra protelar... tanto mais que sem eles voce nem consegue nem treinar. nao 'e verdade?!?
ai me vem um dilema: sera' que e' o meu bocal?! vixxiiiii... ser'a!??! rssssssss
Abç

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por rmatosinhos » 24 set 2012, 13:02

Para mim a maior dificuldade tem que ver com a regularidade. Todos os dias são diferentes com tempos de estudo diferentes, repertório diferente, clima diferente e é necessário tocar com a mesma qualidade. O segredo, se é que existe, passa por tentar equilibrar o estudo / descanso através de um conhecimento das características próprias se cada um. É um trabalho difícil, mas alguém tem que o fazer :)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Gil Brasil » 24 set 2012, 20:21

Alessandro, dê uma olhada neste vídeo que postei sobre fortalecimento da embocadura (lábios, queixo e maxilar).

Gil Brasil

Alessandro
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 19 set 2012, 18:57

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Alessandro » 25 set 2012, 00:36

Gil Brasil Escreveu:Alessandro, dê uma olhada neste vídeo que postei sobre fortalecimento da embocadura (lábios, queixo e maxilar).

Muito bom....
foi de grande valia!!!
obrigado gil brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Gil Brasil » 27 set 2012, 18:34

Por nada.

Lembre-se que o exercício não precisa ser feito necessariamente antes da prática ou treino, pode ser feito qualquer hora do dia.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Bento-sc » 28 mar 2013, 00:04

É comprar uma trompa que lhe satisfaçã suas necessidades como som com qualidade. Bocal macio, mecânica boa. E que seja uma fera comportada na hora que mais precisamos dela.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Gil Brasil » 29 mar 2013, 00:03

Bento-sc Escreveu:É comprar uma trompa que lhe satisfaçã suas necessidades como som com qualidade. Bocal macio, mecânica boa. E que seja uma fera comportada na hora que mais precisamos dela.
E claro, dedicação, paciência e persistência, e de um bom professor (aqueles que têm esse privilégio).
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 12:23

Dedicação: isso eu tenho Paciência: um pouco Persistência: tenho bastante e um bom professor tenho também, acredito que seja o melhor. Só não sou um bom trompista , minha dificuldade agora são as notas agudas , minha trompa é afinada em fa e minha dificuldade é em segurar o dó agudo por mais tempo .

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 12:37

Bom agora a resposta da pergunta o alessandro minha opinião é o seguinte : se você tocar a trompa pelo menos uma vez no dia só para fazer uma escalinha de dó a dó já deve ajudar .

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Qual a maior dificuldade para um trompista?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 12:51

E principalmente não forçar muita a boca no bocal . Os exercícios do gil são bons. E o matosinho escreveu em algum lugar sobre a importância da respiração na hora de tocar.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes