Trompa de pisto

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Marcio Sampaio
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 19 out 2011, 14:39

Trompa de pisto

Mensagem por Marcio Sampaio » 19 out 2011, 15:12

Meus irmãos. A paz de DEUS.
Sou de feira de sou de Feira de Santana na Bahia, toco trombonito e resolvi aprender tocar trompa, para não comprar sem saber se iria me adaptar consegui weril de 3 pisto para fazer o teste, a pessoa que me emprestou não sabe a tonalidade nem a escala dessa trompa, pesquisei sobre ela mas não encontrei nada que ajudasse como em feira não conheço nenhum musico trompista preciso da ajuda de vocês desde já fico grato pela atenção.

Eneias Trompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 17 jul 2011, 22:31

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Eneias Trompista » 19 out 2011, 21:42

Amem meu irmão eu sou trompista aqui em Carapicuiba Estado de São Paulo me de uma ligada que eu te explico um pouco sobre a trompa e a sua afinação:011 4207-6724 casa após as 20:00 011 8600-4627 tim 011 6060-2708 vivo.

Marcio Sampaio
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 19 out 2011, 14:39

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Marcio Sampaio » 20 out 2011, 14:47

Ir Eneias a paz de Deus.
Agradeço o interesse em querer ajudar, tentei te ligar no tim ontem a noite depois das 20h mas o tel estava sem sinal, recebi a alerta quando voltou o sinal mas já era tarde demais, olha o meu maior problema é que não sei quando a trompa que tento tocar está em fa ou em sib então por isso não consegui achar a escala, queria saber também quantas oitavas tem esse instrumento, parece ser uma trompa diferente pois em todos as pesquisas que fiz é raro trompa de pisto e ainda mais com apenas 3 pisto, veja no que vc pode me ajudar com informações que ficarei grato.
QUE DEUS TE ABENÇOE.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompa de pisto

Mensagem por rmatosinhos » 20 out 2011, 18:06

Provavelmente será uma trompa em mi bemol...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Eneias Trompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 17 jul 2011, 22:31

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Eneias Trompista » 21 out 2011, 00:48

O meu irmão ela pode ser em Fá,em Mi ou até mesmo um Coralto que neste caso é tocado com a mão direita,bom antigamente a Weril fabricou algumas trompas em Fá de 3 pistos inclusive eu tive 2 alunos que tinham elas em fá,tem como o irmão enviar fotos dela para o meu email:eneiastrompista@hotmail.com,eu via o seu numero registrado ontem a noite mas pensei que fosse de uma colega que mora em Cansanção.

Eneias Trompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 17 jul 2011, 22:31

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Eneias Trompista » 21 out 2011, 00:52

Respondendo a sua pergunta a trompa alcança 2 oitavas e uma Quinta (si3 a fá4).Eu toquei entre trombone de pisto e trombonito 10 anos e meio.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Gil Brasil » 21 out 2011, 01:06

Amém, Marcio.

Estava sem tempo esses dias...
Já tive uma de pisto da Weril, dupla, Fá-Sib. As fotos abaixo são dela.
O ideal seria você postar uma foto da sua trompa, mas vamos lá.

Observe o comprimento dos tubos, desde o bocal até a campana, pode até pegar uma fita métrica e medir. Se der quase 4 metros é em Fá.
Também observe as pompas de afinação dos pistos: se forem grandes como esta foto é em Fá (foto 3 e 1); se forem pequeninos, é em Sib (foto 2 dá para ver).

Me fale qual hinário vais utilizar: Dó, Sib ou Mib, e eu te passo a escala correta.

Deus abençoe.

Imagem
Imagem
Imagem
Gil Brasil

Marcio Sampaio
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 19 out 2011, 14:39

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Marcio Sampaio » 21 out 2011, 01:17

Ir Gil fico grato pela atenção de vocês, olha só eu vou tentar postar as fotos dela, mas deixa eu te adiantar não é dessa que está na foto não a minha tem o pisto curto parecido com o do trombone é praticamente o mesmo pisto do trombone e o pisto fica localizado próximo a essa alça de colocar o dedo midinho da mão esquerda por isso não tem esse alongamento no pisto.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Gil Brasil » 21 out 2011, 01:55

Marcio,

Considerando a notação da trompa, vai de Fá#1 (1ª nota abaixo da clave de Fá na 4ª linha) e vai até Dó5 (4ª nota acima da clave de Sol), ou seja, 3 oitavas e meia, praticamente, mas tem quem diga que se pode alcançar 4 oitavas, indo até Fá5.

Considerando a notação em relação a instrumentos em Dó (caso do hinário da CCB), vai de Dó1 a Dó5, mas podendo alguns chegar a Mib5.

Veja o caso do Palmer: consegue, em escalas, Dó1, alcança Sib4 (22s) e vai até Mib5 (24s), em relação (transposição) à tonalidade de Dó. É doido.....
Gil Brasil

Eneias Trompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 17 jul 2011, 22:31

Re: Trompa de pisto

Mensagem por Eneias Trompista » 22 out 2011, 20:03

Pelas fotos ele é em fá.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes