Operação ao Nariz

Secção dedicada ao debate àcerca de vários problemas de Saude que atacam os trompistas. Herpes e outro tipo de bolhas irritantes, problemas dentários, respiratórios, ortopédicos, ou mesmo psicológicos, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
goreti
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 22 abr 2005, 21:38

Operação ao Nariz

Mensagem por goreti » 22 abr 2005, 22:53

Olá a todos.
Queria partilhar convosco uma história recente.
devido a alguns problemas no nariz, (Desvio dos cornetos) a minha respiração era dificultada principalmente a dormir. O médico achou melhor operar e corrigir o desvio dos cornetos, pois não havia necessidade de viver desconfortável para o resto da vida.
Então antes de operar expliquei que tocava um instrumento de sopro e se a operação não iriia atrapalhar alguma coisa. A resposta foi: "não se preocupe quinze dias depois está a tocar como antes". O facto é que já lá vão dois meses depois da operação e só agora começo a conseguir tocar. E como devem saber depois de dois meses sem tocar isto está muito mal, mas isso recupera-se. Isto porquê? Ao me submeter a este tipo de cirurgia, os médicos deixam pontos no interior do nariz e ele fica bem "pisado" de tanto mecherem lá dentro. Por isso sempre que tentava tocar a pressão que sentia dentro do nariz era tão grande que era como se tudo por dentro fosse rebentar.
Escrevo isto apenas para que possa ajudar alguém em situação semellhante. Nem sempre acontece como o médico diz, às vezes demora mais do que eles pensam, afinal estamos a falar de músculos muito sensíveis e que demoram lgum tempo para se adaptar.
Abraço trompistico para todos.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 22 abr 2005, 23:10

Ola "Maruska"

São questões complicadas, mas a saude fala mais alto.

Desejo-te as melhoras e, quem sabe talvez algum visitante do site tenha tido uma experiencia semelhante e possa ter umas dicas...

Conheço alguns casos de instrumentistas de sopro que, por algum motivo, tiveram que ser operados.

Na maioria dos casos... após as recuperações as pessoas sentem-se melhor do que nunca:

Como não dá pra forçar... e passam a tocar de forma mais relaxada.

Mas acima de tudo é preciso muita força de vontade, que sei que tens, para ultrapassar qualquer dificuldade de saude.

Força... vais ver que a trompa te retribui.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

luis trompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 25 jun 2010, 02:41

Re: Operação ao Nariz

Mensagem por luis trompa » 25 jun 2010, 02:54

Ola !
quando toco trompa depois de meia hora por ai começo a sentir minha garganta muito tenso isso e normal ?
o que posso fazer para relaxar a garganta e não doer na hora de tocar ? :-k

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes