Alergia

Secção dedicada ao debate àcerca de vários problemas de Saude que atacam os trompistas. Herpes e outro tipo de bolhas irritantes, problemas dentários, respiratórios, ortopédicos, ou mesmo psicológicos, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
maneta20
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 28 nov 2010, 02:12

Alergia

Mensagem por maneta20 » 08 out 2013, 18:12

Boa tarde, durante os últimos tempos tenho tido vários problemas com borbulhas que aparecem exactamente na zona de embocadura que provocam muita dor e desconforto, sinceramente já estou farto de estudar e depois vem uma borbulha que me faz ficar parado uma semana ou mais, e lá vai todo o trabalho para o lixo. Será alergia ao metal do bocal?? já alguém passou pelo mesmo?
André Costa

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Alergia

Mensagem por Gil Brasil » 08 out 2013, 19:38

André, isso pode ser devido ao excesso de tempo praticando, falta de pausas adequadas, esforço exagerado nos lábios ou mesmo uma alergia.

Durante os estudos ou prática, equilibre o tempo: trabalhe 30 minutos e descanse 10 minutos. Eu acho que não se deve ultrapassar 3 horas de prática diária, a não ser que a situação exija extraordinariamente.

Se trabalhar de manhã, descanse por duas a três horas, e recomece à tarde.

Cuidado com o esforço exagerado nos lábios, forçando a boca contra o bocal poderá causar ferimentos graves como bolhas, inchaços, hemorragias e dores.

Quanto a ser uma alergia, somente o médico poderá diagnosticá-lo. Porém, faço uma ressalva: certa vez tive problemas de coceira e vermelhidão nos lábios. Assim, fiz uma limpeza geral nos meus bocais, lavando com água e sabão e depois passei álcool em gel, desaparecendo os sintomas.
Gil Brasil

LucasMarinho
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 02 mar 2011, 13:07

Re: Alergia

Mensagem por LucasMarinho » 09 out 2013, 16:55

André, boa tarde!

Sou iniciante nos estudos de trompa, tanto que tenho pouco costume de postar minhas opiniões (mas sou assíuo leitor do fórum..rs).

Mas neste caso, acho que posso ajudar. Quando eu ainda tocava flauta, tive um colega flautista que tinha problemas parecídos, bolhas e coceira na região do queixo (onde apoia a flauta). Ao procurar um médico, após exames, foi constatada uma forte alergia a níquel (material do acabamento da flauta dele).

Vale ressaltar que o fato de isso ter aparecido recentemente não descarta a possibilidade de alergia, uma vez que mesmo a intolerância a alguns elementos pode aparecer exporadicamente.

Acho que vale a pena procurar um médico, pode ser o caso de trocar o bocal por um com outro acabamento (como meu colega fez com a flauta e resolveu o problema).

Abs

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Alergia

Mensagem por rmatosinhos » 10 out 2013, 20:50

Tal como o Gil disse pode ser esforço e pode ser alergia. Há algumas marcas que possuem bocais divididos em duas partes com anel em plástico, sendo alergia convém ver se tem o mesmo sintoma noutra parte do corpo que esteja em contacto coma trompa. A higiene do bocal e instrumento é essencial para prevenir algumas infeções que por vezes podem ser complicadas...
Nada como uma consulta de rotina para verificar se se trata ou não de uma reacção alérgica.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Alergia

Mensagem por rafaps » 03 fev 2014, 23:26

Paz.

parceiro, ja vi casos de pessoas que tem alergia ao material de que é feito o bocal. até onde eu sei, existem bocais fabricados com materiais exatos para isso nao acontecer. por exemplo eu tenho um amigo que tem alergia ao material dos bocais. então ele comprou um bocal que a borda e o copo são feitos (ou muito bem banhados ) de ouro, nao me lembro direito rs. depois disso ele não teve mais problemas.
não sei se é o seu caso rs. mas fica a dica :D

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes