Quais métodos escolher?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Matheus Fraça
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 26 jun 2013, 11:52

Quais métodos escolher?

Mensagem por Matheus Fraça » 31 jul 2013, 18:35

Saudações a Todos (Apdd).

Por esse dias, adquiri minha trompa, agora se me resta estudar.
E estou precisando saber quais os métodos adquiri para iniciar meu estudo.

Qual a melhor opção de método para iniciantes ?
De inicio pretendo tocar na orquestra da CCB, qual o método aconselhável, para ajudar a tocar o Hinário?
Qual método vocês recomendam, para melhorar a digitação, articulação dos dedos e exercícios de respiração?

Como funciona a tranposição de notas da trompa FA/SIb, para com as outras partituras?

Bom espero que possam me ajudar.
Obrigado.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual métodos de escolher?

Mensagem por Gil Brasil » 31 jul 2013, 20:22

Amém, Matheus.

Geralmente tem-se utilizado o Método Almeida Dias, que inclusive já citado em vários posts no fórum. Veja duas lojas (pesquise e encontrará outras):
Tritons, do irmão Aloizio.Tecla Musical, preço 27,00 + 12,30 frete.
Todos parecem ser de confiança, mas claro, não posso aqui responder por qualquer evento imprevisto.

------------

Quanto à transposição, também existem vários posts no fórum falando sobre o assunto. Existem duas opções:
1. Transposição por leitura: partituras em Dó maior, em clave de Sol, faça a transposição para a clave de Fá na 3ª linha, aumentando um sustenido ou diminuindo um bemol, conforme a tonalidade da partitura. Para tocar na clave de Fá na 4ª linha, considere a clave de Dó na 4ª linha, fazendo o mesmo com os sustenidos e bemóis.
2. Transposição no chaveamento (digitação): se preferi, pode fazer todas as transposições nas chaves para Sib e Fá. Eu elaborei um quadro com todas os chaveamentos para os hinários em Dó e Sib.
Basta clicar e baixar grátis: Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.

Deus abençoe.
Gil Brasil

elieber.portilho
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 22 ago 2013, 13:25

Re: Qual métodos de escolher?

Mensagem por elieber.portilho » 22 ago 2013, 13:40

Gostaria de saber qual é o mais indicado para a CCB, aprender tocar a trompa em Sib e utilizar o hinário e já transportado ou aprender em Fá e utilizar o hinário em Dó.

Estamos com dificuldade no ensino do mesmo, utilizamos o método "Metodo Elementary Method -French Horn", passamos ele em Sib e já aprendemos no hinário transposto.
Estamos corretos em fazer assim. Pois pelo que eu andei verificando nas partituras de orquestras a mesma já vem transposto para trompa e Fá ou Sib. Estou correto?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Qual métodos de escolher?

Mensagem por Gil Brasil » 22 ago 2013, 23:06

Amém, Elieber.

Pelo que sei, na CCB utiliza-se o Método Almeida Dias, conforme indicado no post acima. Porém, se o seu encarregado aceita ou recomenda o que você citou, não vejo problemas.

Na verdade, o ideal é que o método fosse aprendido em Fá se a trompa for Fá simples ou dupla (Fá-Sib). No caso da trompa em Sib, também pode se abrir uma exceção e aprender já transposto nas chaves, ou seja, fica como um trompete, porém considerando que a digitação [Dó 1-3, Ré 12, Mi 2, ...) na trompa Sib é a altura do tenor. A digitação da trompa Sib em clave de Sol (contralto) segue assim: Do 0, Ré 1, Mi 0, Fá 1, Sol 0, Lá 12, Si 2 (que é a mesma digitação do trompete a partir do Dó4, aquele do 3º espaço da clave de Sol).

Nas orquestras sinfônicas, as partituras vem transpostas em Fá para as trompas, mas pode haver exceções em Mib, Ré, etc.

--------------------------------------------------------

Como já amplamente citado neste fórum, inclusive repito o post acima:

Quanto à transposição, existem duas opções que pode escolher:

1. Transposição por leitura: partituras em Dó maior, em clave de Sol, faça a transposição para a clave de Fá na 3ª linha, aumentando um sustenido ou diminuindo um bemol, conforme a tonalidade da partitura. Para tocar na clave de Fá na 4ª linha, considere a clave de Dó na 4ª linha, fazendo o mesmo com os sustenidos e bemóis.

2. Transposição no chaveamento (digitação): pode fazer todas as transposições nas chaves para Sib e Fá. Eu elaborei um quadro com todas os chaveamentos para os hinários em Dó e Sib. É só decorar e tocar:

Baixe aqui:
Chaveamento para Trompa Fá e Sib para partituras em Dó e Sib.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes