Trompa e trompetes são da mesma família?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 08 mai 2013, 00:12

André Luiz Torres Escreveu:Caros trompista,toco ao lado de um trompista cadeirante,sempre atrás dos trompetes e a frente dos trombones.
Particularmente,quando estou na minha comum,os trompetes e trombones tocam suas vozes e alturas correspondentes,mas...quando vou em "determinadas igrejas",trombones querem fazer o contralto na nossa altura,trompetes oitavam o contralto..affff sai aquela salada...
Enfim,temos que nos adaptar a diversas situações.
Trompa no meu ponto de vista,ou no banco das palhetas duplas ou atrás dos trompetes,nunca no banco dos saxofones. [-X

Saudações a todos.
A Paz de Deus, André.

O irmão cadeirante é de Poá mesmo? Qual o nome dele?
Também sou cadeirante e achava que seria difícil encontrar outro na mesma condição, mas não é que o mundo é pequeno rapaz.

Saúde o por mim e quem sabe ele se cadastra aqui para trocarmos mais ideias.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Claiton-Silva » 10 mai 2013, 20:14

André Luiz Torres Escreveu:Caros trompista,toco ao lado de um trompista cadeirante,sempre atrás dos trompetes e a frente dos trombones.
Particularmente,quando estou na minha comum,os trompetes e trombones tocam suas vozes e alturas correspondentes,mas...quando vou em "determinadas igrejas",trombones querem fazer o contralto na nossa altura,trompetes oitavam o contralto..affff sai aquela salada...
Enfim,temos que nos adaptar a diversas situações.
Trompa no meu ponto de vista,ou no banco das palhetas duplas ou atrás dos trompetes,nunca no banco dos saxofones. [-X

Saudações a todos.
A Paz de Deus, André!

Ontem eu participei de um ensaio local e o encarregado não fazia idéia de onde eu sentaria... Passo por isso sempre...
Já fui a um ensaio regional e, normalmente, encontra-se o nome dos instrumentos nas estantes para facilitar o posicionamento, mas eu rodei a igreja toda procurando "Trompa"... e... estou até hoje procurando... rsrs
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 16 mai 2013, 00:36

Bento-sc Escreveu:Esses dias eu toquei do lado de um trombone , eu estava a sua esquerda na minha frente a direita estava um sax tenor e na frente esquerda um sax auto atrás a direita tinha sax baixo e atrás a esquerda um trompete . Tive dificuldade em localizar meu som no ambiente o que me ajudou foi o trompete , até depois alguém veio falar que o meu som tava bastante parecido com o trompete .
Bento, por natureza, o som da trompa é aveludado, escuro, cheio, solene, e o som do trompete é metalizado, brilhante, aberto e direto, bem diferente do som produzido pela trompa.

Na minha opinião, você deve rever alguns conceitos e tentar proporcionar maior volume de ar nos tubos e fazer a projeção do som no ambiente.

Se o seu som está parecido com trompete, não seria o objetivo da trompa. Grosso modo, a trompa teria que se 'equalizar' mais com o sax alto do que com trompete. Não aquele sax alto que o camarada sopra rachado, metalizado, oitavado, mas de preferência procure um saxofonista craque, que é afinado e toca com volume de som (projetado) e não com intensidade de som (som alto, estridente).

A mão na campana ajuda a tornar o som da trompa mais próximo do que citei, aproveite e tente várias posições.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Bento-sc » 22 mai 2013, 11:15

eu não sei qual é o meu problema, quando toco junto com outro instrumento o timbre quase que se une em um só e quando tem vários eu fico me procurando . Há um dois dias atrás eu toquei com dois trompetes no meu lado direito um clarinete a minha frente e dois sax auto na minha frente a direita atrás um tuba e um barítono denovo tive dificuldade em me localizar, pois sempre o meu som se une com um instrumento mais próximo , mas nesse dia aconteceu diferente o trompete que estava bem na frente da minha campana estava bloqueando a saída e a evolução do do meu som me obrigando a soprar mais forte e esquecer os outros instrumentos e me concentrar no som da trompa . Aconteceu algo terrível , em vez da trompa se unir a um ou outro instrumento todos os som se uniram ao da trompa foi a coisa mais bonita que eu já ouvi .

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 23 mai 2013, 00:11

Bento-sc Escreveu:eu não sei qual é o meu problema, quando toco junto com outro instrumento o timbre quase que se une em um só e quando tem vários eu fico me procurando . Há um dois dias atrás eu toquei com dois trompetes no meu lado direito um clarinete a minha frente e dois sax auto na minha frente a direita atrás um tuba e um barítono denovo tive dificuldade em me localizar, pois sempre o meu som se une com um instrumento mais próximo , mas nesse dia aconteceu diferente o trompete que estava bem na frente da minha campana estava bloqueando a saída e a evolução do do meu som me obrigando a soprar mais forte e esquecer os outros instrumentos e me concentrar no som da trompa . Aconteceu algo terrível , em vez da trompa se unir a um ou outro instrumento todos os som se uniram ao da trompa foi a coisa mais bonita que eu já ouvi .
Pois é, a trompa, por ser o instrumento mais rico em harmônicos, consegue 'imitar' ou mesmo aproximar o timbre de outros instrumentos, em especial, trombones, fagotes, euphonium, flugelhorn, entre outros. Por isso essa impressão que você tem e que está correta.

Quando se toca ao lado de trompetes e clarinetes (soprano), tuba e barítono (baixo), simplesmente se perde a noção do contralto, fica difícil a noção timbrística da trompa, pois os timbres desses outros instrumentos não ajudam a trompa. No caso, somente os sax-alto é que, se estiverem no contralto, o ajudariam a encontrar o timbre, mas também é preciso verificar se não estavam oitavando ou tocando no estilo "staccato duro", ou vulgarmente, "batendo na nota". O sax-alto por sua natureza de contralto é o melhor referencial para a trompa, ao lado do flugelhorn e outros instrumentos nessa faixa de voz.
Gil Brasil

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Bento-sc » 25 mai 2013, 10:53

É tenho percebido isso mesmo! um dia desse eu estava tocando com a campana voltada para a cabeceira da cama que é de madeira compensado com vários detalhes de acabamento em curvas, o timbre da trompa ficou parecido com os das cordas, parecia um violino ou uma viola. Como é interessante a trompa qualquer alteração no ambiente muda a qualidade do som. Eu acho que a trompa não é só da família dos trompetes mas de todos os instrumentos . Deve ser a mãe de todos .

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por André Luiz Torres » 01 jun 2013, 03:43

A Paz de Deus, André.

O irmão cadeirante é de Poá mesmo? Qual o nome dele?
Também sou cadeirante e achava que seria difícil encontrar outro na mesma condição, mas não é que o mundo é pequeno rapaz.

Saúde o por mim e quem sabe ele se cadastra aqui para trocarmos mais ideias.

Deus abençoe.
Amém Gil,tudo bem?
Sim,ele é da minha comum..Calmon Viana é o ir Carlos..
Vou transmitir saudação...
Fica na Paz...
Deus Abençõe.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 22 jul 2013, 22:49

Um nosso irmão da Congregação Cristã no Brasil perguntou qual a posição da trompa na orquestra.
Já respondi isso aqui, mas tenho novas considerações que passei a ele e posto aqui para alimentar o debate.
Opinem!!!

"1. Eu acho que a trompa deveria seguir as sinfônicas em que fica à direita da orquestra (olhando do fundo), logo atrás das cordas, das flautas e das madeiras (oboé, corne-inglês, clarinete). Acho esta ideal, pois fica na frente dos sax e longe dos trompetes barulhentos.
2. Porém, nem sempre é possível, pois dado o alto número de saxofones (infelizmente tem tomado conta da orquestra, descaracterizando-a), o espaço será entre os saxofones (contralto de preferência), na frente dos trompetes. Contras: trompetes barulhentos e saxofones desafinados podem atrapalhar o som e o timbre, que poderá ser confundido por leigos com os saxs. Aqui toco nesta posição, atrás e ao lado dos sax-alto e flugelhorn.
3. Contudo, tem trompistas que preferem atrás dos trompetes e na frente dos trombones e bombardinos. Contras: por fazer o contralto, a trompa fica fora dos instrumentos da sua voz, mas não tem os trompetes e saxs para atrapalhar o som. Mas, se tiver um trombone rachado é dose de aguentar e sobressair o som."
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Marco Trompista » 23 jul 2013, 01:06

Na minha comum somos em 2 trompas e ficamos atras das flautas e ao lado dos clarinetes e essa colocação ficou muito boa se quiserem experimentar fica a dica Deus abençõe

Rodrigo Cardoso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 22
Registado: 19 jun 2013, 19:06

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Rodrigo Cardoso » 24 jul 2013, 02:39

Quem será esse irmão hein Gil??? Rsrs. Aqui em minha cidade (Bragança Paulista) sou o único trompista (ou quase isso). Na minha comum (Cruzeiro) toco atrás ou do lado dos trompetes. Aqui na região, a organização dos instrumentos é a seguinte:
1º Cordas. 2º Madeiras e paletas (todos os saxofones em sua respectiva ordem e em 3º os metais.
Quando perguntei onde a trompa ficava ninguém soube me dizer ao certo. E acabaram (os encarregados) falando pra ficar atrás dos trompetes e na frente dos trombones. Valeu a pena essa discussão hein!!!

evertonluiz4444
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 10 jun 2015, 13:40
Contacto:

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por evertonluiz4444 » 30 set 2015, 15:00

Gil Brasil Escreveu:
fabio125 Escreveu:Gil,

pegando carona na discussão.............

Resumindo, talvez a formação ideal da orquestra da CCB seja, com duas possibilidades para a trompa. A posição 1 seria ideal, mas a 2 costuma ser a mais comum:
- Cordas: violino, viola, cello.
- Clarinete, oboé, flauta.
- Trompa (1).
- Trompete, flugelhorn, cornet.
- Trompa (2).
- Sax alto e sax soprano.
- Trombone e sax tenor.
- Bombardino, tuba e sax barítono.

Os irmãos poderiam opinar também.
Seguindo a discussão sobre a Posição dos instrumentos na Orquestra CCB.
Na minha comum segue a seguinte ordem.

- Cordas: Violino, viola, cello. :-({|=
- Madeiras: Flauta, Clarinete.
- Madeiras 2: Toda a família do Sax de acordo com suas respectivas vozes.
- Metais: Trompete, Flugelhorn, Cornet.
- Trompa (apenas eu :tr1: )
- Metais (continuação): Trombone, Trombonito, Bombardino, Tuba.
:tr1: Everton Luiz
Trompista CCB
:tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa e trompetes são da mesma família?

Mensagem por Gil Brasil » 08 out 2015, 00:20

Everton, gostei muito da formatação da vossa orquestra, realmente muito coerente.

Aqui, ficam:
1. cordas;
2. clarinete, flauta, clarone, sax soprano;
3. sax alto, trompa;
4. trompetes, cornets, flugel;
5. trombone, bombardino, sax barítono;
6. tubas, bombardões.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes