A trompa e seus mistérios

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

A trompa e seus mistérios

Mensagem por AndersonAndrade » 25 jun 2012, 19:53

Saudações a todos,

A cada dia me surpreendo mais com esse instrumento. Ontem consegui tocar um dó4# utilizando a segunda chave.

Detalhe: Tocando em uma trompa simples com a afinação em Fá.

Se vocês verificarem o chaveamento da trompa em Fá, verão que para tocar essa nota, as chaves corretas seriam 12 ou 3.

E a afinação ficou perfeita. Não que ela estivesse imperfeita ao utilizar as chaves corretas (12), mas achei mais fácil tocar assim. E em determinada passagem de um hino, tive que tocar dó4# e ré4# (que utiliza a chave 2). Ficou ótimo...rssss... Não precisei nem mudar a chave, foi só jogar um pouquinho mais ar com pressão. Vejam se conseguem reproduzir esse mesmo efeito. Tentem também, tocar um Sib sem pressionar nenhuma chave (também fica perfeito)..rsss

Mistérios!!!! Ou alguém teria uma explicação técnica para isso?

Abraços.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: A trompa e seus mistérios

Mensagem por rmatosinhos » 25 jun 2012, 22:48

Não é mistério nenhum, acústica pura. :D
A trompa obedece às leis da física, logo à série de harmónicos que condiciona a afinação da trompa. Por outro existem tendencias de afinação da dedilhação, e finalmente da própria construção do instrumento. Cruzando esses aspectos podemos ter uma lógica de afinação que deverá preceder o som. De seguida devemos ouvir e verificar se a lógica estava correcta.
"Uma nota com a dedilhação 1•2 costuma estar alta", antecipamos desta forma a afinação, de seguida confirmamos e corrigimos se necessário


Esse Dó# tem 3 possibilidades na trompa Sibemol e 4 na trompa Fá
Imagem

em trompa Sib
1 - ficará muito baixo (por ser o 7º harmónico)
2•3 deverá ficar afinado (sendo o 8º harmónico)
1•2•3 deverá ficar muito alto (embora seja o 9º harmónico que é um pouco alto, tocar com 1•2•3 faz com que a afinação fique altíssima)


em trompa Fá
F2 - ficará ligeiramente alto (sendo o 9º harmónico)
F1•2 ficará afinado (tendencialmente baixo por ser o 10º harmónico, alto pela dedilhação 1•2)
F3 ficará baixo (por ser o 9º harmónico, agravado pelo facto da dedilhação alternativa "3" ser baixa
F1•3 ficará ligeiramente alto (pelo harmónico 11º seria baixo mas a dedilhação 1•3 é alta)

No Guia de Bolso da Trompa que escrevi, existe uma secção dedicada às dedilhações standard e alternativas.

É natural que sinta que é mais fácil de tocar. Com a dedilhação 1•2 é o 10º harmónico que é mais baixo, com a dedilhação 2 é só o 9º harmónico que é mais alto. Desta forma a sua embocadura não tem que trabalhar tanto. Além disso, quanto menor é o número do harmónico, maior é a distância entre as notas. À medida que subimos na série de harmónicos as notas vão ficando mais juntinhas...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: A trompa e seus mistérios

Mensagem por Eliabe Alamo » 30 jun 2012, 02:26

Eu coloquei costume em usar esse do#4 ou reb4 (como prefirir) usando a segunda chave. Porém meu professor (trombonista) disse que fazendo 1e2 ficava mais afinado que apenas 2. Tem também a nota re4 que pode-se tocar solta ou com a chave 1. Eu acho mais fácil solto, porém meu professor disse que no 1 fica mais afinado...

Assim é a vida! Nem tudo na vida são flores... rsrsrrs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: A trompa e seus mistérios

Mensagem por Bento-sc » 28 mar 2013, 16:40

Eu também fiquei surpreso quando descobri que conseguia fazer a escala de sol a sol sem usar as chaves .

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes