Compra de Bocal.

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
stormlousada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 28 jul 2011, 03:06
Localização: São Paulo- Brasil

Compra de Bocal.

Mensagem por stormlousada » 22 abr 2012, 20:32

olá trompistas, já toco a cerca de um ano e meio e gostaria de trocar o meu bocal, genérico q veio com a trompa, que facilite os agudos (atualmente minha extensão é até o sol 4, nos dias bons lá 4) e vi em alguns sites uns mais acessíveis no momento... e gostaria de opiniões sobre os seguintes bocais, sendo que meus lábios são meio grossos(nunca troquei de bocal antes e nem experimentei outro):

http://www.musicalroriz.com.br/holton-b ... -h-2850-sc ;
http://www.musicalroriz.com.br/holton-b ... h-2850-vdc ;
http://www.tjmusic.com.br/Detalhar.asp? ... ar&Idt=237 ;
http://www.tjmusic.com.br/Detalhar.asp? ... ar&Idt=552

os bocais Weril são bons? os únicos que vendem na minha cidade(por encomenda ainda!) são esses Weril, pois sou o único trompista da minha cidade(Iguape-SP) :( obrigado desde já pela ajuda. Abraços

Felipe.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por rmatosinhos » 22 abr 2012, 20:39

Não conheço os bocais Weril mas se forem como as trompas não vale a pela.
Experimente por exemplo os JK, têm uma gama muito completa e certamente encontrará um bocal adequado.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Gil Brasil » 01 mai 2012, 00:01

Felipe: bocais Weril realmente não são a melhor opção do trompista. Opte por bocais mais reconhecidos como o JK, Stork, Denis Wick, Paxman, Marcinkiewicz, Schilke, entre outros standards como Yamaha, Bach, Holton, Romera, Giardinelli, DEG, Curry. Vais gastar mais um pouco, mas terá bocais de qualidade à boca. Para conseguir agudos com mais facilidade, opte por um bocal com furo menor até 4,2 mm e diâmetro interno de, no mínimo, 17,5 mm, pois o esforço para conseguir agudos tende a inchar mais os lábios.M

Mais informações neste post.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Gil Brasil » 01 mai 2012, 00:04

Eliabe: em resposta ao seu post na seção "Compro Acessórios".
"oi Gil, também estava vendo uns bocais... os bach são bons?? Eu queria um bocal que ajudasse no som escuro e potente. Algo que fosse melhor que o meu w35 (ruim d+).. Eu tava dando uma olhada nos bocais da TJ Music. http://www.tjmusic.com.br/Produtos.asp? ... 3&pagina=1. A paz do Senhor".

R: Os bocais Bach são bons, dependendo do trompista servem perfeitamente, mas a fábrica não tem investido muito em inovação e personalização, ficaram parados no tempo com opções standards. Hoje, os fabricantes que mais investem (ou investiram) em bocais são JK, Stork, Paxman, Marcinkiewicz, Bruno Tilz são os que têm maior número de opções, tamanhos, formatos e personalizações, podendo citar ainda Denis Wick e Romera Brass.
Bocal é complicado e depende da sua forma física (lábios principalmente), exigência da sua orquestra/maestro e gosto pessoal. Som escuro e potente vai depender de um bocal com diâmetro interno maior e furo mais largo, porém pode prejudicar um pouco os agudos. Recomendaria um JK, Stork ou Marcinkiewicz (este tem um som bem escuro).

Mais informações neste post.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Eliabe Alamo » 02 mai 2012, 01:40

Gil Brasil Escreveu: Bocal é complicado e depende da sua forma física (lábios principalmente), exigência da sua orquestra/maestro e gosto pessoal.
Olá Gil

Considero meus lábios médios, mais para fino. Se influenciar meu porte físico, sou bem magro e alto.
A exigência do maestro, é que eu toque forte pois há deficiencia no número de trompistas, então ele pede para compensar com mais força no som. Pelo que posso perceber através de seus arranjos é que ele gosta de agudos (fica na região do fa4).
Meu gosto pessoal, é aquele som bem escuro e aveludado da trompa...

A paz do Senhor
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Gil Brasil » 02 mai 2012, 20:04

Eliabe, você deseja som escuro e aveludado, tocar agudos e tocar forte.

Uma bela miscelânea de gostos, mas creio ser bastante improvável que consiga tudo isso num só bocal.

Som escuro necessita bocal profundo e com furo largo. O aveludado é mais técnica de embocadura do que bocal, apesar de que furos muito estreitos possam prejudicar o aveludamento.

Algumas formas de tocar agudos, principalmente com muita força e potência, podem abrilhantar ou metalizar o som demasiadamente, fugindo à característica de som escuro e aveludado.

O ideal é experimentar bocais, mas te recomendaria um JK 1DK (furo de 4,2mm) ou 1EK (furo de 4,0 mm). Os dois têm diâmetro interno de 18mm, copo médio, bordas médias. O furo mais largo te dá som escuro e aveludado, e o furo mais estreito facilita os agudos, porém prejudica um pouco o som escuro. Terás que optar por um, ou ainda, a exemplo de muitos trompistas, ficar com dois bocais que se complementem.

Experimente os dois, 30 minutos com um e mais 30 minutos com o outro; depois, alternando-os seguidamente em trechos que exijam agudos. Verifique qual te dá mais características que você gosta. Certamente não vais encontrar tudo num só bocal.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Eliabe Alamo » 03 mai 2012, 00:54

Vlw Gil

Esses meus gostos são bem difíceis... mas vou fazeer o que vc disse, comprar os dois, mas primeiro o grave! :tr1:
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Gil Brasil » 03 mai 2012, 01:40

Eliabe, na verdade, a grande maioria (senão todos) dos trompistas têm essas mesmas perguntas que você.

O problema é que a trompa é um instrumento com 16 harmônicos, 2 ou 3 afinações (e comprimentos de tubos) num mesmo instrumento, diversas possibilidades, muitos timbres, várias vozes possíveis s e, por isso, a dificuldade em encontrar o "bocal mágico" que faça tudo isso. Entende?

Os dois bocais que indiquei são muito próximos em questão de performance e possibilidades, a diferença é mínima, qualquer deles poderá atingir o seu objetivo, o que fiz foi apenas dar duas opções que poderiam ser do seu gosto.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Eliabe Alamo » 04 mai 2012, 00:24

É verdade, é um dos instrumentos mais difíceis de se tocar no mundo (senão o mais), então seria bom termos uma vasta gama de bocais, porém bocais são caros... Guitarristas tem uma coleção de palhetas para quando forem tocar, violinistas tem geralmente dois ou tres arcos... :-({|= e nós geralmente temos apenas um e muito mal! ](*,) Seria bom que o preço dos bocais fossem mais baixo. Mas como pra ser trompista a dificudade tem que ser sempre maior... Temos que pagar o preço do amor! :D

Vlw Gil pelas dicas! Abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

stormlousada
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 12
Registado: 28 jul 2011, 03:06
Localização: São Paulo- Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por stormlousada » 06 mai 2012, 19:07

Gil, muito obrigado pela ajuda, a única forma acessível aqui na minha cidade é pela internet :( vou ver então os bocais JK e escolher um adequado para mim, a Paz do Senhor e abraços :yawinkle:

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Eliabe Alamo » 13 jul 2012, 17:58

olá Gil, fiz um pedido de um bocal JK 2fk, o que acha??

A paz do Senhor
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Gil Brasil » 14 jul 2012, 00:48

Eliabe Alamo Escreveu:olá Gil, fiz um pedido de um bocal JK 2fk, o que acha??

A paz do Senhor
A Paz do Senhor, Eliabe.

JK é certamente uma ótima escolha, sem desprezar os outros bocais.
O 2FK tem bom diâmetro interno de 17,5mm, não comprometendo a flexibilidade dos lábios.
O copo é muito raso e o furo de 3,8 mm (o menor dos JK) irá facilitar as notas agudas com toda a certeza, contudo perdendo um pouco de sonoridade nas notas graves e reduzindo o volume de ar e a projeção.

Lembre-se: nenhum bocal faz tudo, tem tudo o que o trompista deseja. Se favorece uma coisa, prejudica outras, não tem jeito. Mas também essas diferenças não são percebidas por leigos e até mesmo por outros trompistas, e muita coisa, por vezes, fica somente na teoria. Além disso, já vi trompistas terem pontos de vista completamente diferentes sobre o mesmo bocal e o mesmo instrumento. Por isso, faça o melhor que puder com o que tiver às mãos.

É como carro: motor 1.0 gasta menos, e anda menos; motor 1.6, anda razoável, e gasta medianamente; motor 2.0 anda mais, mas também gasta mais.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Eliabe Alamo » 15 jul 2012, 16:14

Entendi! Realmente não existe outro segredo senão estudar, não é? rsrsrs
O cara pode ter a melhor trompa do mundo e o melhor bocal, se não estudar não serve de nada!

A paz do Senhor Gil, e muito obrigado!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Ricardo Afonso
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 03 jul 2012, 17:14

Re: Compra de Bocal.

Mensagem por Ricardo Afonso » 29 ago 2012, 16:37

Recomendo 2 bocais por experiencia propria os bocais:
- Vicent Bach 10, para notas agudas;
- Vicent Bach 3, para notas graves.

eu uso o 10, e é muito bom.


http://www.sopros.com/produtosByCategor ... ME=Trompas

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes