[Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutenção

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Débora
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 02 fev 2012, 14:51

[Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutenção

Mensagem por Débora » 18 mar 2012, 04:02

Olá novamente pessoal, recentemente adquiri uma trompa "Olds and Sons, Ambassador", e ela veio com bocal "blessing 11". Só que a trompa não está afinando direito. Eu sabia que ela tinha esse defeito quando eu comprei, mas comprei mesmo pra praticar a embocadura antes de mais nada, só que agora que ela chegou estou querendo tocar de verdade, o som dela é tão bonito!

Só para situar o pessoal, trompa foi mexida, era somente pra pintar, mas fizeram alguma coisa de errado não sei onde nem como, e ela ficou assim. O vendedor me disse que antes de mandar pintar ela estava perfeita...

Enfim, vou dar uma breve descrição do problema (as notas que vou falar aqui são o som real, e não escrito, pois como eu verifiquei a afinação com o afinador é mais fácil pra mim descrever o que eu vi).
O arpejo que deveria ser fá-la-do-fá está saindo mi-láb-ré-sol, é praticamente impossível tirar o dó (escrita do sol na segunda linha) sem apertar nada, e para (quase) afinar o dedilhado tem que ser totalmente diferente. E eu sinto que o instrumento não tem muita estabilidade (mas lembrando que eu toco há pouquíssimo tempo).

Mas vamos às perguntas. Pela descrição que eu dei, alguém sabe o que pode estar acontecendo? Se não souber, sabe indicar alguém que possa consertar? Se indicar alguém pra consertar, fica caro?

Obrigada pessoal,

Débora

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Cátia » 18 mar 2012, 17:33

Oi Débora, uma vez as notas que dava na minha trompa não soavam bem. Tinha a impressão que ela estava desafinada. Não conseguia dar as notas corretamente. Mais tarde descobri que uma bomba de afinação estava colocada em lugar errado. Vc já deu uma olhada nas posições das bombas?
Ao pintarem o instrumento, alguém pode ter esquecido de atentar a este detalhe tão importante, e trocado algumas bombas.
Espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Gil Brasil » 19 mar 2012, 00:43

Débora, a repintura pode alterar o som da trompa, mas é improvável que gere mudanças de meio e de um tom como vc relatou. Esta hipótese é a mais descartável, a não ser que o pintor tenha deixado internamente pedaços de produtos da pintura que obstruam gravemente a passagem de ar.

Como disse bem a Cátia, atente à colocação das bombas de afinação. Geralmente as bombas gerais não se encaixam em outras regiões, mas as bombas dos rotores podem ser colocadas erradamente, ainda que entrem um pouco rusticamente. Lembre-se as bombas maiores pertencem a Fá e as menores pertencem a Sib. É preciso ver qual é o lado Fá da sua trompa. Geralmente, é o lado externo (onde se vê em primeira vista) e deve-se encaixar as bombas maiores. Por baixo, geralmente são as de Sib. Feito isso e ainda continuar o problema, é preciso recorrer a um profissional reparador.

No mais, pelo que pude perceber pelo seu relato, primeiro atente se o afinador está em A:442 hz, pois está é a afinação para instrumentos em Dó.
Quanto ao arpejo que tentaste está soando Mi-Láb, desce meio tom. Me parece aqui que toca som real de Mib - Sol. Quando toca Dó-Fá, sai Ré-Sol, isto é, sobe um tom. Está bastante estranho. E o Dó, vc consegue somente com 1-2 ou com 1? Se for com 1-2, fica evidenciado o aumento de um tom, sai Ré.

Olha, são só minhas impressões a distância, mas creio que o problema está entre: bombas de afinação incorretamente posicionadas e/ou afinador em frequência errada.

O ideal é que vc leve a trompa para um trompista experiente para se conseguir um diagnóstico definitivo e correto.
Gil Brasil

Débora
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 02 fev 2012, 14:51

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Débora » 19 mar 2012, 13:54

Muito obrigada a vocês dois! Eu bem que pensei que as bombas pudessem estar trocadas! Porque é muito estranho, eu não cheguei a falar aqui porque não achei importante, mas as posições são quase ao contrário, ex: o sol (nota real) ou ré (nota escrita) que deveria ser tocado com a chave 1 é tocado apertando a chave 3, o sib (ou nota escrita fá) é a mesma coisa, o ré (ou nota escrita lá) só consegue sair se apertando o 2 e 3 em vez do 1 e 2.

E outra coisa que eu percebi tocando hoje de manhã, aquele arpejo que eu falei que saía todo torto (mi-láb-ré-sol) na verdade saía assim porque eu estava tentando forçar a afinação para Fá, quando na verdade ele afina para o harpejo de Dó (quarta abaixo), por isso a primeira nota era mi, e não fá, porque mi é a terça de dó. Então consegui fazer (som real) do-mi-sol-do, sendo que esse último dó é o sol escrito na segunda linha. E a digitação real da trompa cabe aqui, mas aí soa a escala de dó e não a de fá, além do que fica bem mais grave.

Eu não entendo muito do funcionamento da trompa, mas abri aqueles circulos de rosquear (é lá que é a bomba?) e estava escrito 1,2, 3, visto de cima (na posição que se toca). Talvez essa trompa tenha que ficar com as bombas nas posições 3-2-1... Mas se for o posicionamento errado das bombas eu consigo arrumar isso sozinha? Eu não gostaria de gastar mais $$ se eu mesma conseguir arrumar. E quanto a levar para algum trompista experiente ver... é difícil quando se está em Mirassol, por isso é que esse fórum é de tão grande ajuda pra mim =D>

Bem, só de saber que existe a possibilidade do defeito da minha trompa ser reversível eu já fico feliz :D
Obrigada por tudo pessoal!

Débora

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Gil Brasil » 21 mar 2012, 00:34

Débora, quando digo levar a trompista mais experiente, não significa um profissional de orquestra sinfônica, ou reparador profissional. Apenas uma pessoa que tem mais tempo de trompa, aí em Rio Preto tem dezenas certamente, e de cara vão saber te orientar.

Sobre os seus arpejos, você precisa decidir se o faz em Fá da trompa ou em transposição à partitura em Dó, pois as posições das chaves mudam completamente.

Bombas de afinação é tudo que pode ser retirado para eliminar água (respiros) ou movido para afinar determinadas notas.


Veja na figura abaixo as bombas de afinação de Fá. Na foto, as bombas são consecutivamente 3 - 2 - 1. Insira-as na sua trompa.
Imagem



Agora, as bombas de afinação em Sib. Na foto, as bombas são consecutivamente 3 - 2 - 1. Insira-as na sua trompa.
Imagem



Não existe essa de que tem que ficar 3-2-1, ou outra posição aleatória: tem que ficar na posição correta.
Veja como deve posicionar as bombas em Fá da sua Olds-Ambassador (estão em primeiro plano, na parte sem tinta, amarelo-claro fosco):
Imagem


As bombas em Sib são essas. Esta trompa da foto é simples em Sib, quero que observe as bombas de afinação, em primeiro plano. Lembre-se que se a sua for dupla, essas bombas ficam atrás das bombas de Fá, que são maiores:
Imagem

Espero ter ajudado.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Cátia » 21 mar 2012, 11:41

Oi Débora, como vai?

Acho que não eu não soube me expressar bem. Não é questão de arrumar. Só colocar no lugar correto. rsrs
As fotos que o Gil postou ilustra bem isto.
As bombas são estas peças que a gente tira da trompa, pra soltar a água.
A que me refiro são as menorzinhas. Por favor, peço que aguarde um pouco, antes de abrir os rotores, ou fazer qualquer coisa.
É tão simples! hehe
Mais tarde colocarei umas fotos da minha trompa, pra vc ter idéia do que estou falando, tá?


Abraços!!!

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Cátia » 21 mar 2012, 18:58

Oi Débora! Voltei!

Então, eu tirei umas fotos e trouxe pra vc dar uma olhada.

Vc verá duas bombas. A menorzinha deve estar na trompa em Sib. A trompa em Sib é menor. Portanto, as bombas são menores.
A bomba maior pertence à trompa em Fá.

Se vc constatar que estão no lugar certo, e ainda com problemas, sugiro levar para um trompista mais experiente.
Estamos longe de você, por isto ficamos um pouco limitados. Mas, creio que estas ilustrações anexadas, possam te ajudar.

Abraços!

Imagem


Imagem

Por algum motivo, a primeira foto não aparece inteira. É necessário vc abrir, ou salvar no teu computador.

Débora
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 02 fev 2012, 14:51

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Débora » 24 mar 2012, 05:16

Obrigada pessoal, por todo o esforço em me explicar as partes e o funcionamento da trompa!
Deixe-me contar minha jornada até agora.

Primeiro eu enviei a mensagem no fórum explicando o problema. A galera me respondeu e eu fiz o teste, não eram as bombas...

Depois eu lembrei que tinha o contato do Adalto, professor de trompa de Tatuí, e mandei uma mensagem pra ele explicando a mesma situação. Ele me passou várias orientações, até que chegou em uma mais ou menos assim: "tire as bombas e assopre, se estiver vazando ar provavelmente os rotores estão trocados"
Estava vazando ar na primeira bomba, pelo menos agora eu já tinha uma noção do problema!

Pedi para um amigo levar a trompa pra Tatuí pro Adalto dar uma olhada, e esse amigo me disse "Leva lá pro trompista da banda da polícia de Rio Preto ver, o Gilvano, antes de levar pra Tatuí".

Levei pro Gilvano ver, e com muita boa vontade ele me ajudou! Expliquei o que o Adalto tinha me dito, dos rotores estarem trocados. Ele trocou os rotores 1 e 3, ficou um pouco melhor, mas ainda estranho, então ele voltou para a posição inicial 1-2-3.Ele me disse pra levar pro pessoal da banda sinfônica da polícia de São Paulo dar uma olhada.

Enquanto o dia de levar pro pessoal da sinfônica não chegava, eu peguei a trompa da banda em que eu toco e verifiquei o alinhamento dos rotores, eles estavam assim: esquerda - esquerda - direita - baixo (respectivamente 1,2,3,4) e verifiquei pra que lado eles rodavam. Daí eu fui ver pra que lado os rotores da minha trompa rodavam, e o primeiro rotor estava rodando pro lado errado (segundo a outra trompa Weril)! Não cheguei a reparar, mas provavelmente o terceiro também.

Resolvi trocar os martelos do terceiro rotor com o do primeiro. Uma vez que cada um roda pra um lado oposto, quando trocados rodariam igual ao da trompa da minha banda.

Dito e feito, troquei e testei, não sei dizer se a afinação bateu perfeitamente, pois fiz isso agorinha mesmo e está bem tarde pra ficar testando, mas pelo menos a escala da trompa está saindo conforme o dedilhado convencional. Apesar disso ainda vou levar pro pessoal dar uma olhada, pois como não sei mexer direito, as chaves (não sei se esse é o nome certo) ficaram desalinhadas, pois minha trompa é de cordinha.

É isso pessoal, amanhã a noite vou levar pro pessoal da sinfônica ver, depois dou o veredicto do que aconteceu!
Agradeço novamente aos que se dispuseram a ajudar, é difícil de encontrar um fórum onde as pessoas são tão solícitas assim!
Até mais então,
Débora

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Cátia » 24 mar 2012, 11:01

Oi Débora, como vai?

É... Nada melhor que estar perto, não é? Nós aqui do forum temos o prazer em ajudar, mas estamos um tanto limitados.
O ideal é pegar o instrumento, soprar...olhar aqui, olhar ali... rsrs
Mas é isto! Fiquei feliz com as novidades!
Eu tenho muito que aprender com a trompa, mas o que sei, tenho prazer em dividir.

Então...

Até breve!

Abraços!


ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Gil Brasil » 24 mar 2012, 19:12

E era o pior do que podia ocorrer: colocação errada dos rotores.
Ainda que bem que tá resolvendo o caso.
Não desista.
Gil Brasil

Débora
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 02 fev 2012, 14:51

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Débora » 25 mar 2012, 03:26

Acabei de chegar da apresentação da Banda Sinfônica da polícia de São Paulo, e dois trompistas a testaram!
A melhor notícia é que está tudo certo com a trompa, só o ré que está um pouco baixo, mas ele eu consigo afinar na boca!
Acho que a pequena desafinação que deu ontem a noite nas demais notas foi por causa do desalinhamento das chaves, mas como hoje eu arrumei isso soou melhor.

Até a próxima pessoal! :tr1:

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: [Manutenção] Trompa Olds and Sons Ambassador - manutençã

Mensagem por Cátia » 25 mar 2012, 20:30

Que bom que esta história teve um final feliz!
Agora é só alegria!! Tocar, tocar, e tocar! hehe :rock: :-({|= :tr1:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes