Quero tocar trompa (ajuda): Quasar e outras chinesas

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Quero tocar trompa (ajuda): Quasar e outras chinesas

Mensagem por Hilario » 04 out 2011, 17:43

Pessoal sou apaixonado por este instrumento e coloquei na cabeça que vou aprender tocá-lo porém tenho os seguintes problemas e se alguem puder me ajudar ficarei muito grato:
a) Preciso comprar um instrumento porém não tenho a menor idéia de qual comprar. Na realidade um amigo de um amigo meu indicou a trompa Quasar HQR 501 Sib/FA alguém conhece esta marca, é uma boa realmente ?
b) Onde comprar, moro no rio de janeiro e por aqui as opçoes não são muitas;
c) Ondes estudar, não consigo professor ?
Por favor me ajudem..... Qualquer informação, dica e comentário é bem vindo

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Gil Brasil » 04 out 2011, 20:10

Hilario Escreveu:Pessoal sou apaixonado por este instrumento e coloquei na cabeça que vou aprender tocá-lo porém tenho os seguintes problemas e se alguem puder me ajudar ficarei muito grato:
a) Preciso comprar um instrumento porém não tenho a menor idéia de qual comprar. Na realidade um amigo de um amigo meu indicou a trompa Quasar HQR 501 Sib/FA alguém conhece esta marca, é uma boa realmente ?
b) Onde comprar, moro no rio de janeiro e por aqui as opçoes não são muitas;
c) Ondes estudar, não consigo professor ?
Por favor me ajudem..... Qualquer informação, dica e comentário é bem vindo
Respostass:
a) Se pretende um instrumento barato para iniciante, poderá comprar a Quasar.
A Quasar é mais uma das trompas chinesas e, de uns tempos, as indianas, que estão invadindo o Brasil e o mundo, tais como as chinesas Conductor, Dolphin, Shelter, Eagle, Hoyden, Dasons Wind, Eastman, Waldman, CSR, Scavone, Blaver, RCF e as indianas New E.F. Durand e New Tristar, entre outros tantos.
O importador compra o instrumento da China, umas vem com a marca de lá, outras o próprio importador manda grafar um nome. São geralmente cópias de trompas mais famosas, porém com qualidade muito inferior, já que o conta para a boa qualidade de uma trompa é o processo de construção, pois o material (latão, alumínio, ferro) é o mesmo.
Se quiser uma trompa profissional, deverá gastar mais e optar por Holton, Yamaha, Conn, Cerveny (indicada por Ricardo Matosinhos), Atkinsons, Josef Lidl. Qualquer usada dessas, em bom estado, tem preço superior a qualquer chinesa/indiana nova. Agora, as top de linha, são ainda mais caras, incluindo Engelbert Schmid, Alexander, Paxmann, Hans Hoyer, Dieter Otto, Lewis & Dürk, entre outras.

b) No Rio de Janeiro há várias lojas de instrumentos, precisa consultar os músicos que conhece ou na Internet. Caso não consiga o instrumento desejado, existem dezenas de lojas na Internet no Brasil, que enviam para o RJ..

c) Professor é outro problema, realmente difícil de achar particular. Procure em conservatórios, bandas e orquestras do RJ.
Gil Brasil

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Hilario » 04 out 2011, 22:50

Obrigado pela resposta, mas se permitir gostaria de fazer mais algumas perguntas:
1 - Considerando a sua resposta sobre a marca de trompa e ainda que não tenho muito dinheiro disponível (algo em torno de R$ 2.000,00) que marca vc sugere que eu compre ou Quasar estaria de bom tamanho considerando ser eu um iniciante e não ter muito dinheiro disponível.
2 - Entre a Quasar e a Weril qual vc sugere ?
3 - Poderia indicar um método em português que eu possa comprar para iniciar os estudos já que não conheço ninguem que toca, não conheço sequer uma orquestra que tenha um trompista.
4 - No rio de janeiro tem várias lojas de instrumento porem em todas que fui só encontro a Shelter e a Eagle TPA680 isso quando tem, assim sendo e comparando estas duas marcas com a Quasar qual vc indicaria ?
Realmente não sei nada sobre este instrumento, somente o que leio por aqui e não entendo muito coisa que vcs dizem então releve se eu fizer uma pergunta muito boba e desculpe esta consultoria gratuita

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Gil Brasil » 04 out 2011, 23:13

1 - Considerando a sua resposta sobre a marca de trompa e ainda que não tenho muito dinheiro disponível (algo em torno de R$ 2.000,00) que marca vc sugere que eu compre ou Quasar estaria de bom tamanho considerando ser eu um iniciante e não ter muito dinheiro disponível.
R: Das chinesas, recomendaria Eagle e Conductor (já tive uma Conductor, e é bem razoável).

2 - Entre a Quasar e a Weril qual vc sugere ?
R: Há um ano, recomendaria Quasar, não porque é Quasar, mas porque qualquer chinesa teria custo-benefício melhor que uma Weril, pois a Weril é mais cara e não oferece grande diferença de performance e qualidade. Hoje, o preço da Weril baixou muito (a vista, sai até por R$3.000,00, se pesquisar e pechinchar) e talvez seja um caso a pensar. Um Eagle sai por R$2.400,00 a vista, a Quasar também. Sugiro que, se puder, experimente a Weril e a Quasar ou Eagle, e compare. Se não entende, peça a um trompista com certa experiência testar por você.

3 - Poderia indicar um método em português que eu possa comprar para iniciar os estudos já que não conheço ninguem que toca, não conheço sequer uma orquestra que tenha um trompista.
R: Leia este o post Desenvolvendo articulações. Lá eu indico dois métodos para iniciantes de autores brasileiros.

4 - No rio de janeiro tem várias lojas de instrumento porem em todas que fui só encontro a Shelter e a Eagle TPA680 isso quando tem, assim sendo e comparando estas duas marcas com a Quasar qual vc indicaria ?
R: Eagle, com certeza. Olhe esta loja Tritons e a Maia Music, estão com bons preços e prazos. São lojas confiáveis.

Realmente não sei nada sobre este instrumento, somente o que leio por aqui e não entendo muito coisa que vcs dizem então releve se eu fizer uma pergunta muito boba e desculpe esta consultoria gratuita
R: Tem nada não, aqui estamos só trocando ideias.

Uma pergunta: onde você pretende tocar, banda, orquestra ou igreja?
Gil Brasil

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Hilario » 04 out 2011, 23:58

Respondendo a sua pergunta pretendo, se conseguir aprender tocar este instrumento, LOUVAR AO MEU SENHOR na banda da minha Igreja (Assembléia de Deus).

Pelo que vc disse com relação a valor da Weril acho que esta fora do meu orçamento, ficamos então com a Quasar e a Eagle, encontrei na internet (Roriz Instrumentos) uma quasar QHR501 por R$ 2137,00 e achei uma Eagle TPA 680 por R$ 2480,00, na sua opnião qual seria a melhor opção (deculpe insistir neste assunto, é pq estou muito ansioso pra comprar e não tenho ninguem pra poder perguntar).
Considerando a sua afirmação "Sugiro que, se puder, experimente a Weril e a Quasar ou Eagle, e compare. Se não entende, peça a um trompista com certa experiência testar por você." infelizmente não tenho ninguem pra poder testar o que vc poderia me dizer que tenho que verificar já que terá que ser eu mesmo pra testar.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Gil Brasil » 05 out 2011, 00:16

Também sirvo a Deus na Congregação Cristã no Brasil, a exemplo de muitos usuários aqui no fórum.

Roriz também é confiável. Nunca toquei nenhuma das duas, mas acho que a Eagle é superior, com mais experiência no mercado brasileiro. Na Maia, a Eagle está mais barata: R$2.412,00, mas se pesquisar talvez ache ainda por preço menor. Recomendo tentar na Tritons, o proprietário é bom de negócio, insiste com ele.

Se for testar, observe primeiramente a construção:
1. se os rotores funcionam leve e sem agarrar;
2. se as bombas de afinação tem boa pressão e se são fáceis de retirar e colocar;
3. se as soldas estão firmes e bem feitas;
4. se a laca parece firme (isso é difícil saber); se estiver com algum pontinho preto ou manchinha, questione o vendedor. Laqueado geralmente não aguenta mais que dois anos sem manchar, para ser bem otimista.

Quanto ao som e afinação:
1. toque a escala, respire e sopre bem dentro do bocal, rápido, devagar, dê notas longas, stacatto, legato (ligado), faça acordes. Se você sopra e o som sai amarrado, espremido, chocho, o ar não sai é mau sinal. Assim, verificará o som e a facilidade de tocar, a que for mais agradável, é essa.
2. a afinação depende de um afinador, geralmente as lojas têm algum lá. Observe se a nota não tem desvio de mais de 30%, aí está ruim demais.

No mais, é feeling mesmo, sensação pessoal. Se não tiver certeza, vai testando outras até gostar de alguma.
Depois que comprar, volte aqui e nos fale da experiência, que vai ajudar muitos outros.
Gil Brasil

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Hilario » 05 out 2011, 00:54

Desculpe pela insistência mas quais são as bombas de afinação ?
O que é laca
Como seria dar acordes com o instrumento ?
Por fim, que nota dar para afinar com um afinador ? se possível me diga a posição...
Releve por favos se alguma pergunta parecer idiota demais.... :-k
Deus te abençoe pela paciência...

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Gil Brasil » 05 out 2011, 02:08

Hilario Escreveu:Desculpe pela insistência mas quais são as bombas de afinação ?
O que é laca
Como seria dar acordes com o instrumento ?
Por fim, que nota dar para afinar com um afinador ? se possível me diga a posição...
Releve por favos se alguma pergunta parecer idiota demais.... :-k
Deus te abençoe pela paciência...
A trompa dupla (Fá-Sib) tem 6 bombas de afinação nos rotores, mais alguns que se encaixam pela trompa. São tubos que servem para alterar a tonalidade e eliminar excesso de água.
Imagem
Imagem
Imagem

-------------------------

Laca é a pintura. Laqueado é uma tinta que faz o acabamento da pintura (amarelo, bronze).
Imagem

Niquelado é feito uma pintura mais duradoura, cor de níquel.
Imagem

----------------

Acorde: formado a partir da nota mais grave, acrescentando outras notas constituintes daquele acorde conforme a série harmônica (vc usará certamente a escala maior). Cada nota tem o seu acorde principal, e a partir dele, se faz os arpejos daquela nota: Dó - dó maior Ré - ré maior Mi - mi maior Fá - fá maior Sol - sol maior Lá - lá maior Si - si maior

O acorde tem relação direta com arpejo. Arpejo é a execução sucessiva das notas de um acorde. Arpejar é tocar um acorde com uma nota de cada vez. Ex: Acorde de Dó maior = dó mi sol
Outros exemplos de arpejo: fá, dó, mi, dó / sol, ré, fá, ré / lá, mi, sol, mi / si, fá, lá, fá

-----------

O afinador é um aparelho eletrônico que visualiza as notas quando as tocamos. Para facilitar sua vida, toque as notas com a chave em Sib da trompa e peça para o vendedor colocar a frequência A:400 hz (Lá em 440 hz). A nota que ver no aparelho é a mesma nota que está tocando.

Procure levar um músico para te ajudar, você é muito iniciante e fica difícil explicar tudo por escrito.
Gil Brasil

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Hilario » 05 out 2011, 16:37

Obrigado pela ajuda, saiba que esta sendo de muita valia e mais uma vez desculpe pelas perguntas "idiotas". Vou tentar comprar este final de semana e por isso estou muito ansioso.
Pra não perder o costume, mais uma pergunta: vc acha que tem algum problema eu iniciar os estudo com uma trompa dupla ou seria melhor iniciar com uma mais simples e se a sua resposta for para iniciar com uma mais simples qual seria, SIB OU FA ou outra qualquer.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por rmatosinhos » 05 out 2011, 19:52

Olá.
A iniciação ao instrumento tradicionalmente feita só em trompa fá. É mais dificil atacar as notas com precisão, mas vai agradecer mais tarde, uma vez que ganhará o hábito de utilizar mais ar no instrumento e maior certeza também. Se tiver a possibilidade de comprar uma trompa dupla é melhor. desta forma pode começar uns 2 anos só com trompa fá e depois ir lentamente utilizando também a trompa si bemol.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Hilario
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 04 out 2011, 17:13

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Hilario » 07 out 2011, 13:31

Pessoal depois de muitas duvidas e ansiedade comprei a minha trompa, uma EAGLE TPA 680, ressaltando que não foi bem uma escolha de marca e sim uma questão de falta de opções aliada a falta de dinheiro. Alguém poderia me dizer algo especificadamente sobre esta trompa.
Outra ajuda que peço e porque como ja disse acima não tenho professor e estou encontrando dificuldade enormes pra conseguir um e agora que estou de posse do instrumento me da uma angústia muito grande e gostaria de saber se alguem poderia me dar alguma sugestão de algum exercicio inicial, ainda que seja so como bocal, sei lá, qualquer exercicio que eu possa estar fazendo neste periodo em que estou a caça de um professor. :oops:
Agradeço desde já qualquer colaboração.
Tenham um dia abençoado no Senhor Jesus.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por mapereira » 08 out 2011, 02:38

Hilário, a Paz do Senhor
Também sou servo de Deus e congrego na CCB
Também sou iniciante neste instrumento, fui oficializado como músico agora no mês de julho, o que significa que atingi o nível inicial de instrumentista a partir desta data. Portanto pouco sei.
No início do meu aprendizado foi muito difícil, cheguei até a pensar em desistir da trompa por causa da dificuldade em encontrar quem ensinasse; na igreja em que congrego não tinha nenhuma, assim como em todas as CCB da cidade de Várzea Paulista; procurei nas escolas de música da região mas também não tinha para trompa, o mais próximo seria Campinas ou São Paulo, os dois à mais de 50 Km de distãncia. Como eu amava e amo a trompa, insisti em aprender, mesmo que de forma errada, não tinha muito que fazer, tinha que ser assim. Quando perguntei ao encarregado musical de minha igreja que tipo de trompa deveria comprar ele recomendou em Si bemol, e eu comprei em Si bemol, era para tocar o contralto então estava ótimo. Começamos encontrando o Dó3 com a ajuda de um trompete e, a partir daí fomos encontrando a altura das outras notas; conseguimos todas as notas necessárias para contralto e até para soprano em Si bemol e, aí apareceu o problema, pois a trompa mesmo sendo em Si bemol tem que ser tocada como se fosse em Fá, isto quer dizer que tem que ser transportada para Fá, algo que você vai aprender para se dar bem na orquestra; ninguém sabia disso entre nós, mas eu mesmo percebia que estava muito grave em relação aos instrumentos que tocava o contralto, fiz um teste adiantando as notas, isto é, tocando uma quarta acima e deu certo, só que não entendi o porquê, foi quando descobri o Trompista e depois de dar um grande trabalho para o Gil e para o Matosinhos consegui entender . Hoje graças à Deus toco com segurança de que estou fazendo de maneira correta, o que vai acontecer com você daqui a alguns dias, por isso não desanime, você já está dispondo de grande ajuda, o Matosinhos e o Gil são dois mestres na trompa, com a ajuda deles e a dos trompistas e seu esforço não vai demorar muito e você vai poder estar louvando ao Senhor com a trompa.
Espero ter ajudado, pelo menos é essa a minha vontade.
Que Deus lhe abençoe
Oremos pelo Trompista.com que tanto tem nos ajudado

Eneias Trompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 17 jul 2011, 22:31

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Eneias Trompista » 09 out 2011, 14:22

APDD meu caro irmão eu tambem sirvo a Deus na CCB e sou trompista aqui em Sao Paulo mais precisamente na cidade de Carapicuiba.Bom eu trabalho na loja de instrumentos musicais Garcia & Nabarrete,bom realmente a Quasar esta muito boa tenho um aluno que tem uma,como eu estudo fora tenho muitos contatos,tem um colega que esta vendendo a trompa dele por 2500.00 é uma trompa americana da marca Conn modelo 6D esta é uma ótima opção para o irmão,tem outra colega que esta vendendo uma Yamaha modelo 661 por 2500.00 tambem,qualquer coisa envio fotos da Yanaha para o irmão.Fica os meu contatos 011 4207-6724 após as 20:00 horas, 0118600-4627 tim 0116060-2708 vivo.

Sávio Barata
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 09 out 2011, 20:24

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Sávio Barata » 09 out 2011, 20:40

Olá, aqui no Rio de Janeiro são poucas opções de aprendizado, mas vamos lá:

UNI-RIO (fica na URCA): professor Luiz Garcia

UFRJ (centro, na Rua do Passeio): professor Philip Doyle

Escola Villa-Lobos (centro rua Rmalho Urtigão) professor Svab

Faetec (Quintino, Rua Clarimundo de Melo 847) no caso eu mesmo sou professor.

Se quiser conhecer a escola apareça nas quintas pela manhã ou de tarde,procure-me na Banda de Música. lembrando : lá é público e gratuito.

Sávio

Sávio Barata
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 09 out 2011, 20:24

Re: QUERO TOCAR TROMPA MAS PRECISO DE AJUDA

Mensagem por Sávio Barata » 09 out 2011, 20:42

Falando da Quasar, eu experimentei de uma aluna e me pareceu a melhor das chinesas que vi. mas ainda é chinesa.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes