Ensinando música a uma criança

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
adenauerjsf
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jul 2012, 14:44

Ensinando música a uma criança

Mensagem por adenauerjsf » 20 dez 2012, 16:59

Prezados Colegas,

Tenho um sobrinho de 6 anos de idade. Quando ele vem em casa me pede para tocar minha trompa. Para incentivá-lo, deixo-o tocar, mas ele apenas assopra o instrumento dando notas aleatórias como se fosse uma corneta. Gostaria de aproveitar que ele gosta de música e tentar ensiná-lo. Meu professor de trompa sugeriu que ele começasse com a flauta, pois é um instrumento mais leve. Disse também que meu sobrinho não tem estrutura física para tocar trompa. Aconselhou-me a esperar mais 2 ou 3 anos. Procurei na internet alguns métodos de ensino de música, como por exemplo, o método Suzuki, mas na internet há apenas alguns volumes, não todos.

Eu comecei a aprender a música com 12 anos de idade. Aprendi a tocar flauta e este foi meu instrumento por 10 anos. Depois, aos 22 anos de idade, aprendi a tocar trompa e este é o meu instrumento até hoje. Não tenho intenção de mudar nunca mais, pois a trompa, além de ter um som imcomparável é a "alma da orquestra".

Portanto, meus caros, alguém tem algum método ou dica para que eu comece a ensiná-lo?

Atenciosamente

Adenauer

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por Gil Brasil » 20 dez 2012, 19:01

O ideal seria você adquirir uma trompa piccolo (em Sib), pois tem formato de trompa mas é na prática é um flugelhorn, sendo muito mais fácil para segurar o instrumento e tocá-lo, pois necessita muito pouco fluxo de ar.

Quanto ao método, se for no Brasil, adquira o Almeida Dias - Método para Trompa, apesar que este é destinado à trompa Fá e Sib.
Você encontra na Internet para comprar, tem preço módico:
MÉTODO PRÁTICO PARA TROMPA - Almeida Dias, por R$29,99, ou ainda, se quiser outro mais barato, pode comprar o DA CAPO - TROMPA - Joel Barbosa, por R$14,99.

No entanto, só conheço o Almeida Dias e o recomendo para iniciantes. Se alguém souber algo do Joel Barbosa, por favor, responda aqui.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por rmatosinhos » 21 dez 2012, 10:41

As trompas piccolo são uma opção, porém é trompa sib (oitava acima, como Trompete)
Existem trompas para crianças em fá ou em sib mas que têm mais voltas para ficarem com um tamanho mais compacto. Depende um pouco do tamanho da criança. Com os meus alunos de Iniciaçao musical de 6,7,8 anos uso geralmente uma dessas trompas.
Relativamente aos métodos a utilizar... É sempre difícil pois tem que ser algo com que se identifiquem. Assim sendo, escrevi um livro que está prestes a ser publicado pela Ava Musical Editions ( http://www.editions-ava.com/ )
Trata-se um conjunto de 25 canções infantis habitualmente cantadas pelas crianças no infantário. Por serem conhecidas a criança rapidamente consegue tocar pois e identifica com o conteúdo. Pecas fáceis desde do, ré mi (central) até fá2 lá4. Depois cada peça contem uma versão em duo, um pouco mais complexa, para que possa ser tocada com o professor.
O livro está já em ase final de produção, só falta mesmo o designer terminar as ilustrações. Entre em contacto com a Ava para que eles possam informar para quando esta prevista a publicação.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por Eliabe Alamo » 22 dez 2012, 02:47

Muito bom Ricardo! =D> Também vou querer um pra mim, e se aparecer alguma criança querendo aprender... ensino com seu método!

A trompa é um instrumento muito lindo! Acho que quanto mais cedo uma pessoa tiver contato com o instrumento, melhor. Pois crianças alem de ter um tempinho vago, elas tem uma facilidade imensa de aprender as coisas e quando colocam na cabeça se dedicam com força! :-"
Eu aprendi com 13 anos de idade, e vejo que tenho mais facilidade de aprender que várias pessoas mais velhas!

Valeu! A paz do Senhor para todos!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

adenauerjsf
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jul 2012, 14:44

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por adenauerjsf » 02 jan 2013, 16:01

Prezados Colegas,

Muito obrigado pela ajuda. Gravei o meu sobrinho "tocando". Acho que vou ter muito trabalho, rsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=xbDVbHw3LQs

Abs

Adenauer

adenauerjsf
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jul 2012, 14:44

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por adenauerjsf » 02 jan 2013, 17:04


Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por rmatosinhos » 09 fev 2013, 21:07

Já foi lançado o meu livro para Iniciaçao. Mais informações aqui
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Ensinando música a uma criança

Mensagem por Éricles Rodrigo » 10 fev 2013, 01:38

APDD Gil!!!

O método do Joel Barbosa é um método para Trompa muito simples, tem aquelas famosas musicas como: Atirei o pau no gato,
Parabéns pra vc etc... E tem tbm uma parte no método que tem trechos musicais escritos pelo Joel Barbosa que sempre nas
últimas pentagramas ele deixa em branco para que o professor possa escrever figuras de qualquer valor ou escrever um trecho
com ligadura, ou seja, o que o professor achar ideal naquele momento para o aluno... É um método bem simples!!!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes