Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Secção dedicada ao debate àcerca de vários problemas de Saude que atacam os trompistas. Herpes e outro tipo de bolhas irritantes, problemas dentários, respiratórios, ortopédicos, ou mesmo psicológicos, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Gil Brasil » 30 dez 2010, 22:16

Recentemente, fiz restaurações em 3 dentes, procedimentos simples de substituição de amálgamas dentários e para minha surpresa, após os procedimentos, que foram feitos em 2 dias seguidos, comecei a sentir ardência, coceira, irritação, sensação de ressecamento nas bordas dos lábios, chegando a ficar levemente vermelho nas bordas. Curioso que não afetou os lábios em si, somente as bordas ficaram irritadas. Também não apareceram feridas, aftas, descamação, nem ferimentos com sangue, apenas os sintomas que citei nas bordas dos lábios.

Investigando os fatos e considerando possibilidades, cheguei a conclusão que foi em decorrência da ineficiente esterelização (ela faz por flambagem) dos objetos e também reparei que o consultório da cirurgiã-dentista estava precisando de uma bela reforma. O problema é que é boa profissional, mas observei certo descaso com os equipamentos de uso (motorzinho soltando água, por exemplo), ar condicionado aparentemente sem a devida manutenção e limpeza, apesar que a sala estava relativamente limpa.

Dessa forma, creio que o contato dos metais, a esterelização por flambagem, as luvas de látex, a anestesia que vazou na minha boca, o ar condicionado, todos contribuíram para que os meus lábios tivessem essa reação alérgica. Nos primeiros 2 dias não incomodou muito, mas após o 3º dia até o 7º estava ficando muito incômodo, passava protetores de cacau e um medicamento natural para ressecamento e nada, continuava a arder. Foi aí que resolvi comprar um creme antialérgico (dexametasona) + anti-inflamatório (cetoconazol) e passei por 3 vezes entre 12 h.

Felizmente e, finalmente, surgiu efeito, pois já estava a 7 dias sem tocar e com aquele problema. Usado o medicamento, aí pronto, a irritação praticamente já desapareceu e vou passar mais uma ou duas vezes para curar definitivamente. Caso não tivesse surtido efeito, teria que consultar o médico.

Atenção: desde o dia que fui à dentista não toquei, nem sequer dei escalas na trompa, nos primeiros dois dias porque a boca doía um pouco e, principalmente a partir do 3º dia, em que piorou a irritação e ardência ficando até o 7º dia. Vou tocar somente depois que curar totalmente o problema e desinfetar o bocal por garantia.

Fica a dica: quando forem ao dentista fiquem muito atentos e, se notar algo estranho, vá em outro profissional. Observe a esterelização dos equipamentos não descartáveis e os outros itens que já citei acima. É muito frustrante ficar sem poder tocar, e, ainda bem que eu podia ficar. Mas imaginemos se fosse uma ocasião em que se tem compromissos assumidos e não poder cumprir? Temos que tomar cuidado com a boca e os lábios, pois são ferramentas essenciais de trabalho.

Abraços.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por rmatosinhos » 31 dez 2010, 01:02

Pode haver uma série de produtos e situações que podem fazer alergia.
Em caso de dúvida, o melhor é utilizar um dentista de confiança, embora às vezes de tenha que pagar mais.

O brasil é o paraíso dos dentistas (pelo menos em portugal há muitos dentistas brasileiros)
Portanto é melhor escolher bem :)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

chureaunc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 17 fev 2011, 07:59
Localização: Saudi Arabia
Contacto:

Removido (propaganda de medicamento)

Mensagem por chureaunc » 17 fev 2011, 08:04

Tópico removido (Propaganda de medicamento)
Última edição por Gil Brasil em 27 fev 2011, 23:47, editado 1 vez no total.
Razão: Propaganda de medicamento

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Wagner Bracci » 06 abr 2011, 20:48

Boa tarde, amigos e trompistas. Queria relatar um problema que estou tendo.
No inicio do ano fui orientado pelo meu dentista a usar placa anti-bruxismo durante a noite, até aí tudo bem.
Coinscidencia ou não, participei de um festival de música em Poços de Caldas, com o professor e Mário Rocha, que me orientou a mudar um pouco minha embocadura, pela razão que "compesava" várias vezes, usei a placa por um periodo de um mês sem problemas, também fui orientado a fazer o aquecimento pelo Farkas, o que me ajudou muito a fixar o posicionamento de minha embocadura.
O que acontece é que, meus lábios começaram a ficar doloridos, com ardencia, não saiu ferimento, apenas ardencia e ressecamento. E uma ligeira impressão de amolecimento nas laterais, também Iniciei em duas orquestras, da qual participo de ensaios duas vezes semanais, gostaria de saber se algum trompista passou por esse problema ou seria minha mudança de embocadura?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por rmatosinhos » 06 abr 2011, 22:14

Wagner Bracci Escreveu:[...]gostaria de saber se algum trompista passou por esse problema ou seria minha mudança de embocadura?
Possivelmente tem que ver com a mudança de embocadura. É normal umas semanas depois de mudar a sua embocadura, ter alguns sintomas que refere.
Continue a estudar da mesma forma, sem exageros mais 3 a 4 semanas e deverá estabilizar caso o problema se deva à mudança de embocadura. Caso contrário poderá ser ou outro problema qualquer...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Gil Brasil » 06 abr 2011, 22:24

Wagner, o problema alérgico que tive tem grandes coincidências com o seu. Só resolvi definitivamente, primeiro, usando um creme dermatológico de duas a três vezes ao dia (usei por duas semanas) e, juntamente, limpando o bocal com produtos de limpeza forte.

Antes de tocar, lavo a boca e os lábios com sabonete. Depois, molho uma pequena parte de uma toalha limpa com os detergentes Ajax ou Veja, e limpo todo o bocal. Espero secar completamente e toco. Nunca mais apareceu qualquer sintoma de alergia.

Pode ser que alguma colônia de bactérias tenha ficado no meu bocal vindo da dentista, o que pode acontecer em outros casos, tais como o seu.

Eu recomendo que todos os trompistas façam isso ao perceber alergias desconhecidas ou mesmo por prevenção.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Gil Brasil » 25 abr 2011, 01:02

E aí Wagner, você conseguiu resolver seu problema alérgico e a mudança de embocadura?
Gil Brasil

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Wagner Bracci » 28 abr 2011, 19:02

Gil, antes mesmo de ler sua opinião, fiz uma assepsia com álcool no bocal e usei enxague bucal, melhorou bastante, mas ainda (embora menos) arde após os estudos, parei de usar a placa, acredito que ajuntou a placa, alguma bactéria no bocal, o que ocasionou o problema.
Mas continuo estudando, tenho o concerto n. 1 de Mozart para prova deste bimestre. E o de Strauss op.11 para o próximo.
Além é claro do Kopprasch e Maxime Alphonse.

Mas estarei fazendo conforme indicou, depois te falo o que aconteceu.
Obrigado.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Gil Brasil » 05 mai 2011, 23:26

Wagner, acho que somente álcool não resolve, tente com produtos esterlizadores (compra na farmácia) ou então com o Ajax ou Veja.

Boa sorte nas apresentações.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Cátia » 28 nov 2011, 21:54

Oi trompistas!!

Estou usando a plaquinha de relaxamento durante a noite. Fiquei insegura pra usar, pois tive receios de me atrapalhar em relação à trompa. Geralmente acordo com uma sensação de que minha mandíbula está anestesiada. :-k
Bom, fiquei tranquila, pois minha dentista me informou que não teria nada a ver, que posso continuar tocando! Ufa!
Até o momento não observei diferença em relação à minha embocadura, mas ficarei atenta.
Confesso que me deu um medo no início! Não quero ficar sem tocar minha trompinha! :tr1:

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Wagner Bracci » 21 dez 2011, 12:35

Realmente, a placa que uso me dá reação alérgica, agora uso um dia e fico dois sem usar, pois é usar diariamente, ela afina a parte interior dos lábios, e se estudar ou tocar por periodo normal de estudos, sinto dor e os lábios não vibram como deveria, ai surge um bola de neve, pois por não vibrarem, a tendência é apertar mais contra o bocal, assim embora o tratamento contra o bruxismo vai demorar mais, foi a maneira que encontrei de amenizar.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Reação alérgica nos lábios / Cirurgião-dentista

Mensagem por Gil Brasil » 22 dez 2011, 01:15

Wagner, então, rapaz, tudo que entra em contato com nossa boca, língua e lábios deve ser analisado.
Nossa boca, por natureza, já contém muitas bactérias e um aparelho dentário certamente é mais um componente a reter bactérias.
Mas, ainda bem que arranjou uma saída provisória que tá dando certo.
Deus abençoe.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes