Mensagem
por mapereira » 21 ago 2012, 22:32
Guira, Paz de Deus
A trompa de caça têm em varios tamanhos, sim, tendo em várias afinações, tanto que se têm as vozes se usando somente as trompas de caça. Essas trompas eram usadas na França à partir do século XVII exclusivamente para a caça, não sei se só a esportiva ou também a caça comum, penso que as duas. Os caçadores precisavam usar uma das mãos para segurar as rédeas e com a outra tocava o instrumento, dando sinais; os sinais eram os mais variados, um toque, dois toques,etc..,cada uma das situações timha o seu significado. Tempos depois passou a ser usada também na música, nas festividades religiosas, nas comemorações cívicas, desfiles militares; depois, teve participação como instrumento solista, sempre várias delas, e até somente uma delas como solista, ou nos acompanhamentos. Ficou restrita a França e algumas imediações, penso que partes da Itália e mais alguns pequenos trechos, teria que fazer um estudo maior à respeito. Hoje é um instrumento assim como é o berrante no Brasil, usado em poucas situações.
Comprei a minha de uma pessoa de sobrenome Miato, deve ser italiano, de descendência de tais regiões, disse ter sido usada por antecessor seu, que já faleceu, claro e estava abandonada fazia vários anos, fui o ativador do instrumento, nunca vi outra, acho que sou o único no Brasil a possuir uma.
A trompa de caça, igual disse, tem varios tamanhos, só que ela é contínua, inteiriça, sem emendas, já a trompa natural possui várias emendas, você vai unindo os tubos até alcançar a altura necessária, daí a dificuldade de uso nas orquestras, teria que ter várias trompas naturais de tamanhos diferentes ou no meio da música dar uma parada para colocar ou tirar os tubos. Na trompa de caça não tem como fazer isso já que ela é inteiriça, você vai usar o tanto necessário delas.
Essas trompas da foto deve ser as de caça pois não noto as emendas que tem nas naturais,ao menos que haja as naturais sem as emendas, aí vamos pedir a ajuda do Mestre Matosinhos, ele tem um conhecimento muitíssimo maior a respeito.
Valeu?