Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
David Brandão
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2016, 13:40

Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por David Brandão » 15 jan 2016, 13:55

Bom dia meus amigos. Sou novo no Fórum com esta conta. Esqueci a antiga q eu tinha. Toco trompa há 4 anos na CCB. Para mim tocar não passei métodos, pois eu era encarregado de Orquestra e tbm não havia aki na cidade ninguém para ensinar. Com ajuda de Deus e desse fórum eu aprendi tocar a trompa. Aki na minha cidade eu era o único até semana passada.
Um irmão comprou a trompa, e conseguimos o método Almeida dias para trompa.
Resumindo, irei ensinar ele...
Me surgiu uma enorme dúvida, quanto ao ensino pelo método do jeito certo.
Por exemplo,
Dó-0
Re-12
Mi-2
Fã-0
Sol1
Lá-0
Sí-2
Do-0
Este chaveamento acima o método ensina. Para trompa em Síb.
Sei sei q este chaveamento é escala de sol maior na trompa..... Porém o método afirma q é a escala de dó maior na trompa....
Ou seja, o método ensina um chaveamento q nunca afinará tocando na CCB.
Estou confuso, de como vou ensinar.
Porque depois de aprender o método corretamente, quando o meu aluno tocar na CCB com seu instrumento em Síb, o dó ele fará o ré com seu transporte.
Já no ensino ele faz o Sol. Mais o método ensina ser o Dó.
Espero ter sido claro.
Obrigado amigos.
Aguardo respostas....

David Brandão
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2016, 13:40

Re: Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por David Brandão » 15 jan 2016, 16:30

A solução q achei foi ensinar em fá.
Depois q o meu amigo aprender....o chaveamento q ele aprendeu em fá, ele utilizará para tocar contralto em Sib(Hinário em Sib).
Pois em sib oitavado é o chaveamento da escala na trompa em fá.
Sendo assim ele precisa aprender somente um chaveamento. Mudando somente a altura das notas na transposição.
Estou certo meus amigos?
Aceitado correções e sugestões.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por Gil Brasil » 18 jan 2016, 18:15

A paz de Deus, David.

A trompa em Sib difere a sua digitação do trompete em Sib, pois na verdade, a trompa é sempre em Fá, sendo a afinação em Sib (o 4º rotor) apenas uma extensão de Fá. Por isso que não confere a digitação de trompa Sib no hinário em Sib.

Poderás utilizar a digitação do trompete Sib na trompa Sib no hinário em Sib, porém observando a oitava acima do trompete, ou seja, a digitação do 4º espaço da clave de Sol do trompete é a mesma a ser utilizada na trompa em Sib a partir do Dó da linha inferior à pauta da clave de Sol.

Restando dúvidas, podes comparar com o chaveamento que editei.
Baixe aqui: Chaveamento para Trompa.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por Gil Brasil » 18 jan 2016, 18:16

Porém, se preferirem o hinário em Dó, fica mais fácil a adaptação quando ele comprar uma trompa dupla.

Aí teria que seguir a digitação: trompa em Sib, hinário em Dó.

Aliás, este é o que recomendo.
Gil Brasil

David Brandão
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2016, 13:40

Re: Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por David Brandão » 20 jan 2016, 03:18

Obrigado. Ajudou bastante. Tirei as dúvidas.

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Inicio dos Estudos Trompa em Sib

Mensagem por Wagner Bracci » 20 abr 2016, 12:52

Gostaria de deixar aqui minha metodologia de ensino, nos estudos iniciais da trompa. De preferência em Fá, mas serve para SIb também.
Geralmente "nunca" passo digitações de escalas, mas sim posições, inicio pela conscientização da respiração, vibração labial, posicionamento do bocal nos lábios, controle diafragmático, postura ao se sentar, como empunhar a trompa, etc., após sugiro ao aluno que aprenda as 7 (sete) posições da trompa, quero dizer, 0-2-1-12ou 3-23 - 13 e 123, o aprendiz vai iniciar pensando em sonoridade e resistência, inicialmente com dois sons diferenciados na mesma posição, passando por todas as posições e assim que familiarizado, passa propriamente dito para estudos de flexibilidades ( gerar sons ligados, sem auxilio de língua) passa a 3 sons, 5 sons, 7 e assim sucessivamente, tudo muito lentamente, ao conseguir fazer com 5 sons que se vai aos métodos, por razões particulares, gosto muito do Pottag, inicia com notas longas, é bem didático, ao atingir uma evolução, insiro o Rubank ou Anton Horner.
Cada qual tem suas preferências, eu optei por essa, tem dado resultado, sempre de olho no desenvolvimento e dificuldades de aluno para aluno, somos seres vivos com diferenças enormes, a claro, se possível um planejamento diário e histórico de cada aluno. Estabelecer ou orientar cada qual para familiarizar e criar rotina de estudo também auxilia muito.
Bons estudos e um ótimo som de trompa!

exemplo avançado de flexibilidade
https://youtu.be/gCpgd4gYf-w

https://www.youtube.com/watch?v=gCpgd4gYf-w

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes