Trompa Chinesa

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Trompa Chinesa

Mensagem por brenda » 28 mar 2012, 03:36

Ola gente , eu tenho um Post que preciso de ajuda , eu comprei uma trompa da marca Hoyden e ela veio com problema de Afinaçao ela veio Muito BAIXA , porem algumas pessoas me diceram que isso e falta de amaciar que depois de um tempo consegue se afinar a trompa oque devo fazer trocar na loja ou esperar um tempo me ajudem por favor estou preocupada :cry:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por rmatosinhos » 28 mar 2012, 17:01

Nõ me parece que seja caso de "amaciar" a trompa. Esse tipo de trompas é muito instável e é normal chegarem com diferentes afinações...
Tendo possibilidade, troque a trompa de imediato. Não havendo essa possibilidade, terá que passar por uma casa de reparações e cortar os tubos gerais de afinação.
É suposto com os tubos gerais completamente fechados a trompa está muito alta e com os tubos mais abertos a trompa ficar demasiado baixa. Dessa forma, mesmo com diferenças de temperatura conseguirá afinar a trompa.
Se não for o caso algo se passa.
Mas cuidado onde manda cortar a trompa pois dá sempre para cortar mas acrescentar tubo é mais difícil... :lol:
É normal por exemplo algumas alexander estarem demasiado altas pois os Alemães gostam de um diapasão mais alto que os portugueses, e com a temperatura de portugal consideravelmente mais alta é algo que se pode tornar problemático de verão. Quando comprei a minha trompa pedi de imediato uma bomba geral mais comprida.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Gil Brasil » 28 mar 2012, 18:02

Brenda, lendo as explicações de Mr. Ricardo Matosinhos, se eu fosse você, trocaria a trompa caso ela tenha garantia.
Amaciar a trompa pode facilitar algumas performances, mas provavelmente não mudará a característica inicial do instrumento.
Aproveite enquanto está na garantia e exija a troca.
Sobre cortar as bombas conforme indicado por Ricardo, creio que não haja profissionais no Brasil que realmente possam realizar esta modificação com alta técnica. Só conheço o Adalto de Tatuí, que é trompista, construtor e reparador de trompas.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por mapereira » 30 mar 2012, 01:18

O Luthier Siemons, de Itapecerica da Serra deve fazer esse trabalho, só que ele é um pouco caro; em se tratando de trompa chinesa, que é mais barata, não compensaria amandar arrumar com ele; minha trompa de caça eu ia mandar pra ele arrumar, mas quando ele falou o preço desisti de mandar e acabei por consertar ela por aqui mesmo.
No seu caso, Brenda, devido à tudo que foi falado, é melhor que você troque a trompa, aproveitando que ela está na garantia.

Abraços

Avatar do Utilizador
Furlan/HornPlayerCCB
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 25 jun 2012, 13:46

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Furlan/HornPlayerCCB » 25 jun 2012, 15:37

OLÁ, TENHO UMA DOLPHIN DE DUPLA AFINAÇÃO F/SIb LAQUEADA COM CAMPANA ROSQUEAVEL, TENHO QUE TOCAR FAZENDO FIGA, TOMARA QUE AFINE, TOMARA QUE AFINE, TOMARA QUE AFINE, TOMARA QUE AFINE, TOMARA QUE AFINE...

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por guira » 25 jul 2012, 13:09

Meus cumprimentos à todos do Fórum.
Andei meio sumido, mas hoje consegui entrar no Fórum
As trompas chinesas são sempre problemáticas.
Claro que são mais baratas e assim acabamos por compra-lás.
Aqui no Brasil trompas de boa marca é difícil e caro.
Importar então nem se fala, alem de ter os impostos altíssimos, temos uma burocracia enorme, tendo em alguns casos contratar despachantes aduaneiros, que por vezes não fazem o serviços, pois preferem mercadorias em quantidade, ou qdo fazem fazem o custo é caro.
Assim não temos muitas outras alternativas, optando pelas Chinesas, eu mesmo tenho 3 trompas chinesas sendo: uma soprano-piccolo, Tuba Wagneriana (eu preferia chamar de trompa wagneriana, pois o estudo, embocadura são bem parecidos com a trompa) e uma Trompa.
Essa trompa eu comprei no site http://WWW.alibabáexpress.com (acho que é isso) não é grande coisa, todavia, tb não sou grande músico :tr1:
Estou esperando agora chegar uma trompa de marcha, essa deve ser melhorzinha, pois é de marca Schiller.
Um abraço à todos
e a Paz de DEUS.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Gil Brasil » 25 jul 2012, 22:51

A Schiller é uma fabricante de trompas de proprietários alemães, mas com fábrica na China.
Na verdade, não são comparáveis às marcas tradicionais de trompa, mas me parecem bem mais apresentáveis que as chinesas.
Quando chegar a de marcha nos avise como foi a experiência.

Deus abençoe e bem-vindo de volta.
A Paz de Deus.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por guira » 20 ago 2012, 17:12

Amém.
Bom finalmente no dia 16/8/12 chegou minha trompa de marcha.
Gostei do instrumento, tem um belo som, tive uma certa dificuldade com a embocadura, bom para mim é natural, sempre tenho dificuldades mesmo. Arrisquei fazer um baixo, mas não ficou muito bom, todavia o tenor/contralto ficou melhor.
Já no sábado, um pouco mais habituado, tive facilidade em fazer o tenor e contralto, arrisquei em até fazer um soprando, saiu com certa facilidade e uma boa projeção de som, ressalvando que o fá da 5a linha(hinário em dó), tive bastante dificuldade em manter, ficava oscilando, parecia que estava fazendo os exercícios de trilho(ligado). (qdo tento fazer os trilhos não consigo, so sai na hora que não é para sair kkk).
No mais goste bastante do instrumentos, os demais irmãos tb gostaram do som, ficou muito bom nas passagens do tenor.
O que faltou mesmo foi um melhor músico, pois sei que falta muito para me tocar bem neste instrumento chamado TROMPA.
Obrigado.
Deus abençoe Ir. Gil

Saudações para todos deste fórum.

A paz de DEUS à todos.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Gil Brasil » 20 ago 2012, 22:51

Que isso, guira, todos nós estamos no mesmo barco sempre em busca do 'som perfeito'.
E olha que tem que ter coragem para fazer o contralto com uma campana para frente! Deve ser lindo o som.
Grande aquisição, Deus abençoe.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por guira » 21 ago 2012, 18:34

Amém
É vamos a busca desse som.
Ontem eu arrisquei e fiz um baixo(pois me senti mais confiante), ficou um bem legal. Estávamos em 3 músicos um sax alto, eu, violino.
No final quis fazer um soprano, mas o fá(5a linha) nossa que desastre até o mi (4o espaço) sai bem, daí p/cima ](*,) kkkk
O som mais agudo eu acho um pouco mais fácil, deve ser por causa do estudo do trompete, pois com estudei um tempo trompa e depois voltei p/trompete, acho que levei alguma coisa da embocadura da trompa p/trompete, é uma misturada kkkk.
Aprendi naquele método que a CCB (indica almeida dias para trompa) aprendi que para tirar o som grave "desloca" o maxilar para frente, isso me ajudou muito com os som graves.
Eu tentava utilizar a embocadura "mista" tipo assobio/sorriso, e no método indica a assobio "tipo funil" tb achei melhor, o som melhorou, sei que com essa embocadura se perde resistência, todavia, eu não toco muito mesmo, somente nos cultos, ensaios ou em tocattas, nos cultos fica bem, pois não tocamos muito, ainda não testei direito nos ensaios e tocatas.
Na tuba wagneriana e na trompa de marcha, assim com na trompa simples em sib, acho mais fácil a execução de notas agudas, todavia na trompa dupla senti maior dificuldades tanto no grave como no agudos.

Vc é de MG certo ? qual cidade ?
Vc tem um vídeo na internet explicando fortalecimento de embocadura ?? segue o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=mToshOntYK0


DEUS abençoe e a Paz de DEUS.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Gil Brasil » 22 ago 2012, 00:06

guira Escreveu: Vc é de MG certo ? qual cidade ?
Vc tem um vídeo na internet explicando fortalecimento de embocadura ?? segue o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=mToshOntYK0

DEUS abençoe e a Paz de DEUS.
Sim, de Frutal.
Já vi o vídeo, tem quase 11 mil acessos. kkkkk. :lol: :tr1:
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por guira » 22 ago 2012, 18:06

Vídeo bem interessante, agora trabalhar aquele cantinho da boca que fica não tão no cantinho da boca que encontrei uma certa dificuldade kkk.
é vc no vídeo ???
pq não posta ele aqui, vai ajudar muita gente mesmo :)

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por guira » 22 ago 2012, 18:22

Eu criei um tópico com seu vídeo.
Espero que não se importe, coloque na seção: Aula e Vídeo, se estiver no lugar errado pode remover.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Gil Brasil » 23 ago 2012, 16:57

guira Escreveu:Vídeo bem interessante, agora trabalhar aquele cantinho da boca que fica não tão no cantinho da boca que encontrei uma certa dificuldade kkk.
é vc no vídeo ???
pq não posta ele aqui, vai ajudar muita gente mesmo :)
Pois é meu caro amigo, não é tão simples nas primeiras vezes, mas depois se acostuma.

Na verdade, eu já tinha postado aqui no fórum no post Fortalecimento da embocadura - Exercícios, em 23/02/2012, mas acho que por você ter ficado fora um tempo não tenha visto.

Também é bom que usuários mais novos vejam e quem sabe eles desaprendem mais um pouco. kkkkkk.

De qualquer forma, Deus te abençoe pela referência.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa Chinesa

Mensagem por Eliabe Alamo » 23 ago 2012, 22:20

Esse tópico é muito bom! É de extrema importancia esse tipo de exercício! E sendo explicado e ensinado por um professor como o Gil... é ótimo!

Vlw A paz do Senhor para todos!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes