Trompa e trompetes são da mesma família?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por celsojr » 16 dez 2012, 23:55

Qual vossa opinião sobre este assunto?
Eu particularmente odeio esta afirmação. Na minha região é comum montar duo ou quartetos de metais afirmando que são da mesma classe. Claro que são instrumentos da família dos metais, prefiro a teoria que a considera como da família dos madeiras, devido a sua característica tímbrica e sua história onde surgiu dos chifres de animais e de conchas.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Eliabe Alamo » 17 dez 2012, 15:55

Eu acredito que a trompa é sim da família do trompete! Visto que ambos tem características em comum como: Utilização de bocal, é feito de metal, tem a digitação semelhante...
Embora também acho a trompa meio "o filho diferente". Em toda família (humana), os filhos tem suas características em comum. Uns são bem parecidos e outros bem diferentes, mas não deixam de fazer parte da família e contem o DNA da família. #-o
A trompa eu creio que pertença a família dos metais e também das madeiras (se não me engano é o único instrumento que faz parte de duas famílias). Dos metais, pois possui várias características em comum com o trompete, com o trombone, com a tuba... e madeira pelo seu timbre bastante aveludado, bem rico, suave... :-"

Bem, esse é meu ponto de vista, vamos esperar pelos mestres! :D

Vlw. A paz do Senhor para todos.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 17 dez 2012, 21:07

Me desculpem todos, mas trompa é bem diferente de trompete. A única coisa que os une é ser do naipe dos metais, e só.

No naipe dos metais, temos as famílias (que me lembro agora):
1. Trompete: trompete, cornet, flugelhorn, piccolo, cornetas, bugles, pocket.
2. Trombone: trombone (tenor, baixo, soprano, contralto), trombone de marcha, cimbasso (sou fã do cimbasso).
3. Tuba: tuba (diversos tamanhos e tonalidades), bombardão, sousafone, bombardino.
4. Euphonium: euphonium, barítono.
5. Trompa: trompa, trompa natural, trompa de marcha, trompa de caça, trompa dos Alpes, trompa wagneriana (com sonoridade entre trompa e euphonium, e que talvez fosse mais correto colocá-la na família do euphonium), trompa piccolo (com sonoridade parecida com trompete e flugelhorn, conforme o comprimento do tubo).

Como já disse em outro post, a trompa provém de tudo que tem forma de chifre, ou seja, é obrigatório que seja espiral, que comece fino e termine com a campana bem maior, que tem timbre característico de projeção suave e aveludada, que se espalha pelo ambiente e tem frequências altamente versáteis, por causa da maior quantidade de harmônicos, próximos entre si, o que dá a condição de ser o instrumento mais próximo da voz humana.

Já o trompete tem uma construção também típica, é um tubo curto, bastante homogêneo e que só tem uma pequena campana para a projeção do som, com timbre caracteristicamente brilhante e direto, com harmônicos distantes e portanto bem menos projetado e harmônico que a trompa. O trompete deriva dos antigas cornetas de guerra, sem pistos.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Eliabe Alamo » 18 dez 2012, 01:59

Hum, entendi!
Ótima explicação!
Valeu Gil!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por fabio125 » 19 dez 2012, 18:30

Gil,

pegando carona na discussão.............

Na CCB observo que não há lugar um específico para as trompas........há lugares que ficam juntos com os trompetes, há outros lugares que estão junto com os trombones e em outros lugares ficam junto com os bombardinos.

Já vi lugares em que fica junto com o sax alto por acharem que por fazer o contralto deva ficar no mesmo lugar ( pra mim um absurdo isso.......mais vai entender rsrs)

Particularmente, eu prefiro ficar próximo aos bombardinos, acho que o som da trompa e do bombardino "casam" muito bem juntos.

Qual a opinião de vocês?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 19 dez 2012, 20:11

fabio125 Escreveu:Gil,

pegando carona na discussão.............

Na CCB observo que não há lugar um específico para as trompas........há lugares que ficam juntos com os trompetes, há outros lugares que estão junto com os trombones e em outros lugares ficam junto com os bombardinos.

Já vi lugares em que fica junto com o sax alto por acharem que por fazer o contralto deva ficar no mesmo lugar ( pra mim um absurdo isso.......mais vai entender rsrs)

Particularmente, eu prefiro ficar próximo aos bombardinos, acho que o som da trompa e do bombardino "casam" muito bem juntos.

Qual a opinião de vocês?
Na igreja, a intenção é organizar uma orquestra com o mínimo de espaço possível, pois o objetivo não é dar show, mas sim cooperar no cantar dos hinos, ajudando a irmandade à acertar no andamento e entonação.

Acho que cada igreja tem suas peculiaridades de ambiente físico, umas enormes outras em pequenos cômodos.

Particularmente, ao olhar a formação de uma sinfônica, a trompa deveria ficar logo atrás das cordas e ao lado dos outros metais (trompetes, trombones, bombardino, tuba). Como a CCB agrega toda a família dos saxofones isso dificulta a inserção correta da trompa atrás dos violinos.

Tem também a questão dos trompetes: deveriam estar na frente ou atrás das trompas, já que nas sinfônicas ficam longe, bem à esquerda das trompas, pois o naipe das trompas é especialmente postado à direita de toda a orquestra para facilitar sua projeção sonora.

E mais: tem trompas no contralto e no tenor na CCB, o que altera ainda mais as características de ambiente.

A trompa enfrenta assim toda a série de pequenos empecilhos: se fica logo atrás dos violinos, os trompetes a superam; se fica próximo aos saxofones, não é um naipe adequado às sinfônicas; se ficar com os trombones, corre-se o risco de confundi-la; se fica com os bombardinos (aí tem que ver outra coisa: tem quem faça baixo e outros que fazem tenor), estará muito atrás, perto dos tubas, algo que acho meio estranho.

Outra coisa: a trompa é sempre minoria na orquestra, e como os bancos devem ser aproveitados, a trompa encaixa-se junto com outros instrumentos. No entanto, não acho isso um problema, pois a trompa é metal e madeira ao mesmo tempo e, dessa forma, liga-se perfeitamente à orquestra, podendo alterar entre contralto, tenor e soprano (raro), e outro motivo é o timbre da trompa é diferenciado mesmo estando junto com outros instrumentos ao lado.

Resumindo, talvez a formação ideal da orquestra da CCB seja, com duas possibilidades para a trompa. A posição 1 seria ideal, mas a 2 costuma ser a mais comum:
- Cordas: violino, viola, cello.
- Clarinete, oboé, flauta.
- Trompa (1).
- Trompete, flugelhorn, cornet.
- Trompa (2).
- Sax alto e sax soprano.
- Trombone e sax tenor.
- Bombardino, tuba e sax barítono.

Os irmãos poderiam opinar também.
Gil Brasil

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por fabio125 » 21 dez 2012, 12:09

Com relação a orquestra sinfônica concordo que da forma como estão dispostos os músicos é a ideal, mais como nas igrejas é um outro tipo de espaço vou opinar imaginando a minha pergunta em uma igreja grande, com uma quantidade de uns 100 músicos e que desta forma os instrumentos estejam bem separados por categoria.

Seguindo essa minha linha de pensamento, com relação ao timbre do instrumento, o lugar que eu me sinto melhor pra tocar é realmente com os bombardinos.

Isso porquê os trompetes e saxofones tem uma grande projeção de som e ficar próximos a eles requer tocar com um maior esforço para gerar um volume de som compatível com os mesmos.

Próximo aos trombones e bombardinos o registro agudo da trompa(obrigatoriamente fazendo o contralto no agudo) se destaca mais e não há conflito com estes instrumentos.

É só minha opinião e gostaria das demais!!!rsrsr

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 21 dez 2012, 17:39

Fabio, é como vc disse, muito pessoal.

Tão pessoal que, eu como cadeirante, é um caso bem particular. Para melhor me encaixar na orquestra, pedi que cortassem um dos bancos cerca de 1 m para dentro, o que me integra perfeitamente ficando à direita de todos os instrumentos, o que é um ganho porque sou o primeiro som que sai para o ambiente sem interferência de outros sons.

O banco fica numa escala de 1 a 10, na posição 4, ou seja, fico do meio para frente o dia que a orquestra tem 40 músicos, e bem mais atrás quando tem 15 músicos, pois minha vaga fica sempre no mesmo lugar.

Na nossa orquestra de Frutal, ficam os violinos, violas, cello, flauta; depois, clarinete, clarone, oboé, sax soprano e sax contralto; trompetes, flugelhorn, trompa; trombone, trombonito e bombardino; tubas e bombardões. Tem dia que tem trompete ou sax contralto do meu lado, outros dias, ficam sax contralto a frente e trompetes do lado e atrás.

Mas, veja que interessante: certo dia, recebi a visita de um trompista de Marília que tocou comigo. Estávamos as trompas, com sax contralto a frente e trompetes do lado e um banco inteiro de trompetes atrás de nós, e mais um banco atrás estavam os trombones. Depois de terminado um dos hinos, um trombonista foi até nós e disse que o som das trompas estava maravilhoso e que estava ouvindo perfeitamente de aonde estava.

Ou seja, os trompetes têm timbre diferente, os sax também, e é isso que faz a diferença. Timbres diferentes não se misturam. Agora não nego que trompetes, sax contralto e tenor, quando exagerados, atrapalham muito a nossa audição do próprio som e também prejudica um pouco a nossa projeção, principalmente para os leigos.

Já toquei do lado do bombardino e também achei normal, e claro, muito mais tranquilo para a gente ouvir o próprio som.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Eliabe Alamo » 22 dez 2012, 03:04

Eu sempre procuro tocar ao lado dos sax. Já que varia muito de quantidade, as vezes tem trompetes ao meu lado, outras vezes não. Geralmente me posiciono ao centro na horizontal e mais atrá na vertical.
Particularmente, acho ruim tocar a frente dos trombones, pois o trombonistas procuram tocar o mais aveludado e forte possível e as vezes o som fica bem parecido, isso me confundi muito na hora de tocar!
Então procuro tocar forte (já que só tem eu de trompa) e ficar mais ao lado dos trombones e trompetes.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por celsojr » 22 dez 2012, 15:10

A recomendação na minha região para a disposição dos instrumentos são: cordas, madeiras, palhetas (família do saxofone) e metais. Trompa atrás dos trompetes. Inclusive barítonos junto com as palhetas, embora os barítonos sempre tocam atrás das orquestras por onde tenho passado. Na minha opinião a tendência é alinhar sempre soprano, contralto tenor e baixo por naipes.
Obs. O título é provocativo pois os encarregados por aqui sempre pedem trompas e trompetes junto por serem da mesma família, o que é um equívoco, pois se formos acompanhar o timbre de trompetes teríamos que tocar mais metalizado o som. Prefiro que trompas toquem sempre com madeiras ou cordas, acho mais apropriado. Em português e italiano dá-se a impressão que trompas e trompetes derivam um do outro no nome, por isso a confusão, a meu ver. Se observarmos outras línguas a tradução é bem distante da do trompete.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 22 dez 2012, 23:13

O Celsão, também não precisa humilhar.... =D> =D> =D>

É isso mesmo que você descreveu, sem tirar uma vírgula.

Eliabe, concordo com você, não tem muito o que fazer, o negócio é tocar forte e bem.

Só um detalhe: quando toco na Central (minha comum), o ambiente é muito amplo, só de nave deve ser 25 m x 40 m, e altura de 7 m. A projeção fica bastante diluída e praticamente não ouço o retorno, só em raras ocasiões.

Já quando toco no bairro Novo Horizonte, o ambiente é metade do tamanho da Central, porém tem uma boa altura (5 m), e lá a projeção é excelente e o retorno é muito bom, o que ajuda muito a gente a se posicionar ou mudar algo que não está dando muito certo.

Estamos aqui falando sobre os outros instrumentos, mas o ambiente é o mais importante para que a trompa se destaque naturalmente na orquestra.

Mas o assunto rende e muito legal ver as opiniões dos amigos.
Gil Brasil

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por fabio125 » 24 dez 2012, 10:46

Acho que a conclusão que chegamos é que não há uma conclusão sobre o assunto rsrsrsrsrs.............. :tr1:

Até mesmo em orquestras que assisto de vez em quando na tv cultura, dependendo do estilo da mesma, já vi a trompa ao lado de trompetes e trombones e em outras oportunidades ao lado de oboés e fagotes.

Agora eu concordo quase que totalmente com o Celso com relação ao trompete, realmente quando tenho que tocar ao lado ou a frente do trompete tenho que tocar muito mais forte que próximo aos trombones e bombardinos para poder me ouvir e com relação ao sax alto, na maioria das vezes parece haver um conflito de som com a trompa.Eu particularmente prefiro ficar o mais longe possível dos saxofones..rsrsrs

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Eliabe Alamo » 24 dez 2012, 16:43

É sempre complicado para nós!
Aqui o Templo Sede da A.D. tem uns 150mts de comprimento por uns 45 de largura e 20 de altura. Só eu de trompa... ainda chegam pra mim e dizem: toque mais forte pq eu não estou escultando seu som! Minha resposta é: me dê uma trompa e um bocal de projeção pq minha k840 e meu dolphin num faz milagre não! rsrsrs
Eu procuro ficar sempre perto de um mirofone, pq se não...
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 13:54

Esses dias eu toquei do lado de um trombone , eu estava a sua esquerda na minha frente a direita estava um sax tenor e na frente esquerda um sax auto atrás a direita tinha sax baixo e atrás a esquerda um trompete . Tive dificuldade em localizar meu som no ambiente o que me ajudou foi o trompete , até depois alguém veio falar que o meu som tava bastante parecido com o trompete .

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por André Luiz Torres » 04 mai 2013, 15:14

Caros trompista,toco ao lado de um trompista cadeirante,sempre atrás dos trompetes e a frente dos trombones.
Particularmente,quando estou na minha comum,os trompetes e trombones tocam suas vozes e alturas correspondentes,mas...quando vou em "determinadas igrejas",trombones querem fazer o contralto na nossa altura,trompetes oitavam o contralto..affff sai aquela salada...
Enfim,temos que nos adaptar a diversas situações.
Trompa no meu ponto de vista,ou no banco das palhetas duplas ou atrás dos trompetes,nunca no banco dos saxofones. [-X

Saudações a todos.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes